topfiep

sexta-feira, 15 de março de 2013

Semec realiza nova etapa de formação continuada para professores.‏



A terceira rodada de reuniões de formação continuada de professores da rede municipal de ensino de Belém reuniu na manhã desta sexta-feira,15,no auditório do Centro Integrado de Inclusão e Cidadania (CIIC) os docentes dos Ciclos III e IV, antigos 5º,6º,7º,8º e 9º anos. 

Em fevereiro a Secretaria Municipal de Educação (Semec) realizou dois encontros de formação para os professores da educação fundamental,1º ao 4º ano, e Movimento de Alfabetização de Jovens  e Adultos (Mova).

Cerca de 400 professores das áreas do conhecimento de código e linguagem, ciências da natureza, ciências da sociedade e matemática participaram do encontro, com o objetivo de discutir propostas para melhorar o aprendizado dos alunos nos ciclos finais e traçar metas para a participação dos estudantes dos Ciclos III e IV na prova Brasil que acontece em novembro. 

O resultado da prova Brasil serve de avaliação do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) das escolas públicas de todo o país. No evento os professores puderam conhecer as experiências de escolas que tiveram bons resultados na prova Brasil de 2011, como a escola municipal Amália Paungartten no Guamá, que obteve a nota 4.7 em 2011, bem acima da meta estipulada pelo MEC que era de 4.1.

Para dar um reforço na preparação dos alunos da rede municipal, a Semec vai realizar quatro provas de avaliação durante o ano, duas por semestre, com matérias referentes à prova Brasil.

Para Lorena Trescastro, diretora de educação da Semec, os encontros de formação servem para fortalecer e valorizar os trabalhos que são realizados pelos professores nas escolas. Lorena acredita que todo esforço que a secretaria está fazendo para formar cada vez melhor os professores, é para dar uma educação de qualidade aos alunos da Rede Municipal de Ensino.

 “Eu estou feliz com o resultado  que a escola em que trabalho teve na prova Brasil de 2011, mas quero deixar a mensagem que isso foi fruto de um trabalho coletivo,desenvolvido com muita responsabilidade e ética por todos que fazem a escola”, disse Reginaldo Silva, professor da escola Amália Paungartten.

Nova Reunião

Na próxima segunda feira,19, o prefeito Zenaldo Coutinho vai reunir com os 69 Conselhos Escolares da rede municipal, para detectar quais as dificuldades e os problemas que estão enfrentando e como superá-los.A reunião acontece a partir de 8h, também no CIIC.

Os Conselhos Escolares são formados por representantes da comunidade, dos alunos, dos professores e dos técnicos da escola. A função do conselho é ajudar na gestão dos projetos pedagógicos implantados e na prestação de contas de todas as verbas que são destinadas diretamente para as escolas pelos governos federal e municipal.  

Texto:Luiz Miranda-Ascom Semec
Fotos: Ascom Semec
Edição: Lene Tavares - NID Comus

-- 
Coordenadoria de Comunicação / Núcleo de Imprensa e Documentação.
Tel.: (91) 3114-1000 / 3114-1002 / 3114-1007 / 8733-2775
E-mail: prefeiturabelem.comus@gmail.com 
Site: www.belem.pa.gov.br

Nenhum comentário: