topfiep

sábado, 18 de maio de 2013

Programação marca o combate ao abuso sexual

Sábado, 18/05/2013, 10:33:31 - Atualizado em 18/05/2013, 11:21:41
Tamanho da fonte: A- A+
Uma pesquisa feita pelo Ministério da saúde mostra que, em 2011, foram registradas 14.265 notificações de violência doméstica, sexual, física e outras agressões contra crianças menores de 10 anos. Os números são do sistema de vigilância de violências e acidentes (Viva) do Ministério da Saúde. O Viva possibilita conhecer a frequência e a gravidade das agressões e identificar a violência doméstica, sexual e outras formas (física, sexual, psicológica e negligencia/abandono).
De acordo com o Governo Federal, a violência sexual contra crianças e adolescentes, principalmente com crianças até nove anos de idade, é o segundo principal tipo de violência, ficando pouco atrás apenas das notificações de negligencia e abandono.
 Rosinha Costa e Célia Pena (Coordenadora da Educação Infantil - SEMEC).
 Rosinha Costa brincando com as crianças.
 Equipe técnicas da ETEI.

PROGRAMAÇÃO
Na manhã deste sábado (18), cerca de mil pessoas participam da programação especial do Dia Nacional de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes, realizada pela Secretaria Municipal de Educação (Semec). As atividades, que estão sendo realizadas na praça Batista Campos e seguem até o meio dia, servem para chamar a atenção da sociedade para este problema vivido por jovens e crianças e para alertar, principalmente os pais, quanto à prevenção.
Na manifestação cultural alunos de 10 unidades educativas estão apresentando músicas, danças, poesias e dramatizações, todos voltados para a importância do combate à exploração. Qualquer pessoa pode participar das atividades, que incluem também o espaços interativos onde está acontecendo contação de histórias, jogos e brincadeiras, e outras atividades. 
De acordo com a coordenadora da Educação Infantil da Semec, Célia Pena, o evento é de extrema importância. “Queremos que os pais, educadores e toda a sociedade tenham conhecimento da importância da prevenção. Todos tem que ficar atentos e saberem identificar os indícios de um abuso”, explica.
E para encerrar a programação, às 11h, o Arraial do Pavulagem irá se apresentar na praça.
DIA CONTRA O ABUSO SEXUAL
O dia nacional de combate ao abuso e a exploração sexual infanto-juvenil foi criado em 18 de Maio de 2000 pela Lei federal No 9970/2000 com o objetivo de mobilizar e convocar a sociedade brasileira a proteger suas crianças e adolescentes. A data foi escolhida em razão do crime conhecido como “Crime Araceli”, nome da menina de 8 anos que foi estuprada e assassinada em Vitória (ES) em 1973. Os autores dessa violência nunca foram punidos. Desde então, todos os anos a data é marcada por solenidades e ações de órgãos públicos e da sociedade civil ao combate a esta grave violação dos direitos humanos.
(DOL)

Nenhum comentário: