topfiep

quarta-feira, 19 de junho de 2013

Abertura do concurso de quadrilhas mirins encanta público no "Arraiá da Capitá"‏.




Foi à base de muita paixão pela cultura nordestina que dez quadrilhas juninas mirins se apresentaram, na noite de segunda-feira,17, no Portal da Amazônia. Com ritmos variados, passos criativos e figurinos com cores vibrantes, as crianças encantaram a plateia que acompanhou em peso todas as apresentações da noite.
Patrícia da Silva, 38, mãe da Caroline da Silva, de 12 anos, quadrilheira mirim da “Paixão do Jurunas”, acompanhava a festa e ainda arriscava alguns passos. “Fico feliz e emocionada ao ver a minha filha dançando, ainda mais eu que gosto e já dancei em quadrilha. A gente vibra junto com elas”, disse.
O prefeito Zenaldo Coutinho fez questão de estar presente na abertura do concurso de quadrilhas mirins do “Arraiá da Capitá” que, em plena segunda-feira,contou com um público estimado de 10 mil pessoas. Nair Pereira, coordenadora do concurso da Fundação Cultural (Fumbel) ressalta que “é de pequeno que se começa a incentivar, dar continuidade e ajuda a manter a essência da quadrilha junina”.
Para a presidente da Fumbel, Heliana Jatene, este é um momento importante para a conservação da cultura popular brasileira.“As crianças ao ingressarem no evento elas incorporam essa tradição que tem que ser valorizada e repassada para as futuras gerações”, explica.
As quadrilhas são avaliadas por cinco quesitos: conjunto, coreografia junina, traje, marcação e evolução, sendo um jurado por quesito. As notas podem ser de 5 a 10 pontos, podendo haver fração das notas. Os participantes não podem dançar descalços e devem ter de 7 a 14 anos. A quadrilha deve ter de doze a vinte e quatro pares, três misses e mais um marcador. As misses Caipira, Simpatia e Morena Cheirosa são avaliadas separadamente e em quatro quesitos: conjunto, coreografia, traje e beleza estética.
Na fase eliminatória do Concurso de Quadrilhas Mirins se apresentam 30 grupos no “Arraiá da Capitá”, sendo 10 apresentações em cada dia no período de 17 a 19 de junho, a partir das 18h. O resultado com as 20 quadrilhas que se classificaram para a fase final será divulgado dia 24 às 17h, na arena de apresentações.
A fase final acontecerá nos dias 26 e 27 de junho, sendo, 15 no primeiro dia e 5 no segundo dia apresentações. No dia 30 às 10h será divulgado o resultado final com as dez melhores quadrilhas mirins ganhadoras do “Arraiá da Capitá”. Os vencedores recebem certificados de participação e premiação em dinheiro.
Texto: Ana Caroline Fadel - NID Comus
Fotos: Ígor Pinto - Comus PMB
Edição: Lene Tavares - NID Comus

Nenhum comentário: