topfiep

sábado, 11 de maio de 2013

Parque Nacional Serra da Capivara.

O Parque Nacional Serra da Capivara é uma unidade de conservação brasileira de proteção integral à natureza localizada nos municípios piauienses de Canto do Buriti, Coronel José Dias, São João do Piauí e São Raimundo Nonato.1 O parque foi criado através do decreto de nº 83.548, emitido pela Presidência da República em 5 de junho de 1979, com a finalidade de proteger um dos mais importantes exemplares do patrimônio pré-histórico do país. 

Originalmente de 91 847 ha, a área do parque foi ampliada em 12 de março de 1990 para os atuais 100 000 ha pelo do decreto de nº 99.143.1 A administração da unidade está a cargo do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).3 Serra da Capivara é um parque arqueológico com uma riqueza de vestígios que se conservaram durante milênios, devido à existência de um equilíbrio ecológico, hoje extremamente alterado. O patrimônio cultural e os ecossistemas locais estão, portanto, intimamente ligados, pois a conservação do primeiro depende do equilíbrio desses ecossistemas. 

O equilíbrio entre os recursos naturais é o condicionante na conservação dos recursos culturais e foi o que orientou o zoneamento, a gestão e o uso do Parque pelo poder público. É um local com vários atrativos, monumental museu a céu aberto, entre belíssimas formações rochosas, onde encontram sítios arqueológicos e paleontológicos espetaculares, que testemunham a presença de homens e animais pré-históricos. O parque nacional foi fundado graças em grande parte ao trabalho da arqueóloga Niède Guidon, que hoje dirige a Fundação Museu do Homem Americano, instituição responsável pelo manejo do parque.
Leonor, Sônia e Rosinha.
Sonia Bordin, relembrou sua estada na Sibéria...paredão igualzinho, nosso Brasil é lindo.
Rosinha na entrada do Parque Nacional Serra da Capivara.
Leonor, Rosinha e Sônia na Pedra Furada.
Leonor, Rosinha e Sônia na Pedra Furada.
Rafael(Guia)Leonor, Rosinha e Sônia na Pedra Furada.
Rosinha Costa Rafael Martins (Guia), Palha Dias Araújo Leonor, Rosinha e Sonia Bordin, vendo as Pinturas Rupestres.Sonia, Rosinha e Leonor.


















Fonte:Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Nenhum comentário: