topfiep

sábado, 4 de maio de 2013

Alunos especiais terão espaço para a prática de esporte e lazer‏.

Lançado na manhã deste sábado,4, no auditório do Serviço Social do Transporte/Serviço Nacional de Aprendizagem e Transporte (Sest/Senat) o projeto “Vem Ser” da Secretaria Municipal de Educação realizado pelo Centro de Referência em Inclusão Educacional (Crie), vai proporcionar aos alunos especiais com deficiências física, intelectual, auditiva, visual e com Transtorno Global de Desenvolvimento (TGD) a prática esportiva e de lazer como um complemento educacional. A realização do projeto é possível através de uma parceria entre a Semec e o Sest/Senat que irá disponibilizar os espaços.


Durante o lançamento do projeto houve vasta programação infantil com brincadeiras e distribuição de lanches com a apresentação do coral Liceu Encanto, o grupo de capoeira inclusiva da escola da escola municipal Liceu do Paracuri e o grupo de dança da escola Ciro Pimenta. Na plateia a emoção tomou conta do público, principalmente das famílias, que não escondiam o orgulho de verem o progresso dos alunos. “É um projeto muito bom, meu filho participa há sete anos e é muito importante pro desenvolvimento dele, além de que é muito importante também tanto para os nossos filhos quanto pra nós, pais”, disse Adriana Costa mãe do aluno Caio Gabriel, 17, cadeirante, que faz parte do coral do Paracuri.

Aproximadamente 200 crianças especiais da Educação Infantil à Educação para Jovens e Adultos (EJA)de 34 escolas distribuídas nos distritos de Icoaraci (Daico), Benguí (Daben), Outeiro (Daout) e Mosqueiro (Damos) são atendidas em salas multifuncionais. As aulas ocorrem até duas vezes por semana. No ambiente é disponibilizado toda a atenção e ferramentas para que os educandos possam aprimorar as suas habilidades. A qualificação dos educadores que lidam os com estudantes é constantemente atualizada por meio de cursos e oficinas ofertadas pela Secretaria. No próximo encontro será realizado uma oficina inclusiva no período de 20 a 24 de maio.

Partiiparam do evento diretores, professores, coordenadores e, representando o prefeito Zenaldo Coutinho, Elizete Cardoso do gabinete de gestão integrada. “O prefeito Zenaldo é muito humano, ele valoriza a educação por entender que ninguém nasce provido de conhecimento, por isso a necessidade da educação. É compromisso da gestão do prefeito informatizar e ampliar as salas multifuncionais que hoje existem para que mais alunos possam ser atendidos”, afirmou Elizete.

Tão importante quanto a presença de profissionais qualificados para desenvolver o trabalho é a participação familiar na construção do conhecimento. Para que isso ocorra, vários eventos e encontros são realizados para unir escola e família no intuito do resultado ser o melhor possível.

Texto: Aline Saavedra-Ascom Semec
Fotos: Ascom Semec e Alessandra Serrão (Comus)
Edição: Lene Tavares-NID Comus

-- 
Coordenadoria de Comunicação / Núcleo de Imprensa e Documentação.
Tel.: (91) 3114-1000 / 3114-1002 / 3114-1007 / 8733-2775
E-mail: prefeiturabelem.comus@gmail.com 
Site: www.belem.pa.gov.br

Nenhum comentário: