topfiep

sábado, 15 de junho de 2013

Arraiá da Capitá inicia com aprovação do público‏.

 














 Uma explosão de cores e alegria na arena montada pela primeira vez na orla do Portal da Amazônia. Assim foi a apresentação dos mais de 10 grupos que marcaram a abertura do Arraiá da Capitá, nesta sexta-feira, 14, durante a primeira eliminatória do tradicional concurso de quadrilhas juninas do município, promovido pela Prefeitura de Belém, por meio da Fundação Cultural (Fumbel).
Domingos Rinaldo, há 13 anos presidente da Quadrilha Junina “Os Caboclos”, do bairro da Cabanagem, que se apresentou na noite de abertura da festa, aprovou a mudança do evento para o novo espaço. “A organização do Arraiá fez muito bem em trazer a festa pra cá. Aqui não apenas temos mais conforto ao nos apresentarmos na beira do rio, como também os jurados tem uma visibilidade muito melhor das nossas danças”, destaca o quadrilheiro.
A noite contou, também, com os brinquedos do Ita Park Center que animaram a criançada durante toda a festa. “Já fui no pula-pula e no bate-bate, agora tô tomando coragem pra ir na montanha-russa”, confessa, com um sorriso no rosto, a jovem Caroline Almeida, de 13 anos.
O evento teve ainda um palco montado ao lado da arena, que funcionou simultaneamente à competição e onde shows de grupos parafolclóricos dividiram o espaço com o cantor Thyago Costa e a banda Xeiro Verde. “Já estou até suada de tanto ficar andando pra lá e pra cá, para tentar aproveitar um pouquinho de cada coisa aqui nesse Arraiá”, garantiu a estudante de administração Kézia Toledo, que ainda completou: “O jeito é vir mais vezes”, disse.
De acordo com o Diretor do Departamento de Controle e Privacidade de Vias Públicas da Secretaria Municipal de Economia (Secon), Adonai do Socorro, cerca de 50 mil pessoas prestigiaram a primeira noite de festa do Arraiá da Capitá, no Portal. “É uma estimativa aproximada, baseada em uma estratégia de contagem de público designada pela ONU”, explica.
Segurança
A Fumbel promoveu uma força tarefa entre as secretarias e os órgãos municipais para garantir ao público, não apenas a diversão, mas também a segurança no local. “Secretarias Municipais de Meio Ambiente, Economia, Saúde, a Autarquia de Mobilidade Pública, Guarda Municipal, Corpo de Bombeiros, enfim, é a integração entre todas essas entidades  que está fazendo a diferença para a realização de um evento desta proporção”, ressalta Heliana Jatene, presidente da Fumbel.
Neste sábado,15, no Portal, o Arraiá da Capitá, que vai até o dia 30 de junho, seguirá com a eliminatória do concurso de quadrilhas juninas onde se apresentarão a partir das 18h, as quadrilhas “Encanto Paraense”, do Coqueiro, “Roceira Junina Palmeira do Açai”, de Águas Lindas; “Roceiros da Terra Firme”, da Terra Firme; “Chuva de Cheiro”, da Terra Firme; “Tradição Junina do Tenoné”, do Tenoné; “Brasileirinha”, de Icoaraci; “Imperatriz Junina”, de Icoaraci; “Cabras de Lampião”, do Mosqueiro; “Balão de Ouro”, do Mangueirão; “Garra Junina”, de Icoaraci; “Híper na Roça”, do Marco; “Explode Coração”, do Telégrafo; “Geração Estrela Junina”, de Águas Lindas e “Buscapé”, do Castanheira.
No Palco Livre, a apresentação dos grupos Parafolclóricos Charme Caboclo, Toada Pará Açai e Grupo Regional Iaça, além dos shows da dupla Dyego e Ricardo e da cantora Viviane Batidão não vão deixar ninguém parado.
Mas a festa não se restringe ao Portal da Amazônia. Os Pássaros Juninos têm um espaço especialmente designado para eles no auditório do Museu Emilio Goeldi, a partir deste sábado, 15, e as ilhas do Combú, Mosqueiro, Outeiro, Icoaraci e Cotijuba, também terão uma vasta programação.
Texto: Márcio Moreira – Ascom Fumbel / André Macedo - NID Comus
Fotos: Alessandra Serrão - Comus PMB
Edição: Lene Tavares - NID Comus

Nenhum comentário: