topfiep

terça-feira, 26 de novembro de 2013

Um spa para os bebês recém-nascidos.

Poucas coisas acalmam tão bem um bebezinho quanto um bom banho; descubra a história de uma enfermeira que deu upgrade nesse ritual e veja como balde pode fazer o mesmo pelo seu filhote.

Por Mariana Della Barba 24/nov 20:22
Tem gente que tem mil técnicas para acalmar um bebê recém-nascido. Embrulhar com uma manta tipo um charutinho, fazer um barulhinho constante (como o de água corrente), pegar o bebê de bruços em cima do braço, dar pra vó carregar um pouquinho...

Aqui em casa, a gente usava outras duas dessas estratégias pra tranquilizar o Theo e a Liz quando eles eram bebezinhos. A primeira era bem, digamos, natural: eu dava o peito sempre que eles queriam. É o esquema chamado de livre demanda que, graças a Deus, está sendo cada vez mais usado. Nada de ficar marcando hora pra mamar ou contando os minutos que ele mamou. Bebê tão pequeno não tem hora pra ter fome e é justo deixar que eles se acalmem mamando um pouco, mesmo sem muita fome. 


Outra técnica milagrosa era o banho de balde. Usamos bastante especialmente com a Liz - e era uma dávida pra amenizar a dor da minha gatinha nos momentos de cólica. 

Foi desses momentos da Liz se acalmando segundos após ter seu corpinho imerso na água morninha que eu me lembrei quando vi o vídeo de dois gêmeos recém-nascido tomando banho.

Talvez você já tenha assistido a esse vídeo, já que ele foi visto por mais de 12 milhões de pessoas. Se não, basta entrar no Youtube e procurar por Thalasso Bain Bébé Jumeaux - Twin Baby Bath. Ou em facebook.com/SoniaBa​byBath ou facebook.com/Thalass​oBainBebe.

Esses bebês ficam relaxados que parece que eles estão se lembrando de como era na barriga da mãe ou estão se sentindo tão bem como se estivessem, de fato, lá. Parece que nem perceberam que já nasceram. 

Enfim, gostei tanto do vídeo que resolvi ir atrás da história por trás dele. Descobri que a enfermeira-anjo que está dando esse banhinho neles é essa moça ao lado: a francesa Rochel Sonia (uma busca no Youtube pelo nome dela traz outras gravações encantadoras).

Com décadas de experiência, ela conta que em 1995 se cansou de ver tantos bebês chorarem loucamente durante os primeiros banhos. E percebeu de como ela própria gostava de ficar com a água caindo no rosto durante o banho.

Com isso em mente, ela conta que foi escutando e prestando atenção na reação dos recém-nascidos, deixando que eles conduzissem a hora do banho - seus movimentos apenas obedeciam a vontade deles. E assim desenvolveu a técnica Thalasso Bain Bebé ou Spa Baby.

E nada de banho de dois minutinhos, ensaboou, enxaguou e pronto. Nada disso. Rochel fica de 10 a 15 minutos com os bebês imersos - e com uma musiquinha ao fundo. 

"É o meu presente de boas-vindas a eles", disse Rochel, em entrevista ao blog francês Omum. E que presente, né? 

Bom, ela mesma fala que não é apropriado alguém sem técnica dar um banho assim no filho recém-nascido e prometeu que vai começar a treinar pessoas ao redor do mundo para fazê-lo. 

Enquanto isso, que tal irmos acalmando nossos bebês com um banho de balde? Cada vez mais popular no Brasil, eles são infalíveis! Se você nunca deu um banho assim no seu bebê e quer experimentar, veja se alguma amiga ou amigo já sabe como fazer e peça uma aulinha. 

Se não, mergulhe nos vídes do Youtube - um bom começo são os do canal Tummytub - a marca que primeiro lançou os baldes específicos para dar banhos em bebê, também conhecidos como ofurô de bebê!   

Eu colocava meu braço no balde e deixava ela sentadinha na minha mão. Com a outra, ia segurando o ombrinho dela. Mas há outros jeitos, especialmente com recém-nascidos.
 

Nenhum comentário: