topfiep

quinta-feira, 7 de novembro de 2013

Cerimônia de Abertura dos Jogos Escolares da Juventude empolga o público paraense

Danças típicas e revezamento da tocha foram os destaques da festa


Jogos Escolares da Juventude Belém 2013
Crédito: Wagner Carmo/Inovafoto/COB

Atribua uma nota:


1
2
3
4
5
Os cantos e contos da Amazônia embalaram a Cerimônia de Abertura dos Jogos Escolares da Juventude Belém 2013, etapa de 15 a 17 anos. A festa de cores, luzes e sons paraenses tomaram todo o Ginásio do Campus III da Universidade Estadual do Pará (Uepa), na noite desta quinta-feira, dia 7. Fauna e flora amazonenses, a relação do homem com a natureza, a sabedoria indígena, o trabalho dos canoeiros e a fé na Virgem de Nazaré foram apresentados ao público, que lotou o local, por 300 estudantes da Rede Estadual de ensino. Coube ao paraense e ex-atleta olímpico Agberto Guimarães acender a pira dos Jogos, que seguem até o domingo, dia 16, com a participação de quase quatro mil alunos-atletas de todo o Brasil.
Já que o tema dos Jogos Escolares é “música e esporte em sintonia”, nada melhor do que muito carimbó, lundu e samba para apresentar a riqueza da cultura paraense. Ainda com o público eufórico com a apresentação, foi realizado desfile das 28 delegações. Em casa, os atletas do Pará e de Belém foram os mais aplaudidos. Importante lembrar que a cidade sede também participa dos Jogos Escolares com uma delegação. Após o desfile, a entrada das bandeiras do Brasil, do Pará, de Belém, do Comitê Olímpico Brasileiro (COB) e dos Jogos Escolares da Juventude ficou sob a responsabilidade dos voluntários do evento.
Outro momento emocionante foi a execução do Hino Nacional Brasileiro e do Hino do Pará pelo grupo de bandas das escolas estaduais do Estado. Em seguida, foi a vez do diretor geral dos Jogos Escolar da Juventude, Edgar Huber, fazer o primeiro pronunciamento da noite. “Agradeço a todos a honra de estarmos aqui no Pará, disputando os maiores Jogos do país”, declarou Hubner. O prefeito de Belém, Zenaldo Coutinho, deu boas-vindas a todos os visitantes. “Desejo que a Nossa Senhora de Nazaré possa abençoar todos os participantes. Sejam muito bem-vindos a Belém. A participação de todos certamente honrará a juventude e o povo brasileiro”, falou o prefeito.
Na sequência, o governador de Belém, Simão Jatene, realizou a abertura oficial do evento. “Tenham e levem de Belém mais do que as melhores lembranças. Desejo o melhor a todas as delegações, que seja um momento único de descontração e integração”, disse o governador ao declarar aberta a maior edição dos Jogos Escolares da Juventude já realizada.
O momento mais esperado da noite, o acendimento da pira dos Jogos Escolares da Juventude, fechou a Cerimônia de Abertura do evento. Após um revezamento, realizado pelos embaixadores da competição, os atletas olímpicos Vanderlei Cordeiro (atletismo), Miriam D’Agostini (tênis), Lígia Silva (tênis de mesa), Luciano Pagliarini (ciclismo), Daiane dos Santos (ginástica artística), Pedro Cunha (vôlei de praia) e Sarah Menezes (judô), o também embaixador Agberto Guimarães acendeu a pira.
Natural da cidade paraense de Tucuruí, Agberto Guimarães participou dos Jogos Olímpicos de Moscou 1980, Los Angeles 1984 e Seul 1988 e é, atualmente, o diretor de Esportes do Comitê Organizador dos Jogos Rio 2016. A honra de acender a pira dos Jogos Escolares no Pará deixou o ex-fundista bastante emocionado. “Iniciei minha carreira no atletismo aqui. Estudava na escola técnica, mas comecei a treinar nesta escola (Uepa) em 1975. É gratificante sentir o carinho e ver toda a empolgação dessa molecada”, declarou Agberto.
Após a Cerimônia de Abertura, os alunos-atletas se dirigiram para o Centro de Convivência dos Jogos, onde assistiram ao show com músicas locais. Nesta sexta-feira, dia 8, a partir das 9h, começam os torneios de atletismo, ciclismo, judô, luta olímpica, natação, tênis de mesa, vôlei de praia e xadrez. A competição de ginástica rítmica tem início às 15h.
Os Jogos Escolares da Juventude Belém 2013 são organizados e realizados pelo Comitê Olímpico Brasileiro, correalizados por Ministério do Esporte e Organizações Globo, com patrocínio da Coca-Cola e apoio do Governo do Estado do Pará e da Prefeitura Municipal de Belém.

Nenhum comentário: