topfiep

sexta-feira, 8 de março de 2013

Mulheres da melhor idade recebem homenagem em Outeiro‏.

Na semana em que se comemora o Dia da Mulher a Fundação Escola Bosque por meio do Ecomuseu da Amazônia promoveu uma programação especial para o Grupo Portal da Melhor Idade. No evento, as participantes puderam acompanhar as transformações sociais e culturais que as mulheres vêm sofrendo com passar dos séculos, através da apresentação do vídeo  “O Papel da Mulher na Sociedade” apresentado pela técnica Bruna Lopes e de uma palestra ministrada pela psicóloga Lecinda Chagas, envolvendo o mesmo tema. 

O objetivo era gerar um momento de reflexão entre as participantes no sentido de mostrar que, por meio de lutas e conquistas, hoje as mulheres  participam das decisões coletivas. “Em consequência disso ocorreram mudanças de atitudes, na forma de agir e de pensar da maioria delas”,enfatizou Lecinda.

Além das transformações sociais o vídeo também destacou a violência que muitas mulheres, mesmo protegidas pela lei, ainda enfrentam. Para Maria das Dores Santiago, integrante do grupo do Portal Melhor Idade, é preciso fazer com que essa violência seja extinguida para não haver mais discriminação contra a mulher.Nós vamos vencer não pela força, mas pela inteligência”, concluiu.

A dona de casa Doralice Padinha, de 68 anos, sabe muito bem que com o passar do tempo as mudanças foram significativas nas questões que envolvem os direitos da mulher e que  hoje não serve apenas para servir os filhos e o marido. “Antigamente a gente era vista como um objeto, hoje, a coisa mudou e as mulheres estão conquistando o seu espaço”,falou orgulhosa Dona Doralice. 

O grupo só parou para ouvir as explicações da palestrante Sílvia de Assis sobre a prevenção do câncer de mama e do colo do útero. A cada informação repassada crescia o interesse do público presente que, de forma clara,percebia a importância do exame preventivo e do auto-exame das mamas. “Muitas dessas mulheres enxergam o sistema de saúde muito longe e quando você leva essa informação até elas você leva também possibilidades”,explicou a palestrante.  

Depois de receberem orientação de como cuidar bem da saúde, elas participaram de uma oficina de dança ministrada pela professora colombiana Vanessa Delgado que ensinou ritmos latinos como a cúmbia e o merengue. Como era de se esperar todas entraram na dança  e ninguém ficou parado. “Esse ritmo é contagiante e levanta a autoestima da gente”, disse Damiana Almeida.

A artista cênica Taires Pacheco encerrou o evento com a declamação do poema encenado “Alma de uma mulher” que falava dos sentimentos, da emoção e da sensibilidade da mulher, que mesmo em momentos difíceis consegue ser forte,  se doar e amar incondicionalmente. “Por meio do poema muitas aqui presentes conseguiram se ver”,avaliou a artista. 

Serviço:

Nesta sexta-feira, dia 08, a Funbosque  realiza em parceria com a Prefeitura de Belém e com a Administração Regional do Outeiro uma programação em homenagem ao Dia Internacional da Mulher que traz como  tema “Mulher Virtuosa”. 

Programação

08:00 às 08:45 – Abertura: Oração da manhã
08:45  às 09:30 – Apresentação do vídeo: Mulher Contemporânea
                               Canção: Super Homem a Amor de Índio
10:30 às 11:30 – Palestra: Drª Elizete Cardoso (Delegada de Polícia)
                              Tema: Violência doméstica e Saúde da Mulher
11:30 às 12:30 – Desfile “Mulheres do Brasil” e entrega de rosas




Texto: Adriana Lira-Ascom Funbosque
- 
Coordenadoria de Comunicação / Núcleo de Imprensa e Documentação.
Tel.: (91) 3114-1000 / 3114-1002 / 3114-1007 / 8733-2775
E-mail: prefeiturabelem.comus@gmail.com 
Site: www.belem.pa.gov.br

Nenhum comentário: