topfiep

domingo, 31 de março de 2013


Páscoa: união em família e reflexão para a paz

Domingo, 31/03/2013, 09:09:15 - Atualizado em 31/03/2013, 09:58:34
Tamanho da fonte: A- A+
Páscoa: união em família e reflexão para a paz (Foto: Diário do Pará)
Crianças só devem consumir chocolate a partir dos três anos e os ovos de Páscoa não podem ser devorados em um único dia (Foto: Diário do Pará)
A família reunida em torno da mesa faz parte da tradição do domingo de Páscoa, quando se comemora a ressurreição de Jesus Cristo. É tempo de receber amigos e parentes para o almoço e reforçar os laços familiares. Muitas pessoas fazem questão de manter viva a tradição e de passar esses ensinamentos para filhos e netos.
Na casa de Dulce e Manoel Pantoja, casados há 33 anos, a data é sempre um momento especial. Além dos três filhos, netos e genros, eles recebem familiares que vêm de outros municípios do estado para celebrar a Páscoa. “Na vida religiosa, essa é uma das datas mais importantes, é uma espécie de comunhão, de renovação das promessas de Cristo”, diz Manoel.
Apesar do momento de confraternização, eles tentam fazer uma reunião simples. O objetivo principal é manter a família unida. “Apesar de a Páscoa ser um momento de alegria, não é aquele ‘oba-oba’, não tem nada de suntuoso, procuramos fazer o mais simples possível. Para nós a Páscoa não virou uma festa de trocar chocolates, nem nunca vai virar”, afirma Manoel.
Para o casal, o período da Quaresma (os quarenta dias que antecedem à Páscoa) é sagrado. Todos os ensinamentos que eles receberam de seus pais são seguidos à risca, como por exemplo, não consumir carne vermelha. Este ano, Dulce optou por fazer jejum durante o período. “Estou há quarenta dias sem comer pão. Tem gente que acha que jejum é ficar sem comer nada, mas é você escolher algo indispensável e deixar de comer nesses dias”, conta.
Outra tradição que eles mantêm é respeitar as três horas da agonia de Cristo, na sexta-feira Santa. “Lembro que nós almoçávamos cedo e depois minha avó deitava na rede e eu e meus primos ficávamos deitados no chão durante as três horas, em completo silêncio. Hoje nós costumamos ficar reunidos em casa em uma espécie de retiro, um momento de sossego, de paz”, diz Dulce.

Algumas celebrações da Páscoa
LAVA-PÉS
Tem o sentido de humildade. Durante a cerimônia, o sacerdote repete o gesto de Cristo, que lavou e beijou os pés dos 12 apóstolos durante a última ceia.

BÊNÇÃO DOS ÓLEOS
Nesta celebração, os óleos que serão usados durante todo o ano, em todas as celebrações das igrejas, recebem as bênçãos. “Na bíblia, o óleo e a unção são sinais da ação do Espírito Santo, que derrama as graças de Deus sobre as pessoas”, afirma Dom Alberto Taveira.

SERMÃO DAS SETE PALAVRAS
Lembra as últimas palavras de Jesus no calvário, antes de sua morte: “Pai, perdoai-os, pois não sabem o que fazem”; “Em verdade te digo: hoje estarás comigo no paraíso”; “Mulher, eis aí o teu filho. Filho, eis aí a tua mãe”; “Tenho sede”; “Meu Deus, meu Deus, por que me abandonastes?”; “Tudo está consumado”; e “Pai, em tuas mãos entrego meu espírito”.

Páscoa traz ensinamentos para a vida de todos
A troca de ovos de Páscoa é um momento muito aguardado pela maioria das pessoas, mas para alguns, a data vai muito além dos chocolates. Há quem abra mão do doce nessa época. “Quem é cristão de verdade sabe que a Páscoa tem um significado muito mais profundo. Fazemos a festa para viver a ressurreição de Cristo”, ressalta a aposentada Joana Lobato.
Além de seguir todos os ritos da igreja católica durante a Semana Santa, ela também opta em fazer jejum durante três dias. “Como só água e pão. O jejum serve para nos purificar, mostrar que temos força espiritual”, diz. A dona de casa Lúcia dos Santos também dispensa os chocolates. “Eu prefiro não levar a Páscoa para esse lado da troca de ovos, simplesmente. As pessoas não podem perder o real significado da data, o que infelizmente acontece. Páscoa é momento da ressurreição de Jesus, hora de rezar, de relembrar tudo que ele fez por nós”.
É através dos ensinamentos de sua família que a jovem Brenda Bibas, 19, tenta viver profundamente a Semana Santa. Para isso, ela se dedica a acompanhar as celebrações e ritos, como o Lava-Pés. “ É um momento especial, uma das coisas que mais fica marcado para mim é o almoço com a família”, destaca.

SIGNIFICADO
O nome “Páscoa” surgiu da palavra hebraica “Pessach” (passagem), que para os hebreus significava o fim da escravidão e o início da libertação dos judeus. “O sentido da Páscoa é o mesmo para todos os cristãos. É a ressurreição de Jesus Cristo, confirmando assim sua humanidade e divindade. Em termos mais gerais, a Páscoa significa libertação”, explica Giovanni Tuveri, cientista religioso.
Para os cristãos, a Páscoa tem o significado da passagem de Jesus da morte para a vida. “Desde a Páscoa primitiva, que marcava a passagem do frio do inverno para o calor da primavera, dos hebraicos, que comemoravam a libertação da escravidão do Egito, a data sempre teve esse significado. No Cristianismo adquire o sentido de libertação espiritual, de vida nova”, afirma Tuveri.
Para o arcebispo de Belém, Dom Alberto Taveira, a Páscoa é um momento marcante na vida dos cristãos. “Páscoa é vitoria de cristo sobre a morte, sobre a tristeza. Todos que são batizados e vivem a vida de cristãos participam desse momento. Por isso, para nós, o desejo é que a Páscoa seja este tempo de vida nova, paz, amor, liberdade, sinceridade entre as pessoas”.
(Diário do Pará)

Nenhum comentário: