topfiep

sexta-feira, 15 de março de 2013

Alunos da Funbosque aprendem a combater a dengue através do teatro‏.




Por meio da apresentação teatral  “Xô Dengue!” alunos do ensino infantil da Fundação Escola Bosque Professor Eidorfe Moreira  aprenderam a importância de não acumular lixo no quintal e não jogar sujeira na rua para que o mosquito da dengue não se prolifere.  A iniciativa é da equipe  de Educação e Controle da dengue da Secretaria Municipal de Saúde.

A história contada para as crianças narra uma situação vivida por três amiguinhos, e claro que não podia deixar de destacar como a dona “dengosa”,  personagem do mosquito transmissor da dengue, é perigosa.  Juquinha é um menino bagunceiro que joga lixo por toda parte, até que um dia fica doente.

Bebel e Gabi , amiguinhas de Juquinha,  começam a sentir falta dele é quando descobrem o que Juquinha está com dengue. As meninas preocupadas começam então a fazer um fazer um trabalho de conscientização sobre os cuidados que as pessoas devem ter para não contraírem a doença. A dupla também orienta sobre a importância do trabalho dos agentes de saúde.

Segundo Demétrio Paz,  que é agente de bem estar da Sesma, a criança é o melhor canal para se propagar a informação, por isso o trabalho é feito de forma direcionada.  Ele destaca também que a orientação repassada pelas  personagens é fruto da realidade vivenciada pelos agentes que muitas vezes são impedidos, pelo dono da casa, de executarem o trabalho de fiscalização. “Sem a vistoria não temos como combater a proliferação do mosquito causador da doença”, disse o agente.

A equipe da Sesma em Outeiro é formada por 21 agentes que além do combate ao mosquito da dengue, faz também palestras sobre doenças sexualmente transmissíveis , DST/Aids. 

O grupo realiza mutirões em parceria com a Administração Regional do Outeiro e Secretarias Municipais de Saneamento e Meio ambiente. “A ação em conjunto é uma forma de mostrar para a população que algumas inciativas não dependem apenas do nosso trabalho ,mas também de outros órgãos”, informou Demétrio.

Para a professora Alcione Gomes a iniciativa é muito importante porque a questão da educação ambiental começa na escola. “É necessário que a criança aprenda desde agora para levar para o seu dia a dia e conscientizar até mesmo a família dela sobre o mal que o lixo acumulado pode causar”, disse a educadora.

A cada aparição da dona Dengosa as crianças não paravam de gritar Xô Dengue! Xô dengue!. Luiz Felipe Silva,5,aprendeu a lição. “Não podemos jogar lixo na rua e nem deixar água acumulada”,afirmou.

Texto: Adriana Lira-Ascom Funbosque
Edição:Lene Tavares-NID Comus

-- 
Coordenadoria de Comunicação / Núcleo de Imprensa e Documentação.
Tel.: (91) 3114-1000 / 3114-1002 / 3114-1007 / 8733-2775
E-mail: prefeiturabelem.comus@gmail.com 
Site: www.belem.pa.gov.br

Nenhum comentário: