topfiep

sexta-feira, 17 de maio de 2013

LICEU ESCOLA DE ARTES E OFÍCIOS “MESTRE RAIMUNDO CARDOSO” PROJETO ARRASTÃO CULTURAL – 2013






APRESENTAÇÃO
O Arrastão Cultural é o tradicional cortejo que o Liceu Escola realiza pelas ruas de Icoaraci, sempre no mês de junho, fechando o primeiro semestre do ano letivo. Em 2013, o evento assume a forma de Escola de Samba, organizando-se em alas e alegorias (carroças alegóricas), e trazendo como enredo o tema gerador de 2013: “Liceu Escola mergulhando na diversidade sociocultural e geográfica de Belém”, fundamentado nos projetos interdisciplinares e nos planos de ensino que os professores vêm desenvolvendo com os alunos.

SINOPSE DO ENREDO

            O enredo estabelece um diálogo entre a capital paraense e seus Distritos, especialmente Icoaraci, tomando como fio condutor o estudo que vem sendo desenvolvido na escola sobre autores e manifestações culturais paraenses. Portanto, as obras de Bruno de Menezes, Dalcídio Jurandir, Eneida de Moraes, Ruy Paranatinga Barata e Waldemar Henrique; as manifestações culturais: cordões de pássaros, cordões de bichos, bois-bumbás, festejos juninos e a cerâmica; a história e a geografia de Icoaraci numa perspectiva sociocultural e econômica encontram-se articulados para mostrar no desfile como e o que o Liceu vem realizando em sua missão de educar.
Entre a floresta e a água nasceu Santa Maria do Grão Pará e na confluência dos Rios Pará (Baía do Guajará) e Maguari originou-se Icoaraci, o sorriso de Belém. Sebastião Gomes de Souza, por Decreto do então Governador do Grão Pará e Maranhão, Fernão Carrilho recebeu em doação as terras dessa área no ano de 1701, e tornou-se o primeiro sesmeiro da região, instalando-se em uma casa de taipa, ponto de partida para a transformação dessa área na fazenda Pinheiro, nomeação referente à cidade natal portuguesa de Sebastião Gomes.
Posteriormente a Fazenda Pinheiro foi doada ao Convento de Nossa Senhora do Monte Carmo, passando a pertencer à Ordem dos Frades Carmelitas Calçados, que na junção com a Fazenda Livramento usaram essas terras para a criação de gado, roças, extração de madeira para fazer carvão e construção de olarias. Em 1824, os Carmelitas Calçados venderam as fazendas, resultando no povoado que passou a se chamar Santa Izabel, em seguida São João Batista. Em 1895, o povoado elevou-se a categoria de vila e voltou a denominar-se Pinheiro. É durante a intervenção de Magalhães Barata que a Vila de Pinheiro passa a denominar-se Icoaraci, em 1943.
As terras próximas ao rio foram doadas a vários moradores com o objetivo de povoar a área, hoje denominada Paracuri. Muitas famílias vieram atraídas pela argila abundante nas encostas do rio. Fazedores da cerâmica familiar ou utilitária foram povoando essa localidade e disseminando a arte da cerâmica artesanal, fonte de sustento de toda uma comunidade.
            Em 1996, o Distrito de Icoaraci, mais precisamente o Paracuri, ganha o Liceu Escola de Artes e Ofícios Mestre Raimundo Cardoso, cujos processos educacionais baseiam-se na visão sistêmica e se voltam ao desenvolvimento sustentável, sem perder de vista as articulações com a cultura local, representada especialmente pelo seu Patrono. O Liceu comemora seu aniversário no dia 19 de março, data considerada um marco para a comunidade local, pois foi quando a escola começou a funcionar, antes de sua inauguração oficial que só aconteceu em dezembro de 1996.
O nome da escola é uma homenagem ao Mestre Raimundo Saraiva Cardoso, nascido em Vigia (PA) no dia 29 de julho de 1930 e falecido em Belém (PA) em 2007, herdeiro das técnicas da arte ceramista de sua mãe, descendente direta dos Aruã, último povo marajoara.
Autodidata, Mestre Cardoso interessou-se pela cerâmica indígena da Amazônia, pesquisou em bibliotecas e no Museu Paraense Emílio Goeldi teve a oportunidade de estudar a cerâmica arqueológica diretamente na fonte. Em busca de aprimoramento de técnicas, adentrou a floresta para coletar sementes, raízes e pigmentos, com os quais experimentou a elaboração de corantes e antiplásticos, que usou com maestria em sua produção. Suas réplicas e recriações das cerâmicas: marajoara e tapajônica, de perfeição e beleza incomparáveis, ganharam o mundo, tornando-o reconhecido nacional e internacionalmente.
SAMBA-ENREDO

No chão de Icoaraci ergueu-se o Liceu
Imponente escola, templo do saber.
Hoje eu sei ler, eu já sei contar
Eneida, Bruno, Dalcídio e Waldemar.

Com a benção de Mãe Preta
Quero abrir minha aruanda
Revoando a passarada
Tem Tem-Tem da Dona Zula
Tem até Leão Dourado
Nos Cordões da Bicharada.
.
Nas águas do Paracuri
Eu vou remar, eu vou pescar,
Nas ruas do Paracuri
Eu vou dançar com o Vaiangá.
Esse rio é minha rua
Paranatinga já cantou
Com o seu Uirapuru
Waldemar me encantou

Dos campos de Cachoeira
Poesia de Dalcídio Jurandir
Curumim vai pelo mundo semear
Caroço de tucumã, poesia é chuva boa
Chuva boa de encantar.

Na feira da Oito de Maio eu vou comprar
Peixe, açaí, tapioca e tucupi.
Deus, do barro fez o homem
E o homem seu alguidar
Vila Sorriso, berço da cerâmica,
Meu São João vou festejar.

Letra: Janice Lima
Música: Xaxá



TRAJETO

Nenhum comentário: