Finlandês aposta em estratégia de dois pit stops e triunfa em Melbourne. Tática da Ferrari dá certo para espanhol, e tira chances de pódio de brasileiro
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Quem imaginava um passeio do pole position Sebastian Vettel em Melbourne assistiu a uma surpreendente vitória deKimi Raikkonen, da Lotus. O “Homem de Gelo”, que largou em sétimo, deu um “nó tático” nos adversários. Apostou em uma estratégia de dois pit stops e desbancou os rivais, que pararam três vezes nos boxes. O tricampeão da RBR ainda foi superado por Fernando Alonso, da Ferrari, e completou a prova apenas em terceiro.
Felipe Massa terminou em quarto e poderia até ter brigado pela vitória, não fosse uma opção da Ferrari em inverter a ordem de entrada nos boxes de seus pilotos na segunda rodada de pit stops. O espanhol antecipou sua parada e superou Massa e Vettel. Já o brasileiro ainda ficou preso atrás de Adrian Sutil, da Force India, perdendo contato com os três primeiros.
- Eu estava em um ritmo bom, em segundo, até melhor que o Vettel. Naquele momento onde o Alonso resolveu parar antes e os outros também, achamos que era muito cedo e erramos um pouco na hora de escolher a parada. Perdi duas posições importantes e peguei muito tráfego, o que me atrapalhou bastante e me fez gastar mais pneus. Mas acho que foi um começo positivo se olharmos 2012 - disse Felipe Massa logo após a prova.
Sutil, por sinal, foi um dos destaques da prova. Em seu retorno à Fórmula 1 após um ano sabático, teve seus minutos de glória liderando o pelotão antes de parar pela segunda vez nos boxes e terminar em sétimo. Lewis Hamilton (Mercedes) e Mark Webber (RBR) fecharam a prova em quinto e sexto, respectivamente.
Finalizada a prova em Melbourne, pilotos e equipes já arrumam as bagagens e partem para Sepang, palco da segunda etapa da temporada no próximo fim de semana. O GP da Malásia será disputado de 22 a 24 de março. A TV Globo transmite ao vivo a corrida, às 5h de domingo, e o treino classificatório, às 5h de sábado (horários de Brasília). O SporTV exibe os treinos livres a partir das 23h de quinta-feira.
Hulk sequer alinha no grid
Nico Hulkenberg começou a temporada 2013 com o pé esquerdo. A Sauber não conseguiu resolver um problema de última hora no sistema de combustível e o alemão sequer alinhou no grid. Hulk partiria de 11º, uma boa posição, já que seria o primeiro a não precisar começar a prova com os pneus que treinou. Albert Park definitivamente não traz boas energias para Nico. Em suas outras duas participações no circuito, ele se envolveu em acidentes e não passou da primeira volta.
Kimi e dupla da Ferrari largam bem
Massa e Alonso largaram bem. A dupla da Ferrari superou Webber e Hamilton, pulando para segundo e terceiro, respectivamente, atrás apenas de Vettel, que manteve a ponta. Quem também teve bom início foi Raikkonen, pulando de sétimo para quinto. Já o piloto da casa Webber pagou mico diante da torcida australiana, despencando de segundo para sétimo na primeira curva e jogando fora suas chances de bom resultado.
Ainda na primeira volta, Alonso tentou dar o bote em Massa, mas o brasileiro fechou a porta. Na passagem seguinte, quem conseguiu uma manobra de sucesso foi Raikkonen. O finlandês tomou o quarto lugar de Hamilton com uma bela ultrapassagem por fora na curva 9.
A promessa da Pirelli de pneus com rápido desgaste para aumentar a quantidade de pit stops se concretizou. Com compostos macios, os dez primeiros colocados foram cedo para os boxes. Button abriu os trabalhos na volta 5. Pouco depois foi a vez de Vettel, deixando a liderança momentaneamente com Massa. O brasileiro fez uma boa parada e não deu chances para Alonso tomar sua frente ao fazer seu pit. Dos pilotos com supermacios, a dupla da Mercedes foi quem conseguiu se manter por mais tempo na pista. De pneus médios e estratégia diferente, Sutil se intrometeu no pelotão da frente e assumiu a ponta.
Pouco antes do alemão da Force India finalmente parar, outros pilotos já partiam para o segundo pit stop. Foi nessa hora que Alonso e Massa optaram por táticas diferentes e mudaram seus destinos na corrida. O espanhol antecipou a ida aos boxes e teve sucesso na estratégia, ganhando a posição de Vettel. Já Massa, que estava logo atrás do piloto da RBR, foi orientado a ficar por mais tempo na pista. A decisão se mostrou equivocada e o brasileiro acabou se prejudicando. Além de não conseguir superar o tricampeão, perdeu a posição para Alonso e ainda ficou preso por Sutil, o mais lento do grupo.
Com uma parada a menos, Raikkonen assumiu a ponta, seguido por Hamilton e Rosberg. Nesse meio tempo, Maldonado rodou com sua Williams “indirigível” e abandonou. Pouco depois, foi a vez de Rosberg deixar a prova, com problemas eletrônicos em sua Mercedes.
Enquanto Raikkonen permanecia na ponta, Alonso partia para cima de Hamilton. Com pneus desgastados, o britânico conseguiu impor certa resistência, mas foi ultrapassado e seguiu para os boxes. O finlandês da Lotus fez sua parada na volta 35 e abriu caminho para Alonso assumir a liderança, seguido por Vettel, Sutil e Massa.
Mas os carros da Ferrari ainda precisavam fazer mais um terceiro pit stop. Perdendo muito tempo atrás de Sutil, Massa foi o primeiro a ir para os boxes e voltou logo atrás de Vettel. Alonso também parou e retornou em terceiro, atrás do então líder Sutil e de Raikkonen.
Na volta 43, o finlandês fez a ultrapassagem sobre Sutil e assumiu a ponta. O alemão da Force India ainda foi superado por Alonso antes de finalmente fazer seu segundo pit stop. E quem imaginava que, com apenas duas paradas nos boxes, Kimi teria dificuldade para administrar o desgaste dos pneus, o finlandês respondeu com a melhor marca da prova há duas voltas por fim. O domingo era de gelo, era de Kimi Raikkonen, que cruzou a linha de chegada 12s à frente do espanhol da Ferrari.
Confira o resultado final do GP da Austrália:
1 - Kimi Raikkonen (FIN/Lotus-Renault) 1h30m03s225
2 - Fernando Alonso (ESP/Ferrari) - a 12s451
3 - Sebastian Vettel (ALE/RBR-Renault) - a 22s346
4 - Felipe Massa (BRA/ Ferrari) - a 33s577
5 - Lewis Hamilton (ING/Mercedes) - a 45s561
6 - Mark Webber (AUS/RBR-Renault) - a 46s800
7 - Adrian Sutil (ALE/Force India-Mercedes) - a 1m05s068
8 - Paul di Resta (ESC/Force India-Mercedes) - a 1m08s449
9 - Jenson Button (ING/McLaren-Mercedes) - a 1m21s630
10 - Romain Grosjean (FRA/Lotus-Renault) - a 1m22s759
11- Sergio Pérez (MEX/McLaren-Mercedes) - a 1m23s367
12 - Jean-EricVergne (FRA/STR-Ferrari) - a 1m23s857
13 - Esteban Gutiérrez (MEX/Sauber-Ferrari) - a 1 volta
14 - Valtteri Bottas (FIN/Williams-Renault) - a 1 volta
15 - Jules Bianchi (FRA/Marussia-Cosworth) - a 1 volta
16 - Chalres Pic (FRA/Caterham-Renault) - a 2 voltas
17 - Max Chilton (ING/Marussia-Cosworth) - a 2 voltas
18 - Giedo van der Garde (HOL/Caterham-Renault) - a 2 voltas
2 - Fernando Alonso (ESP/Ferrari) - a 12s451
3 - Sebastian Vettel (ALE/RBR-Renault) - a 22s346
4 - Felipe Massa (BRA/ Ferrari) - a 33s577
5 - Lewis Hamilton (ING/Mercedes) - a 45s561
6 - Mark Webber (AUS/RBR-Renault) - a 46s800
7 - Adrian Sutil (ALE/Force India-Mercedes) - a 1m05s068
8 - Paul di Resta (ESC/Force India-Mercedes) - a 1m08s449
9 - Jenson Button (ING/McLaren-Mercedes) - a 1m21s630
10 - Romain Grosjean (FRA/Lotus-Renault) - a 1m22s759
11- Sergio Pérez (MEX/McLaren-Mercedes) - a 1m23s367
12 - Jean-EricVergne (FRA/STR-Ferrari) - a 1m23s857
13 - Esteban Gutiérrez (MEX/Sauber-Ferrari) - a 1 volta
14 - Valtteri Bottas (FIN/Williams-Renault) - a 1 volta
15 - Jules Bianchi (FRA/Marussia-Cosworth) - a 1 volta
16 - Chalres Pic (FRA/Caterham-Renault) - a 2 voltas
17 - Max Chilton (ING/Marussia-Cosworth) - a 2 voltas
18 - Giedo van der Garde (HOL/Caterham-Renault) - a 2 voltas
Não completaram:
Daniel Ricciardo (ASU/STR-Ferrari) - volta 40
Nico Rosberg (ALE/Mercedes) - volta 26
Pastor Maldonado (VEN/Williams-Renault) - volta 25
Nico Hulkenberg (ALE/Sauber-Ferrari) - não largou
Daniel Ricciardo (ASU/STR-Ferrari) - volta 40
Nico Rosberg (ALE/Mercedes) - volta 26
Pastor Maldonado (VEN/Williams-Renault) - volta 25
Nico Hulkenberg (ALE/Sauber-Ferrari) - não largou
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