topfiep

sexta-feira, 22 de novembro de 2013

Prêmio inédito destaca qualidade da merenda escolar em Belém.

 Prefeito Zenaldo Coutinho.
 Profa. Silene da Escola Milton Monte da Ilha do Combú.
 Profa. Nelly Cecília Secretária Municipal de Educação.
 Vice-prefeita Karla Martins.
Manipuladores de alimentos.
 Maria Divane de Brito Pereira, da Escola Honorato Filgueiras.

A Prefeitura Municipal de Belém foi uma das 26 prefeituras do país que conquistou o prêmio Gestor Eficiente da Merenda Escolar – 10ª Edição, concedido pela ONG Ação Fome Zero. O anúncio foi feito pelo prefeito Zenaldo Coutinho nesta sexta-feira, 22, no ginásio Altino Pimenta, durante o almoço em homenagem ao Dia da Merendeira, celebrado hoje. O prêmio será entregue no próximo mês, em Brasília, pela presidente Dilma Roussef.

Na conquista inédita para o município de Belém foram avaliados sete quesitos: qualidade dos cardápios executados, eficiência e educação alimentar e nutricional, valorização profissional das merendeiras, desenvolvimento local, aquisição de produtos orgânicos da agricultura familiar, atuação do Conselho de Alimentação Escolar e realização de projetos e ações.

O prefeito Zenaldo Coutinho compartilhou a alegria de receber o prêmio no primeiro ano de gestão. “Eu sou apenas a pessoa que representa o município, mas essa conquista foi de todos vocês, que diariamente dedicam carinho na hora de fazer a alimentação de nossos pequenos estudantes. Nós sabemos que uma criança bem alimentada se desenvolve e aprende melhor, por isso, no próximo ano, o município irá intensificar os trabalhos realizados em 2013 e melhorar cada vez mais a merenda escolar”, comentou Zenaldo.

Segundo o presidente da Fundação Municipal de Amparo ao Estudante (FMAE), Walmir Nogueira Moraes, cerca de R$ 8 milhões foram aplicados na alimentação escolar de 74 mil alunos da rede municipal de ensino de Belém. “Recebemos investimentos tanto da prefeitura quanto do governo federal, e isso ajudou a melhorar a qualidade da nossa merenda, desde a aquisição dos produtos através das licitações, como na execução e na distribuição da merenda”, pontuou Walmir Moraes.

A atenção dada pela PMB para o assunto, reflete a inovação que a administração municipal aplicou na merenda escolar. Exemplo disso é o fato da capital paraense ser a única cidade da Região Norte a servir café da manhã e almoço para os alunos ribeirinhos, além de apostar num cardápio regionalizado com inclusão de frutas locais e do açaí.

Satisfeita em ver o trabalho sendo reconhecido, a merendeira Maria Madalena Costa falou sobre a importância do prêmio Gestor Eficiente da Merenda Escolar e revelou o segredo para uma merenda de qualidade. “Sou merendeira há 15 anos e me sinto muito feliz em ver o meu trabalho e o dos meus colegas sendo reconhecido. Nosso ambiente de trabalho é simples, atende principalmente crianças carentes, mas não é por isso que vamos deixar de fazer uma merenda de qualidade. O segredo para esta conquista é o amor que cada um de nós colocamos no preparo da comida”, revelou.

Participaram do evento a vice-prefeita Karla Martins, a secretária municipal de Educação, Nely Rocha, o presidente da Fundação Municipal de Amparo ao Estudante (FMAE), Walmir Nogueira Moraes, os manipuladores de alimentos, nutricionistas, professores e diretores de escolas municipais.

Cozinha Legal

Para garantir o bom desempenho das escolas de Belém, a FMAE realizou o Projeto Cozinha Legal, que capacitou os manipuladores de alimentos das 202 escolas municipais, garantindo a excelência no Programa de Alimentação Escolar, principalmente, no que se refere ao respeito e aplicação das boas práticas de higiene.

Como forma de valorizar as escolas com melhores resultados, o Projeto Cozinha Legal premiou oito escolas que conquistaram boas avaliações em todos os quesitos. As vencedoras foram as escolas municipais Madalena Travassos, Professor Milton Monte, Silvio Nascimento, Honorato Filgueiras e Helder Fialho, além das escolas da Associação dos Moradores do Bairro do Guamá Santa Helena, Associação dos Moradores Gabriel Pimenta e da Unidade de Educação Infantil da Cremação.

Outras 29 escolas foram destaque em pelo menos um dos quesitos de avaliação. Fizeram parte da avaliação a higiene pessoal, higiene ambiental, higiene de equipamentos e utensílios, estocagem de alimentos e manipulação de alimentos.

Para a diretora Maria Divane de Brito Pereira, da Escola Honorato Filgueiras, a merenda escolar é um dos elementos que contribuem para ajudar no desenvolvimento do aluno. “A escola precisa dar toda a atenção para a merenda dos alunos. Tivemos todo o apoio da Fmae que nos garantiu uma merenda de qualidade e diversificada, valorizando o valor regional e nutricional do alimento”, afirmou a diretora.

Texto: Dandara de Almeida
Fotos: João Gomes
Edição: Vanda Duarte

Nenhum comentário: