topfiep

sábado, 9 de março de 2013

A Amazônia te espera.

foto-1
Foto: Divulgação PARATUR

Belém, capital do Estado do Pará, é um município brasileiro localizado na região norte do país, cuja população é de aproximadamente 1,5 milhão de habitantes, maior densidade demográfica da região, 1.323,94 hab/km². Conhecida como “Metrópole da Amazônia”, Belém é classificada como a capital com melhor qualidade de vida da região norte do Brasil.
Em seus 397 anos de história, Belém vivenciou momentos de plenitude, entre os quais o período áureo da borracha, no início do século XX, quando o município recebeu inúmeras famílias europeias, o que veio a influenciar fortemente a arquitetura de suas edificações, ficando conhecida na época como “Paris na América”. Belém passou a abrigar inúmeras preciosidades históricas e arquitetônicas. Uma delas é a catedral de Belém, com torres em estilo clássico, que foram projetadas pelo italiano Giuseppe Landi –a decoração interna foi bastante alterada quando a catedral passou por uma reforma, na década de 90.
Outra construção histórica é o famoso Teatro da Paz. Antigamente, as ruas que levam ao local eram feitas de paralelepípedo revestido de borracha para amenizar o barulho das rodas das charretes. Na decoração, espelhos de cristal. O espaço acomoda 1.100 pessoas, e o dinheiro para a sua construção também veio dos barões da borracha.
foto-2
Imagem: Interior do Teatro da Paz, por Carlos Macapuna
Com seus traços únicos, de metrópole inserida na Amazônia, merece uma visita. Belém nasceu com a construção do forte do Presépio, em 1616. Hoje, o local é conhecido como forte do Castelo e é muito procurado por turistas.
O clima equatorial –quente e úmido– é influência da floresta amazônica. A grande quantidade de mangueiras nas ruas da cidade ajuda a amenizar o calor. De julho a novembro, meses mais quentes, a temperatura pode chegar a 41ºC.
Ao contrário do que muita gente pensa, Belém tem praias e ondas que atraem surfistas, porém, todas de água doce, do rio Amazonas. Mas Belém também pode agradar a quem quiser saber um pouco mais do passado brasileiro. Há quem diga que passear pela cidade é como conhecer um novo Brasil pelos monumentos coloniais. O mercado Ver-o-Peso, por exemplo, é um dos cartões-postais. Lá funciona uma feira onde são encontrados peixes de água doce, frutas e legumes regionais. O local encanta os visitantes e os moradores por seus cheiros, cores e sabores.

foto-3
Imagem: Mercado de Ferro do Ver-o-Peso, por João Ramid
 A cidade conta com importantes monumentos, parques e museus, assim como o Museu Paraense Emílio Goeldi, a Igreja Basílica de Nazaré, entre tantos.
É possível encontrar, em toda parte da cidade, pessoas adeptas das mais diversas religiões, como o espiritismo e o protestantismo. Também estão muito presentes as religiões afro-brasileiras trazidas da África pelos escravos. Há ainda manifestações de muitas outras religiões, vindas dos mais diversos lugares do mundo, como o islamismo, o judaísmo (a primeira sinagoga independente do Brasil foi construída em Belém), o neopaganismo ou o mormonismo.
Com a maior parte da população católica, cerca de 72%, o município sedia o Círio de Nazaré, que acontece anualmente no segundo domingo de outubro, reunindo cerca de dois milhões de fiéis. O Círio, em devoção a Nossa Senhora de Nazaré, é a maior festa cristã do país e a maior procissão católica do mundo, sendo celebrada desde 1793, no município de Belém do Pará. Atualmente as manifestações de devoções religiosas estendem-se por quinze dias, durante a chamada quadra Nazarena. Entre os pontos altos dessa manifestação, destacam-se: romaria fluvial, romaria rodoviária, moto-romaria, transladação, procissão do Círio, o Círio propriamente dito e o recírio.
Imagem: Procissão do Círio de Nazaré, por Tarso Sarraf
Imagem: Procissão do Círio de Nazaré, por Tarso Sarraf

Nenhum comentário: