Manuela Picanço Sadala de Aguiar(1ano e cinco meses)
Para
turmas de creche, brincar e jogar não são passatempos: trata-se de
atividades fundamentais para a construção de conhecimentos sobre o
mundo. Com elas, os pequenos aprendem a estar com os outros e consigo
mesmos. A constatação, que está no Referêncial Curricular Nacional para a
Educação Infantil e mereceu tratamento detalhado na reportagem de capa
de NOVA ESCOLA em novembro, foi iluminada de maneira notável pelo suíço
Jean Piaget (1896-1980). Entre suas contribuições ao assunto, o
cientista e psicólogo dividiu as atividades lúdicas infantis em três
tipos: jogos simbólicos, de regras e de exercício.
Manuela Picanço Sadala de Aguiar(1ano e cinco meses)
É preciso garantir a variedade de materiais Para potencializar a atividade, deve-se escolher brinquedos que estimulem os sentidos e o movimento - quanto mais variadas as cores, texturas, materiais e os estímulos que eles permitirem, melhor. As ressalvas de segurança são assegurar que as peças tenham tamanho maior que o da boca do bebê aberta e sejam feitos com tinta atóxica e não solúvel.
Como favorecer o deslocamento Outro cuidado é fazer com que esses ambientes sejam integrados, permitindo o deslocamento das crianças - e, se possível, surpreendendo-as. Na Creche Carochinha, da Universidade de São Paulo (USP), campus de Ribeirão Preto, entre dois cantos diferentes, há cortinas de náilon produzidas na própria creche. "Além de tornar o ambiente mais agradável, as cortinas promovem o toque e a percepção dos sons. Acabam funcionando como um jogo a mais", conta a diretora, Regina Célia da Silva Marques Teles.
Fotos: Helena Picanço
Fonte: http://revistaescola.abril.com.br/educacao-infantil/0-a-3-anos/brincar-crescer-428247.shtml
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