topfiep

sexta-feira, 22 de março de 2013

Da Paz em livro inédito.

alt
No dia 21, às 19h, o Governo do Pará, por intermédio da Secult em parceria com a Academia Paraense de Música, lançam esta publicação de mais de 500 páginas sobre a história e vida cultural do nosso teatro monumento.
"O livro excedeu até a minha própria expectativa". A declaração do titular da Secretaria de Estado de Cultura (Secult), Paulo Chaves, refere-se ao trabalho que seria o quinto volume da Série Restauro, cujo embrião foi o trabalho de restauração realizado no Theatro da Paz entre os anos de 2001 e 2002 fartamente documentado pelo setor de projetos da Secult. O livro tem o seu lançamento marcado para o dia 21 de março, quinta-feira, às 19h, no hall nobre do TP. A Série Restauro é um projeto do Governo do Estado realizado pela própria secretaria em convênio com a Academia Paraense de Música.
A ideia da publicação foi estimulada pela APM, o que possibilitou um levantamento de informações históricas preciosas, incluindo fotos e ilustrações inéditas, como é o caso, por exemplo, dos desenhos dos pintores Domenico de Angelis e Giusepe Capranesi.
Além de ser um documento-guia minucioso da vida do teatro, traz a contribuição de textos escritos especialmente para esta publicação por Vicente Salles, Benedito Lima de Toledo, Allan Watrin Coelho, Fabiano Bastos Moraes e Gilberto Chaves em relatos que complementam e rememoram o significado desta casa de espetáculos para a cidade de Belém desde a sua pedra fundamental até os nossos dias, passando pelo frisson do período da borracha.
"Todo o projeto de restauração encontra-se amplamente documentado em plantas, cortes e fachadas, e a obra em si foi rigorosamente acompanhada por registros fotográficos", afirma Chaves.
Eliana Cutrim, atual presidente da Academia, afirma que o envolvimento na elaboração da publicação foi um ganho mútuo para todos os envolvidos. "Um livro desse, por si só, é um documento de extrema importância, então para nós da APM, que somos ligados à música, à Cultura, e ao próprio Theatro, é uma honra fazer parte disso, se sentir cúmplice por esse resultado final", reforça.
Tal e qual um pai orgulhoso, o secretário de Cultura não esconde a alegria pela qualidade alcançada. "Ele traz informações que ninguém conhecia sobre a vida do teatro, incluindo as gravuras, fotos e ilustrações de grande importância para a memória desse monumento, além do próprio trabalho de restauração que servirá como fonte de dados essenciais para as intervenções que vierem a ocorrer no por vir. Considero este livro tão importante quantoa a realização do Hangar ou da Estação das Docas", admite.
Serviço:
Lançamento do livro SÉRIE RESTAURO v. 5 - THEATRO DA PAZ
Organização de Paulo Chaves Fernandes e Rosário Lima
Data: 21 de março de 2013, às 19 h
Local: Hall do Theatro da Paz
Rua da Paz, s/n - Praça da República - Centro

Fotos: Elza Lima / Divulgação

Nenhum comentário: