topfiep

segunda-feira, 18 de março de 2013

Prefeitura cobra prestação de contas dos Conselhos Escolares‏.





O prefeito Zenaldo Coutinho assumiu o compromisso de resolver a questão da prestação de contas por parte dos conselhos escolares.Sem a prestação de contas, o repasse de recursos da União e da prefeitura fica comprometido, o que afeta diretamente a estrutura das escolas e, consequentemente, o desempenho dos alunos.
 
Ao todo a PMB é responsável por 69 escolas e destas, 62 possuem conselhos escolares, com representantes dos professores, estudantes, técnicos e comunidade.
Depois de reunir na semana passada com os diretores das escolas municipais, nesta segunda-feira, 18, Zenaldo Coutinho chamou para o diálogo os conselhos escolares dos estabelecimentos de ensino. A reunião aconteceu no Centro Integrado de Inclusão e Cidadania (CIIC).

Representantes de 62 conselhos estiveram presentes e puderam expor suas principais preocupações que,no momento, são a agilidade na prestação de contas e a qualificação dos conselheiros para a realização desse trabalho. 

Além de contribuir para o desenvolvimento de projetos e acompanhar se estão de fato sendo cumpridos, os conselhos escolares são responsáveis pela prestação de contas dos repasses, porém, a maioria está inadimplente desde a gestão anterior.

Agora o prefeito Zenaldo Coutinho quer uma solução até o dia 30 de março, para que esse repasse não fique comprometido.Para agilizar o trabalho de prestação de contas os Conselhos Escolares vão ter o auxílio de equipes técnicas da Secretaria Municipal de Educação.

Os Conselhos Escolares são formados por representantes da comunidade, dos alunos, dos professores e dos técnicos da escola. A função do conselho é de ajudar na gestão dos projetos pedagógicos implantados e na prestação de contas de todas as verbas que são destinadas diretamente às escolas pelo governos federal e municipal. 

“Nunca tivemos a chance de conversar com um prefeito como aconteceu hoje. Esse diálogo é fundamental para trabalharmos e melhorarmos nosso funcionamento”, comemorou Irís Amaral, coordenador do “ Mais Educação”, um programa do Governo Federal em parceria com a Prefeitura.

Depois de ouvir as queixas e anseios dos conselheiros, Zenaldo Coutinho garantiu que esses encontros serão rotineiros. “ Quero manter a rotina de algumas reuniões como essa durante o ano e assim, afinar a sintonia entre todos os setores da educação” disse o Prefeito.

Texto: César Modesto (Comus) e Syanne Neno - Ascom Semec 
Fotos: Comus PMB
Edição: Lene Tavares - NID Comus

-- 
Coordenadoria de Comunicação / Núcleo de Imprensa e Documentação.
Tel.: (91) 3114-1000 / 3114-1002 / 3114-1007 / 8733-2775
E-mail: prefeiturabelem.comus@gmail.com 
Site: www.belem.pa.gov.br

Nenhum comentário: