topfiep

sexta-feira, 17 de maio de 2013

Caminhada marca combate à violência sexual contra crianças e adolescentes em Mosqueiro‏.


A ilha de Mosqueiro recebeu nesta sexta-feira, 17, a caminhada de enfrentamento à exploração e violência sexual contra crianças e adolescentes, através do projeto Direito de Ser Criança e Adolescente da Secretaria Municipal de Educação de Belém.
O projeto objetiva potencializar a educação preventiva por meio de orientações e formações envolvendo a comunidade escolar, para que os indícios de violência sexual no espaço educativo possam ser facilmente identificados e combatidos.
Segundo a Coordenadora da Unidade de Educação Infantil Rotary Club, professora Eliana Paixão,“a ideia do projeto nasceu do alto índice de violência e exploração sexual detectado pelas escolas e que acontecem geralmente dentro da casa da criança. Hoje, depois de 4 anos de projeto, esse índice já diminuiu consideravelmente".
Desde abril, o projeto realiza uma série de ações como a mesa redonda com promotor de Justiça da Infância e Juventude, Maurício Almeida Guerreiro de Figueiredo; representante do Creas e a Guarda Municipal; e rodas de conversas com todas as 35 unidades de educação Infantil da rede.
“A gente tem que denunciar a violência, pois ela acontece não só dentro da nossa casa, mas também em qualquer lugar. Agora eu já sei dos direitos das crianças e dos adolescentes, e sei também que o disque 100, a polícia e o conselho tutelar podem me ajudar quando eu ver alguma coisa”, declarou Ian Silva, aluno do CIV (antiga 7ª e 8ª) da escola Ana Barreau,
A programação do projeto segue até amanhã, 18, às 8h, com uma manifestação cultural na Praça Batista Campos, em que as crianças expressarão por meio de linguagens cênica, gestual, corporal e musical a compreensão sobre os seus direitos. O evento terá a participação das UEI’s e escolas, além do Instituto Arraial do Pavulagem.
Texto: Jolse Quinto – Ascom Semec
Fotos: Ascom Semec
Edição: Lene Tavares-NID Comus

Nenhum comentário: