topfiep

sábado, 9 de março de 2013

Congresso terá exposição fotográfica que revela novos olhares sobre a Amazônia

A Amazônia geralmente é lembrada pelo exotismo e beleza da sua floresta nativa ou como um patrimônio natural em processo de destruição, palco de conflitos humanos e fundiários violentos. Mas, a partir desta quarta-feira (6), o público poderá descobrir novos olhares sobre a região com a exposição fotográfica “A Amazônia fala para o mundo”, com curadoria do fotógrafo Miguel Chikaoka e do antropólogo e professor da Universidade Federal do Pará (UFPA), Hilton Pereira da Silva.
Ao todo, serão cerca de 50 imagens que mostram a realidade da Amazônia contemporânea, capturadas pelas lentes de jovens fotógrafos paraenses. “A mostra pretende lançar diferentes perspectivas sobre a cidade de Belém e a região amazônica como um todo. Queremos contribuir para que a Amazônia seja vista sob a ótica de quem vive aqui e encarada em toda a sua diversidade”, explica o professor Hilton da Silva.
Em contraponto aos retratos da Amazônia de hoje, também fará parte da exposição uma obra original de 1868, do pintor e desenhista italiano Giuseppe Leone Righini. Na pintura a óleo sobre tela, o artista registrou Belém com maestria, vista da Baía do Guajará, com combinações singulares de pontos de luz e sombra. A obra pertence ao acervo da Universidade Federal do Pará.
A mostra “A Amazônia fala para o mundo” faz parte da programação do II Congresso Anual do Instituto de Estudos Brasil Europa (IBE), que também começa na quarta-feira (6). O encontro vai reunir pesquisadores e estudiosos para discutir os paradoxos da inclusão social na atual cenário em que vivemos e como a Amazônia está inserida nesse processo. A exposição fotográfica estará aberta ao público durante o Congresso.

Serviço:
Exposição Fotográfica “A Amazônia fala para o mundo”
Realização: de 6 a 8 de março, no Centro de eventos Benedito Nunes, no campus da Universidade Federal do Pará – UFPA.
Entrada Gratuita
Informações: (91) 8867-8728

Nenhum comentário: