topfiep

sábado, 9 de novembro de 2013

Governo do Tocantins oferece capacitação para educadores físicos em Belém

Tamanho da fonte:

Com a finalidade de garantir a formação continuadas dos profissionais da educação física que atuam nas unidades de ensino da rede estadual, o governo do estado está custeando capacitação, em Belém-PA, para 40 professores das 13 Diretorias Regionais de Gestão e Formação, no período de 8 a 10 de novembro.  A vivência dos Jogos Escolares da Juventude, que estão acontecendo na capital paraense, é parte da formação. 
Os educadores foram selecionados seguindo critérios como: boas práticas em sala de aula e nos Jogos Estudantis do Tocantins (Jets). A oportunidade foi aberta também àqueles que nunca participaram de um evento esportivo nacional.
De acordo com a delegada da Federação Internacional de educação Física (Fiep),  Rosinha Costa, que ministra o curso no sábado (9), com métodos e materiais simples e baratos é possível diversificar o conteúdo em sala de aula e na quadra, além de despertar nos estudantes o interesse pelos esportes estimulando ainda a coordenação motora, concentração, socialização. “Essas técnicas e recursos que estão sendo apresentados serão trabalhados com muita facilidade porque utilizam o lúdico independente da idade do aluno”, enfatizou. Segundo ela, que já ministrou cursos em diversos países, a formação continuada é “de extrema importância para que os conteúdos sejam renovados na forma de apresentação e sendo trabalhados em diversas linguagens e culturas”, destacou.
Para o professor Charles Ribeiro, da cidade de Pau D’Arco, a capacitação ofertada pelo governo do estado possibilita não só novas formulas para ministrar as aulas de educação física. “Acho que o principal é sentir-se valorizado pelo trabalho que se tem prestado. É um reconhecimento que faz com que voltemos para as nossas escolas muito mais motivados a trabalhar e com uma bagagem enorme de conhecimento”, disse.  
“O estímulo das capacitações faz parte da política educacional do estado, de promover a formação contínua dos servidores da educação e valorizar o professor, fazendo com ele tenha ainda mais qualidade no ensino ofertado na rede estadual”, enfatiza a chefe da delegação do Tocantins nos Jogos Escolares, Waltineth Neves. 
O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Educação e Cultura investe na formação dos seus professores. Só em 2013 foram investidos aproximadamente R$ 14 milhões em 56 mil capacitações. Nesta gestão o valor investido de 2011 até agora foi de mais de R$ 35 milhões.

Nenhum comentário: