topfiep

quarta-feira, 27 de novembro de 2013

Criança gosta mesmo é de aprender brincando.

Atividades Recreativas na E.M. Palmira de Oliveira Gabriel.
Professora: Rosinha Costa.


O brincar e o jogar são atos indispensáveis à saúde física, emocional e intelectual do ser humano e sempre estiveram presentes em qualquer povo desde os mais remotos tempos. Através deles, as crianças desenvolvem a linguagem, o pensamento, a socialização, a iniciativa e a autoestima, preparando-se para ser um cidadão capaz de enfrentar desafios e participar na construção de um mundo melhor.  

Nessa perspectiva, convidamos a Professora Rosinha Costa, uma das mais conceituadas professoras de educação física do nosso estado do Pará, para nos agraciar com uma manhã de atividades lúdicas na E.M. Palmira de Oliveira Gabriel, localizada no bairro da Pedreira. O objetivo central do evento era proporcionar as crianças um aprendizado através de brincadeiras.
 Rosinha Costa, Ana Lúcia Diniz com as crianças do Jardim I da professora Ivaneide.
  
Rosinha Costa com as crianças C I das professoras Hilda e Ray do turno da manhã.

As atividades ocorreram com as turmas de Jardim I da professora Ivaneide e C I das professoras Hilda e Ray do turno da manhã. O evento teve ainda a participação e colaboração da professora Ana Lúcia Diniz, professora lotada na S.I.E. (Sala de Informática Educativa) da Escola Palmira Gabriel.

Dentre muitas atividades propostas tivemos:
1)    Brincadeira com bambolê: onde foi trabalhada lateralidade, coordenação motora, noção de espaço, cores, os numerais.
 Brincadeira com Bambolê.

2)    Corrida do saco: resgatando as brincadeiras infantis: trabalhando o equilíbrio, noção de espaço e tempo.

3)    Surfando com garrafas pets: trabalhou a coordenação motora grossa das crianças onde tiveram oportunidades de criar e recriar forma de como usar as garrafas das atividades.

4)    Pé de Lata: trabalhando em parceria, pois a mesma foi feita em dupla, os alunos tiveram oportunidade de refletir em valores sociais como:  respeito às limitações do outro, respeito ao próximo, solidariedade assim como, concentração, segurança, independência entre outros.

No decorrer das atividades foi observada a alegria das crianças em participarem das atividades, onde todas se propuseram a contribuir de uma forma espontânea, constatando de forma precisa que a utilização do lúdico como prática pedagógica garante uma aprendizagem significativa para todas as crianças, mesmo as que têm dificuldade de aprendizagem e de relacionamento.

Texto e fotos: Profa Ana Lúcia Diniz

Um comentário:

ANA LÚCIA DINIZ disse...

ROSINHA, QUERO AGRADECER PELO SEU COMPROMISSO COM A NOSSA ESCOLA, POR TER DISPONIBILIZADO SEU TEMPO PARA NOSSAS CRIANÇAS E POR TE ME FEITO TÃO IMPORTANTE PUBLICANDO MEU TEXTO NESSE BLOG RIQUÍSSIMO. MUITO OBRIGADA MESMO! BEIJO!