Prefeito Zenaldo Coutinho.
Profa. Silene da Escola Milton Monte da Ilha do Combú.
Profa. Nelly Cecília Secretária Municipal de Educação.
Vice-prefeita Karla Martins.
Manipuladores de alimentos.
Maria Divane de Brito Pereira, da Escola Honorato Filgueiras.
A Prefeitura Municipal de Belém foi uma das 26 prefeituras do país que conquistou o prêmio Gestor Eficiente da Merenda Escolar – 10ª Edição, concedido pela ONG Ação Fome Zero. O anúncio foi feito pelo prefeito Zenaldo Coutinho nesta sexta-feira, 22, no ginásio Altino Pimenta, durante o almoço em homenagem ao Dia da Merendeira, celebrado hoje. O prêmio será entregue no próximo mês, em Brasília, pela presidente Dilma Roussef.
Na conquista inédita para o município de Belém foram avaliados sete quesitos: qualidade dos cardápios executados, eficiência e educação alimentar e nutricional, valorização profissional das merendeiras, desenvolvimento local, aquisição de produtos orgânicos da agricultura familiar, atuação do Conselho de Alimentação Escolar e realização de projetos e ações.
O prefeito Zenaldo Coutinho compartilhou a alegria de receber o prêmio no primeiro ano de gestão. “Eu sou apenas a pessoa que representa o município, mas essa conquista foi de todos vocês, que diariamente dedicam carinho na hora de fazer a alimentação de nossos pequenos estudantes. Nós sabemos que uma criança bem alimentada se desenvolve e aprende melhor, por isso, no próximo ano, o município irá intensificar os trabalhos realizados em 2013 e melhorar cada vez mais a merenda escolar”, comentou Zenaldo.
Segundo o presidente da Fundação Municipal de Amparo ao Estudante (FMAE), Walmir Nogueira Moraes, cerca de R$ 8 milhões foram aplicados na alimentação escolar de 74 mil alunos da rede municipal de ensino de Belém. “Recebemos investimentos tanto da prefeitura quanto do governo federal, e isso ajudou a melhorar a qualidade da nossa merenda, desde a aquisição dos produtos através das licitações, como na execução e na distribuição da merenda”, pontuou Walmir Moraes.
A atenção dada pela PMB para o assunto, reflete a inovação que a administração municipal aplicou na merenda escolar. Exemplo disso é o fato da capital paraense ser a única cidade da Região Norte a servir café da manhã e almoço para os alunos ribeirinhos, além de apostar num cardápio regionalizado com inclusão de frutas locais e do açaí.
Satisfeita em ver o trabalho sendo reconhecido, a merendeira Maria Madalena Costa falou sobre a importância do prêmio Gestor Eficiente da Merenda Escolar e revelou o segredo para uma merenda de qualidade. “Sou merendeira há 15 anos e me sinto muito feliz em ver o meu trabalho e o dos meus colegas sendo reconhecido. Nosso ambiente de trabalho é simples, atende principalmente crianças carentes, mas não é por isso que vamos deixar de fazer uma merenda de qualidade. O segredo para esta conquista é o amor que cada um de nós colocamos no preparo da comida”, revelou.
Participaram do evento a vice-prefeita Karla Martins, a secretária municipal de Educação, Nely Rocha, o presidente da Fundação Municipal de Amparo ao Estudante (FMAE), Walmir Nogueira Moraes, os manipuladores de alimentos, nutricionistas, professores e diretores de escolas municipais.
Cozinha Legal
Para garantir o bom desempenho das escolas de Belém, a FMAE realizou o Projeto Cozinha Legal, que capacitou os manipuladores de alimentos das 202 escolas municipais, garantindo a excelência no Programa de Alimentação Escolar, principalmente, no que se refere ao respeito e aplicação das boas práticas de higiene.
Como forma de valorizar as escolas com melhores resultados, o Projeto Cozinha Legal premiou oito escolas que conquistaram boas avaliações em todos os quesitos. As vencedoras foram as escolas municipais Madalena Travassos, Professor Milton Monte, Silvio Nascimento, Honorato Filgueiras e Helder Fialho, além das escolas da Associação dos Moradores do Bairro do Guamá Santa Helena, Associação dos Moradores Gabriel Pimenta e da Unidade de Educação Infantil da Cremação.
Outras 29 escolas foram destaque em pelo menos um dos quesitos de avaliação. Fizeram parte da avaliação a higiene pessoal, higiene ambiental, higiene de equipamentos e utensílios, estocagem de alimentos e manipulação de alimentos.
Para a diretora Maria Divane de Brito Pereira, da Escola Honorato Filgueiras, a merenda escolar é um dos elementos que contribuem para ajudar no desenvolvimento do aluno. “A escola precisa dar toda a atenção para a merenda dos alunos. Tivemos todo o apoio da Fmae que nos garantiu uma merenda de qualidade e diversificada, valorizando o valor regional e nutricional do alimento”, afirmou a diretora.
Texto: Dandara de Almeida
Fotos: João Gomes
Edição: Vanda Duarte
Nenhum comentário:
Postar um comentário