topfiep

domingo, 24 de março de 2013

Jogos do Ver-o-Peso são disputados na Ilha das Onças, em Belém.

Competição entre feirantes aconteceu na manhã deste domingo, 24.
Ilha das Onças foi o cenário para a disputa da "Prova do Açaí".

Do G1 PA
Comente agora
Participantes competem na Ilha do Combu, em Belém (Foto: João Gomes / Divulgação)Participantes competem na Ilha das Onças, em Belém (Foto: João Gomes / Divulgação)
Feirantes no Ver-o-Peso participaram na manhã deste domingo (24) do IV Jogos do Ver-o-Peso, programação que comemora 386 anos da feira, na na Ilha das Onças, localizada a a 15 quilômetros de Belém.
Seis duplas participaram da "Prova do Açaí". Elestiveram  três minutos para produzir as peconhas - espécie de cinto feito de fibras vegetais utilizado pelos ribeirinhos para escaladas em árvores -, subir nos açaizeiros e apanhar a maior quantidade da fruta.
A velocidade e agilidade dos participantes surpreenderam os visitantes da ilha. Foi o caso do técnico esportista e empresário Ulisses Pereira. "Acho essa competição muito interessante principalmente porque valoriza a cultura do nosso Estado. A tendência é tornar as provas ainda mais competitivas", afirmou Pereira.
Os moradores da ilha formaram torcidas animadas. Lucivaldo Araújo, por exemplo, acha a competição divertida. "Essa brincadeira é muito boa porque envolve a criançada e todos da ilha. Eu inclusive ajudei a organizar os açaizeiros para a prova", afirmou Lucivaldo.
Participante sobre em pé de açaizeiro para pegar maior quantidade possível do fruto (Foto: João Gomes / Divulgação)Participante sobre em pé de açaizeiro para pegar
a maior quantidade possível do fruto
(Foto: João Gomes / Divulgação)
Este ano a dupla vencedora foi a de Jeferson Araújo, de 18 anos, e Salomão Baía, de 26 anos. Eles conseguiram apanhar 16,15 kg de açaí. Veterano nos Jogos do Ver-o-Peso, Jeferson sempre ficava em segundo lugar na prova. "Esse é o 3º ano em que participo da prova. Minha estratégia foi não perder tempo e vir com vontade de ganhar”, revelou o jovem.
Diferente de Jeferson, este foi o primeiro ano que Salomão participou da prova. “Achei essa competição muito interessante, principalmente porque valoriza a nossa ilha”, declarou.
A equipe que ficou em segundo lugar apanhou 15,85 kg de açaí. Um dos integrantes da dupla, Caio Araújo, tem apenas 10 anos. Ele mostrou coragem e força ao subir nos açaizeiros trazendo dois grandes cachos da fruta e ainda deixou a mãe, Deise Araújo, de 36 anos, toda orgulhosa.
“A coleta do açaí é a profissão da maioria na Ilha das Onças. Apesar de querer que meu filho estude para ter uma vida melhor, fico feliz que ele aprenda a nossa cultura”, afirmou Denise.
Equipes da Marinha e do Corpo de Bombeiros acompanharam toda a prova, garantindo a segurança dos competidores e das embarcações.

Nenhum comentário: