topfiep

sábado, 29 de junho de 2013

Segunda noite de Quadrilhas adultas movimenta o Arraiá da Capitá‏.







A alegria dos quadrilheiros tomou conta do segundo dia da fase final do concurso de quadrilhas juninas do Arraiá da Capitá, realizada nesta sexta-feira, 28.  A arena junina foi palco de quinze quadrilhas que, em suas apresentações entusiasmadas, envolviam o público. 

 O evento realizado pela Prefeitura Municipal de Belém, por meio da Fundação Cultura do Município (Fumbel), possui quatro ambientes diferenciados para o lazer e entretenimento do público, sendo eles: Espaço de Alimentação, Centro Ita de Diversões,  Arena Junina e o Palco Livre. 

Para o Diretor do Departamento de Ações Culturais da Fumbel, Marcos Marques, o evento foi além das expectativas. “Podem-se ver famílias curtindo os quatro espaços com segurança. Além de se observar o respeito do público e dos funcionários com os participantes das quadrilhas, sendo vistos como verdadeiros artistas”, afirma. 

O presidente do Instituto de Artes do Pará (IAP), Fábio Souza, também marcou presença na noite de sexta, e disse estar impressionado com a beleza e organização do evento.Ele definiu a festa como grandiosa.

A festa iniciou no dia 14 de junho e será encerrado no dia 30, com a gravação do DVD do Pinduca, tendo como participações especiais,  Lia Sophia e a Trilogia, composta por Lucinha Bastos, Mahrco Monteiro e Nilson Chaves. O último dia  também será marcado pela apuração e divulgação das quadrilhas campeãs, a partir das 10h no Portal da Amazônia.

De acordo com a coordenadora do concurso de quadrilhas juninas, 
Laura de Góes, o concurso é um trabalho em conjunto. A Prefeitura possibilita a estrutura do concurso e as quadrilhas a completam com dedicação e participação, alegrando ao público. "Sempre digo aos quadrilheiros que eles devem dançar para o público e não para os jurados", afirma.

Das oitenta e cinco quadrilhas inscritas no concurso, quarenta foram classificadas para fase final. As apresentações foram divididas em  três dias: 27, 28 e 29.  Nestes dias as quadrilhas se apresentam em vinte minutos e são analisadas por nove jurados, obedecendo cinco critérios de avaliação: Conjunto, Evolução, Coreografia, Marcação e Traje junino.

O motorista particular  Gerson dos Santos, marcador de quadrilha há 16 anos, diz que maior julgamento é o do público. "Dançamos para o público, se eles vibram e dizem que somos a melhor, nós somos, os jurados só vem para contribuir", afirma o motorista que na noite de sexta trocou a direção de seu automóvel para guiar alegremente uma quadrilha. 

A segunda noite de final foi marcada pela participação de uma das quadrilhas mais tradicionais da cidade, a Rainha da Juventude está completando 50 anos de existência. Este ano a quadrilha teve como temática a Festa das Rainhas e seus trajes foram inspirados na monarquia e na realeza dos grandes palácios do século XVIII, na Europa. Para a coordenadora do grupo, Graciele Alves, de 72 anos, é uma sensação muito boa disputar a final. “Ganhamos o concurso há quase vinte anos, então o nosso maior desejo é sempre chegar até a final”, disse.  

Já para o coordenador  da Quadrilha Roceiros da Barão, do bairro do Guamá, existente há 21 anos, a sensação de disputar a final é incrível. “Estar na final é ver que o seu trabalho está dando certo, é emocionante. Afinal, todos querem chegar até aqui”, afirmou.

Nos últimos dias o Arraiá da Capitá foi cenário de diversão em família e entre amigos. Como para a autônoma, Joice Seabra, que curtia a noite com sua filha Juliana Seabra de 6 anos. Frequentadora da festa todos os anos, afirma que o novo espaço foi totalmente beneficiário para o evento. “Aqui no Portal da Amazônia é mais amplo, atraiu mais pessoas e possibilitou maior diversão”, afirmou. Joice ressaltou ainda a importância de levar as crianças para esse  tipo de evento, diz que incentiva a sua filha a gostar da cultura paraense desde pequena.

O Arraiá da Capitá não alegrou somente os moradores locais, a paulista Ana Carolina disse estar impressionada com a festa. “Este evento é diferente do que vemos no resto do país, é incrível”, completou dizendo que voltará no próximo ano.  

Palco Livre

Simultaneamente ao concurso de quadrilha, diversos shows culturais aconteciam no Palco Livre. A presença da banda Na Balada, Metaleiras da Amazônia, Juca Culatra, os DJs Edilson e Edielson e Bruno e Trio agitaram o público na noite de sexta- feira, 28, no Portal da Amazônia. 

Além dessas atrações os grupos Parafolclóricos Frutos do Pará, Pará Caboclo e Mapinguarí também animaram quem estava presente. Para o músico Juca Culatra, que contagiou a noite com seu estilo próprio, que  mistura  reggae e ritmos regionais,  o Arraiá da Capitá ocorrendo no Portal da Amazônia veio para quebrar paradigmas. "Esse espaço deve ser utilizado como vitrine da música produzida no Pará", afirmou. 

 
Texto: Andreza Carvalho – Nid Comus
Fotos: Alessandra Serrão – Comus PMB
Edição: Lene Tavares - NID Comus

Nenhum comentário: