topfiep

sexta-feira, 29 de março de 2013

Projeto trilha na cultura: Escolas da resistência .


O Projeto capta realidades onde os saberes regionais são valorizados e utilizados como instrumentos de construção da identidade e reforços da autoestima, em oposição a um currículo universal e sem identidade. 

Objetivo: Registrar por meio fotográfico e audiovisual a educação nas Unidades Pedagógicas Combu e São José.
Público-alvo: Alunos ribeirinhos e os professores que atuam na UP Combu e UP São José.
Local: Região Norte do Brasil com as Ilhas Sul do Munícipio de Belém do Pará
Responsável: Equipe do Projeto trilha na cultura
Site: www.natrilhadacultura .com.br

Cronograma:
Dia
Hora
Público alvo
05 de abril de 2013
08h às 16h
Alunos ribeirinhos e seus professores.


         O projeto é assinado pela fotógrafa e produtora cultural Liz Wood e a jornalista H. Rocha, assessoradas pelos pesquisadores Joe Garcia, da área de Educação, e Mario Sergio Michaliszyn, da Antropologia em parceria com o Ministério da Cultura, Instituto Positivo entre outros. Todos os estados brasileiros foram visitados, tanto da rede pública como também escolas particulares, escolhidas pelas experiências prévias dos pesquisadores, em pesquisas ou indicações do Instituto Positivo, um dos patrocinadores da viagem, ao lado do Instituto Joel Malucelli.
       Na região Norte do Brasil, especificamente no município de Belém do Pará, as UP Combu, localizada na ilha do Combu e UP São José, localizada na ilha Grande, foram visitadas pela a autora do projeto, a fim de registrar os saberes locais de um país radicalmente multicultural, em detrimento de um currículo universal e sem identidade. O projeto tem como culminância a publicação de um livro com os registros fotográficos dos espaços escolares visitados que ocorrerá no dia 05 de abril de 2013 na livraria Cultura Nacional em São Paulo.
 Maiores informações: Lorena Trescastro (Diretora de Educação - SEMEC).

Nenhum comentário: