topfiep

segunda-feira, 18 de março de 2013

Programação dá visibilidade aos artesãos de Icoaraci‏.









Vasos, cestas, bijuterias e diversos artigos de decoração podem ser encontrados na feira do artesão, na orla de Icoaraci. No local acontece até esta terça-feira,19, a Semana do Artesão. 

O evento  traz como tema "Preservando as Artes e Memórias" e é promovido pela Sociedade de Artesãos e Amigos de Icoaraci (Soami),Conselho Superior de Artesanato de Icoaraci, Cooperativa dos Artesãos de Icoaraci (Coarti) e a Fundação Escola Bosque Professor Eidorfe Moreira por meio do Ecomuseu da Amazônia.

Na feira a programação inclui uma oficina de modelagem, que atraiu muitos curiosos. Há 65 anos na profissão de oleiro, Rosemiro Pereira fala do prazer que tem em ver a admiração das pessoas que param para observar o passo a passo de todo processo de criação da cerâmica. "Além de trabalhar para minha sobrevivencia divulgo a cultura da minha região e ainda ensino a minha arte para outras pessoas", disse com satisfação.

Fascinada a gestora Sonia Reis não tirava os olhos das mãos de seu Rosemiro que davam forma a um vaso. "O talento, os detalhes e agilidade com quem ele cria os objetos são maravilhosos", disse a visitante que não pôde deixar de comentar que deveria haver mais iniciativas como essa para divulgar o trabalho dos artesãos.

Dificuldades

A ideia também foi sugerida pelo presidente da Soami, Derivaldo Santos, que falou da dificuldade enfrentada por muitos trabalhadores que sobrevivem apenas do artesanato e em algumas épocas do ano, em que a venda é fraca, têm dificuldades para comercializar o produto. "O ideal seria que os artesão fizessem parte do roteiro turístico de Icoaraci, mas falta apoio para que isso aconteça". disse Derivaldo sem saber que já existe um planejamento da Coordenadoria de Turismo de Belém que vai beneficiar principalmente os artesãos de Icoaraci. 

Trata-se da criação de um centro estruturado para atender as necessidades de negócios e de comercialização do artesanato do Distrito.

O artesão Antônio Toscano trabalha na orla de Icoaraci desde que a feira foi inaugurada há 17 anos, mas segundo ele as vendas só melhoram em datas comemorativas ou quando a Associação realiza algum evento. "A minha vontade é que sejam realizadas feiras itinerantes para que a gente possa divulgar o nosso trabalho em outros bairros de Belém", comentou. O presidente da Funbosque, Fabrício Modesto, garantiu apoio aos trabalhadores que,segundo ele, já fazem parte da história da Vila Sorriso.

De acordo com Lecinda Chagas, do Ecomuseu da Amazônia, a programação foi realizada com o intuito de que os artesãos de Icoaraci tenham mais visibilidade e que as pessoas possam rconhecer a importância do trabalho deles para a cultura e o desenvolvimento da região.

O grupo "Arte Mania" coordenado pelos professores Rubens Santa Brigida e Misleny Araújo apresentou a perfomance "Moldando o Barro". Segundo eles uma homenagem feita exclusivamente para os artesãos. "A ideia é mostrar através da expressão corporal a existência da terra como força e como vida", destacou o professor.

Os Grupos de carimbó Portal da Melhor Idade, Estrela do mar, Vida Nova, Zoe Gueiros e Águia Negra encantaram o público com ritmos e danças contagiantes. "Estávamos passando e resolvemos dá uma olhada e não teve como ficar parado. Isso é a nossa cultura", disse a secretária Ana Santos. 

Texto: Adriana Lira-Ascom Funbosque  
Fotos: Ascom Funbosque 
Edição: Lene Tavares-NID Comus

-- 
Coordenadoria de Comunicação / Núcleo de Imprensa e Documentação.
Tel.: (91) 3114-1000 / 3114-1002 / 3114-1007 / 8733-2775
E-mail: prefeiturabelem.comus@gmail.com 
Site: www.belem.pa.gov.br

Nenhum comentário: