topfiep

terça-feira, 12 de novembro de 2013

“Ginga Belém” movimenta fim de semana com capoeira na Aldeia Amazônica.


Quem visitar a Aldeia Amazônica neste fim de semana poderá “gingar” ao som dos berimbaus com os melhores capoeiristas do Pará e do Brasil. A programação será realizada nesta sexta, 15, e sábado, 16, pela prefeitura, por meio da Secretaria de Esporte, Juventude e Lazer (Sejel) para toda a população. Serão ministradas oficinas gratuitas pelos mestres Bira (Pará), Cabeça (Sergipe) e Jiboião (Ma) entre outros considerados ícones do esporte em todo o país.
O lançamento do projeto “Ginga Belém, Ginga você também”, realizado no auditório da Sejel, na noite desta segunda-feira, 11, teve a participação de representantes de vários grupos de capoeira da capital. A iniciativa pretende atender praticantes e simpatizantes da capoeira, reunindo renomados mestres e historiadores, que realizarão palestras, cursos e rodas de capoeira angola, maculelê e samba de roda. Também haverá aulões, uma excelente opção para as famílias neste feriado prolongado.
Para participar não é preciso se inscrever. Nesta sexta-feira, a programação terá início às 17h e no sábado, às 18h.
O coordenador do projeto, professor Marco Canellas, mais conhecido no meio como Marcão, pratica capoeira há 20 anos e conta que buscou uma identidade histórica na formação. “Fui buscar nos grandes centros o aperfeiçoamento e isso se tornou possível pela minha pesquisa histórica sobre o assunto. Isso me possibilitou toda a bagagem cultural e oportunidades de aprendizado e capacitação”, explicou.
Segundo Marcão, Belém tem cerca de 10 mil praticantes da capoeira, arte marcial com identidade folclórica de origem africana de cerca de 400 anos. Para ele, o evento representa a aproximação do poder público com os profissionais de capoeira. “Nossa intenção é possibilitar esse intercâmbio e colocar a capital paraense entre os grandes centros dessa arte. Vamos estremecer a Aldeia com nossos berimbaus”, declarou.
”Estamos transformando a Sejel com diversas ações. A partir de 2014, nossas escolas de esporte passarão a oferecer, além da prática esportiva, matérias de cidadania. A ideia é agregar o esporte à cidadania, para que o jovem e adolescente que não se tornarem atletas, se tornem cidadãos”, anunciou o secretário de esporte e lazer, Thalles Belo.
O presidente da Federação Paraense de Capoeira, Luiz Nunes, destacou a importância do “Ginga Belém” para a comunidade capoeirista de todo o estado. “Pela proposta que o evento vem trazendo de alavancar essa modalidade não somente em Belém, como em todo o Pará, tenho certeza que virão grupos de várias localidades. O grande diferencial da programação será a reunião de vários professores, mestres, historiadores e capoeiristas com a comunidade, demonstrando a força do nosso movimento cultural”.
Texto: Áurea Gomes
Fotos: João Gomes
Edição: Tânia Menezes

Nenhum comentário: