topfiep

quarta-feira, 13 de março de 2013

Zenaldo quer levar educação do município ao topo nacional‏.

Com o objetivo de ouvir queixas, unir forças e estabelecer metas que aumentem cada vez mais o nível da educação em Belém, o prefeito Zenaldo Coutinho reuniu na manhã desta quarta-feira, 13,com todos os diretores das 69 escolas municipais, coordenadores das 36 unidades de educação infantil ,os coordenadores das 51 unidades pedagógicas e representantes das 42 unidades de convênios da Secretaria Municipal de Educação. O encontro aconteceu no auditório do Centro Integrado de Inclusão e Cidadania (CIIC),   
 Profa. Nelly Cecília Rocha (Secretária Municipal de Educação) Zenaldo Coutinho (Prefeito de Belém).
 Profa. Nelly Cecília Rocha (Secretária Municipal de Educação) Zenaldo Coutinho (Prefeito de Belém). Em reunião com diretores e coordenadores das escolas municipais.



 ”Educação é a nossa grande meta. Só ela pode realmente transformar a vida de uma pessoa”. Foi assim que Zenaldo iniciou a reunião, na qual estimulou os professores e diretores a elevarem ainda mais a média Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).

No último Ideb divulgado Belém obteve a média 4.4, acima da meta  estipulada pelo MEC para o mesmo ano (2011) que era de 3.8. As três escolas que tiveram maior índice, responsáveis por esse crescimento na média, foram a Ernestina Rodrigues , em São Brás, com 6.0, a Theodor Badotti, no Tenoné, com 5.8 e a escola Paulo Freire, também no Tenoné, que saiu de um Ideb baixo de 2.5 em 2005 para 5.2 em 2011.

Compromisso

Foram cinco horas de reunião, onde os gestores puderam cobrar e ouvir do Prefeito o compromisso em solucionar problemas que há anos vem atrapalhando o bom desempenho das escolas municipais. Na segurança,por exemplo, ainda este ano a prefeitura vai colocar monitoramento através de câmeras em todas as escolas. As quedas constantes de energia, que têm danificado os equipamentos, já estão sendo solucionadas com a renovação da fiação elétrica das escolas.

Sobre as perdas salariais,estão sendo feitas reuniões entre o sindicato da categoria e a prefeitura, para que cheguem a um valor real da divida e possa ser feita uma negociação que não comprometa os investimentos da prefeitura em outros setores.

A merenda escolar e a aposentadoria dos professores também foram temas de discussão. Zenaldo garantiu que no dia 20 desse mês será feita a licitação para compra de novas mercadorias para a merenda escolar, incluindo produtos de nossa região, como açaí e sucos de frutas locais. Em relação à aposentadoria o Prefeito vai pedir para a Secretaria de Administração (Semad) que todos os encaminhamentos para aposentadoria que estejam bem instruídos, sejam resolvidos em apenas três meses.  

 O prefeito aproveitou a reunião para cobrar dos gestores que enviem para a Semec, até o dia 28 de março, o cadastramento dos alunos matriculados, já que as matriculas desse ano foram feitas nas próprias escolas, e que até o dia 30 desse mês prestem conta das verbas que são destinadas diretamente às escolas. Para ajudar no cadastramento e na prestação de contas das escolas, a secretária de educação Nelly Rocha garantiu o apoio de equipes formadas por técnicos da Semec.

“Eu estou muito feliz, é a primeira vez que um prefeito vem reunir com os educadores para conhecer e solucionar os problemas que enfrentamos todos os dias na nossa profissão”, disse a diretora da escola Ciro Pimenta, Lúcia de Fátima,que agradeceu ao prefeito pelo espaço democrático onde todos puderam opinar para uma educação de qualidade em Belém.  

Para incentivar o bom desempenho das escolas da rede municipal na prova Brasil que acontece este ano,há menos de um mês Zenaldo Coutinho visitou duas das escolas que tiveram o maior índice do Ideb, Ernestina Rodrigues e Theodor Badott.  Na ocasião, o prefeito premiou, as duas escolas com o anúncio de reforma, transporte próprio e climatização nas salas de aula. “O desafio agora é definir uma pauta e metas pra gente ter mais escolas em destaque. A idéia é, inclusive, premiar também financeiramente os diretores e professores das melhores escolas”, disse Zenaldo.

Texto: Luiz Miranda-Ascom Semec
Fotos: Comus PMB
Edição: Lene Tavares -NID Comus

Nenhum comentário: