topfiep

terça-feira, 26 de março de 2013

Prefeitura de Belém assina o Pacto pela Educação no Pará‏.



Belém e os demais municípios paraenses assumiram o compromisso de transformar a educação básica e mudar o futuro de milhões de crianças e adolescentes. Na manhã de terça-feira,26, o prefeito Zenaldo Coutinho, em nome de todos os prefeitos do Estado, assinou o Pacto pela Educação do Pará que pretende, em um período de cinco anos, aumentar em 30% a avaliação do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). O evento ocorreu no auditório do Hangar Centro de Convenções e Feiras da Amazônia e contou com a presença do governador Simão Jatene.
“Belém já priorizou a educação básica como alicerce fundamental, onde gestores e conselheiros estão de mãos dadas para definir metas e possibilitar essa transformação. Aliás, não se trata apenas de controlar os índices, mas de promover maior participação social, pois a garantia da educação é um direito e dever de todos. Dentre as ações promovidas pela prefeitura estão a modernização da infraestrutura e o reconhecimento, estímulo e premiação pelos bons resultados”, resumiu Zenaldo.
Em Belém, as escolas que conquistaram os melhores desempenhos no Ideb foram Theodor Badotti (Tenoné), Paulo Freire (Tenoné), Ernestina Rodrigues (São Brás), Elder Fialho (Outeiro), Mestre Raimundo Cardoso (Icoaraci) e Lauro Chaves (Mosqueiro), que  têm transporte escolar de graça desde o dia 21 deste mês, e ganharão salas de aula climatizadas, quadros digitais, ampliação e reforma.
Durante o discurso, o prefeito Zenaldo destacou a importância do Pacto para a sociedade e sua participação. “Fico feliz por saber que a nossa capital, em especial, está no caminho certo e que estamos todos juntos dando um passo a mais, remando a favor dos avanços. Mas tão importante quanto o esforço dos professores e alunos em conseguir esses objetivos, o esforço da comunidade também faz toda a diferença”, destacou.
Atualmente a escolaridade média da população paraense é de 5,9 anos, abaixo da média nacional que é 7,2 anos. Para mudar este quadro o Pacto também conta com representantes do poder público, da sociedade civil organizada e de empresas que apostam e investem em projetos sociais.
“Não será fácil nem simples”, disse o governador Simão Jatene. “Estamos todos celebrando este momento, mas o trabalho já começou. A partir de agora a ação de cada um de nós vai determinar se vamos conseguir atingir esse objetivo ou não. Eu acredito. Nossa intenção não é fazer do Pará o melhor Estado, mas torná-lo referência e provar que é possível dar a volta por cima”.
Texto: César Modesto-NID Comus
Fotos: Alessandra Serrão-Comus PMB
Edição: Lene Tavares-NID Ascom

Nenhum comentário: