topfiep

quarta-feira, 27 de março de 2013

Bolo gigante e ritmos paraenses celebram o aniversário do Ver-o-Peso‏.











Fogos de artifício, bolo gigante e muita música regional animaram a festa dos 386 anos do maior mercado a céu aberto da América Latina, o Ver-o-Peso, durante toda a manhã desta quarta-feira, 27. A programação, que contou com a participação de grandes nomes da música paraense e até uma banda de fanfarra, encerra com uma sessão de cinema que exibirá documentário produzido em Belém.

Dona Izabel Trindade,de 76 anos, há 42 levanta bem cedinho para se dedicar à venda de ervas medicinais no mercado. Hoje, a ‘erveira’, como são conhecidas essas profissionais tão típicas do local, acordou com uma alegria diferente. “É o aniversário da minha segunda casa”, diz a vendedora que criou nove filhos exclusivamente com a venda de seus produtos. “As minhas garrafadas fazem bem para os meus clientes, que afastam as energias negativas, e para mim, que tiro o meu sustento”, brinca.

Este gigante que é um dos principais cartões-postais de Belém, chega ao 386º ano de fundação sendo considerado um dos maiores mercados públicos do país gerando cerca de cinco mil empregos diretos e indiretos.Nesta manhã recebeu centenas de consumidores, trabalhadores e visitantes com uma salva de fogos logo cedo, seguido por uma grande festa comandada pelo DJ  Assayag.

Para o vendedor de camarões Gregório Franco, que já representa a terceira geração da família a assumir a barraca no mercado, a festa é um momento de lembrar o que passou e também de ter novas esperanças pelo que vem pela frente. “Desde quando meu avô era o dono dessa barraca eu vivi muitas histórias no Ver-o-Peso. É daqui que sai o pão dos meus filhos e eu tenho certeza que vem muita coisa boa por aí”, comenta Gregório, que entrou na fila para garantir uma fatia do bolo de cinco metros com que a Secretaria Municipal de Economia (Secon) presenteou o mercado.

Por volta das 8h30 uma banda de fanfarra tomou conta da feira com marchinhas de carnaval que não deixaram ninguém parado. Nem o consumidor Marcelo Almeida que há cerca de 10 anos faz suas compras no Ver-o-Peso e destacou a humanização no atendimento como um diferencial do mercado. “A relação nos supermercados é muito fria. Você entra compra e sai sem que ninguém te cumprimente. Aqui é diferente. Nós fazemos amizades e encontramos o que tem de melhor da nossa culinária”, explica.

Diálogo

Enquanto a fila para os parabéns crescia na tenda do Corpo de Bombeiros, o prefeito de Belém, Zenaldo Coutinho, foi recebido por representantes dos feirantes que aproveitaram a ocasião para fazer reivindicações. Eles pediram menos rigor nas ações de fiscalização da Secon. Zenaldo garantiu que o ordenamento da cidade vai continuar, mas marcou uma reunião para discutir o assunto com os feirantes já na próxima semana e destacou a importância de ouvir estes trabalhadores. “É um momento de grande festa para o Ver-o-Peso que é formado por esses homens e mulheres que têm todo o direito de receber a minha atenção”, disse.

Após a conversa e a distribuição do bolo a população curtiu o Carimbó de Pinduca que assumiu o palco principal até às 11h30, quando o cantor Edilson Moreno subiu para agitar ainda mais a festa no ritmo do brega até as 13h.

Cine Olímpia também homenageia o Ver-o-Peso

Ainda em comemoração aos 386 anos do Ver-o-Peso o Cinema Olímpia exibe, a partir das 18h desta quarta-feira, 27, o documentário “Ver-o-Peso através dos Tempos”. A produção, dirigida por Antônio Carlos Cavalcante, faz um resgate da memória da feira. “É um trabalho de pesquisa que resgata a história desse espaço que faz parte da história de todos nós paraenses”, destaca o diretor.

Considerado um dos mercados públicos mais antigos do Brasil, o Ver-o-Peso reúne os principais elementos da cultura regional oferecendo aos visitantes desde a culinária e preparos com ervas tradicionais até o artesanato da Amazônia.

A programação de aniversário do Ver-o-Peso foi realizada em parceria entre a Associação de Feirantes, Secretaria Municipal de Economia e Fundação Cultural do Município de Belém (Fumbel).

 
Texto: Márcio Moreira - Ascom Fumbel
Fotos: João Gomes - Comus PMB
Edição: Lene Tavares-NID Comus

Nenhum comentário: