topfiep

sexta-feira, 15 de março de 2013

Fundo Ver-o-Sol abre inscrições para curso de inclusão digital‏.


Iniciam nesta sexta-feira,15, as inscrições para o curso gratuito de inclusão digital ofertado pelo Fundo Ver-o-Sol. O curso, com duração de 40 horas, tem como pré-requisito o ensino fundamental. As turmas receberão certificados e terão acesso aos cursos profissionalizantes do Fundo.Todos os cursos ofertados pelo Ver-o-Sol são gratuitos. 

Para gerar trabalho e renda através de programas de capacitação e qualificação profissional, o Fundo Ver-o-Sol oferece também o curso de Empreendedorismo e Educação Ambiental. Essas capacitações são pré-requisitos para o microcrédito, carro-chefe do Fundo. Os cursos são realizados através do Centro Universitário do Estado do Pará (40 vagas), Universidade Federal Rural da Amazônia (60 vagas) e pelo Instituto de Estudos Superiores da Amazônia (50 vagas).Para esses cursos as inscrições serão abertas em abril.

A coordenadora geral do Fundo Ver-o-Sol, Maria Belém,explica a necessidade de educar os trabalhadores a cuidar bem da cidade. “Vemos feirantes, batedores de açaí jogando lixo no chão. Com a proposta “Cuida Belém” inserimos no curso de empreendedorismo a aula ambiental, realizada na Ufra, onde educamos e trabalhamos a postura desses trabalhadores com o meio ambiente”, explica a coordenadora.

Durante o período de qualificação os alunos aprendem a gerir o crédito e elaborar um plano de negócios que seja sustentável na visão econômica, social e ambiental. O microcrédito varia de 5 a 10 mil reais concedidos a pessoas jurídicas e físicas, e para ter acesso aos recursos é preciso comprovação de renda, nome sem restrições de crédito e avalista. O Ver-o-Sol faz ainda a consultoria solidária para quem recebe o crédito, ou seja, acompanha todo o processo de implantação do plano de negócio, dando apoio para que este seja bem sucedido e não haja inadimplência.

Com a inclusão do curso ambiental a habilitação para acesso ao crédito tem duração de duas semanas. As turmas de Empreendedorismo começam dia primeiro de abril e as de Educação ambiental no dia 6 e, apesar de ter como público-alvo trabalhadores das feiras, qualquer pessoa que tenha interesse em aderir ao crédito e se profissionalizar pode fazer os cursos.

A coordenadora informa que em breve outros cursos estarão disponíveis ao público.“Os cursos de Técnicas de venda, Contabilidade para não contador e Qualidade no atendimento serão ofertados ainda esse ano. Estamos fechando parcerias com outras faculdades e institutos profissionalizantes”, completa Maria de Belém.

Serviços:
Curso Capacitação Digital Fundo Ver-o-Sol
Inscrições: A partir de 15/03
Curso de Empreendedorismo e Educação Ambiental
Inscrições: Abril
Acesso ao microcrédito
Endereço: Av. Cipriano Santos, 40, São Brás. Belém – Pa (Fundo Ver-o-Sol)
Contatos: (91) 3236-1996 / 1790
Setor de crédito: (91) 3236-1810
Atendimento de segunda a sexta-feira.
Horário de 8:00 às 13:00.


Texto: Luara Jaccoud - NID Comus
Edição: Lene Tares -NID Comus

-- 
Coordenadoria de Comunicação / Núcleo de Imprensa e Documentação.
Tel.: (91) 3114-1000 / 3114-1002 / 3114-1007 / 8733-2775
E-mail: prefeiturabelem.comus@gmail.com 
Site: www.belem.pa.gov.br

Nenhum comentário: