topfiep

sábado, 30 de novembro de 2013

[Boletim CONFEF] - Nº 126 - Novembro de 2013‏

CONFEF comemora 15 anos de existência em Encontro Interativo
No mês de novembro, mais um capítulo importante foi escrito na história do Conselho Federal de Educação Física (CONFEF). Conselheiros Regionais, Federais, representantes das Comissões, Presidentes e membros dos CREF’s se reuniram em Brasília durante os dias 8, 9 e10 para o Encontro Interativo CONFEF – 15 anos.

Boletim Eletrônico CONFEF
O encontro foi marcado por intensas discussões dos temas relacionados aos eixos temáticos, sendo eles Ética Profissional, Ensino Superior e Preparação Profissional, Educação Física Escolar, Orientação e Fiscalização e ainda discussão e procedimentos do Manual da Dívida Ativa.
Ao final dos três dias, cada comissão responsável pelos temas citados apresentaram os principais tópicos, bem como os resultados dos debates.
Tanto a abertura do evento, feita pelo Presidente Jorge Steinhilber [CREF 000002-G/RJ], quanto o encerramento, puderam ser acompanhados em tempo real através do portal eletrônico do CONFEF. Em breve os vídeos estarão disponíveis neste link.
Edital de concurso em Mossoró (RN) é retificado e passa a exigir registro no Conselho da profissão
Mais uma vez a necessidade do registro no sistema CONFEF/CREF's foi reconhecida na Justiça. Após a Assessoria Jurídica do CREF10/PB-RN recorrer judicialmente do concurso da Prefeitura de Mossoró (RN), que não exigia registro profissional para o cargo de Professor de Educação Física, o edital do certame foi retificado.

Os candidatos que já tinham realizado sua inscrição, mas que não satisfazem os requisitos legais previstos no art. 1º da Lei Federal nº 9696/98, serão ressarcidos dos valores gastos com a inscrição.

Fonte: CREF10/PB-RN
CREF12/PE-AL promove ações de combate ao câncer de próstata em Alagoas
Boletim Eletrônico CONFEF
Com a intenção de estimular uma vida mais saudável na população e ajudar no combate ao câncer de próstata, o CREF12/PE-AL realizou durante todo o mês várias ações em comemoração ao “Novembro Azul”. Entre elas, destaca-se a caminhada e passeio ciclístico realizado em Maceió (AL), no dia 10/11.

Durante as duas horas de percurso, mais de dois mil participantes seguiram ao som do trio elétrico com muito entusiasmo. O CREF12/PE-AL também distribuiu laços - que são o símbolo da campanha - para alertar os profissionais sobre a importância do tema.

O câncer de próstata, que teve 60 mil novos casos no ano passado, segundo o Ministério da Saúde, é uma das doenças mais comuns entre os homens. Cerca de 30 a 40% dos casos podem ser evitados com prevenção. Uma boa alimentação com atividades físicas regulares são os principais aliados.
Fonte: CREF12/PE-AL
Boletim Eletrônico CONFEF
Em São Paulo, bolsa exercício incentiva idosos a praticar esporte
O governo do Estado de São Paulo criou na última semana uma espécie de bolsa exercício, nos moldes do Bolsa Família, para idosos que praticam atividade física. O benefício deve começar a funcionar na segunda quinzena de dezembro, após o cadastramento de clubes e academias que participarão do programa.

Luiz Carlos Martins, assessor técnico da Secretaria de Estado do Esporte, informou que a distribuição da bolsa deve começar em oito cidades: São Paulo, Santo André, Osasco, Mogi das Cruzes, Guarulhos, Santos, Bauru e São José do Rio Preto. Para ler o decreto publicado no Diário Oficial na íntegra, clique aqui.
Fonte: Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude
CREF6/MG promove campanha antidoping nas academias de Minas Gerais
Boletim Eletrônico CONFEF
O CREF6/MG em parceria com a Secretaria de Estado de Esportes e da Juventude (Seej) lançou a campanha “Eu não preciso de doping para ser o melhor. Nem você”. O objetivo é contribuir com a conscientização tanto de atletas, técnicos, médicos, nutricionistas e demais profissionais envolvidos com o treinamento esportivo, quanto à população em geral sobre o problema do doping no esporte.

A iniciativa foi lançada durante o seminário “Doping no Cenário dos Grandes Eventos Esportivos”, que reuniu cerca de 200 pessoas na Biblioteca Pública Estadual Luiz de Bessa, em Belo Horizonte (MG) no dia 02/10.

Nos próximos dias, 1,5 mil academias credenciadas pelo CREF6/MG receberão uma placa para adesão à campanha.
Fonte: CREF6/MG
Academias irregulares são interditadas em Itabuna (BA)
Três academias irregulares em Itabuna (BA) foram interditadas pela Vigilância Sanitária no dia 11/11. Nos estabelecimentos foram encontrados profissionais de Educação Física sem registro no CREF13/BA-SE e sem autorização para funcionar.

O coordenador da Vigilância Sanitária, Antonio Carlos Carvalho, justificou a medida como reação a duas notificações para que as academias se adequassem à legislação. As interdições cumprem determinação do Ministério Público Estadual (MP-BA), conforme a autoridade sanitária.
As medidas tomadas pelo MP e Vigilância Sanitária seguem as Leis 9.696/1998, que regulamenta o exercício do Profissional de Educação Física, e a 6.839/1980. Esta última determina a obrigatoriedade do registro que, segundo a Lei 5.782/1980, deve ser feito com autorização da Secretaria Estadual de Educação.
Fonte: CREF13-BA/SE
Prêmio Petrobras de Esporte Educacional oferece até R$50 mil a vencedores
Estão abertas as inscrições para o Prêmio Petrobras de Esporte Educacional, uma iniciativa do Programa Petrobras Esporte & Cidadania em parceria com o CIEDS (Centro Integrado de Estudos e Programas de Desenvolvimento Sustentável). A iniciativa pretende mapear, certificar, premiar e disseminar as experiências pedagógicas de Esporte Educacional em todo o Brasil.

São aceitas experiências pedagógicas desenvolvidas pelos atores sociais das seguintes categorias: terceiro setor, universidades e escolas públicas, desde que avaliadas como Tecnologias Sociais voltadas ao Esporte Educacional. Se você desenvolve ou já desenvolveu experiências nesta área no país, participe! As inscrições vão até 5 de fevereiro de 2014.
Para saber mais sobre a inscrição e as premiações – que variam de R$5mil a 50 mil, acesse o site e confira o regulamento.
Boletim Eletrônico CONFEF

Nenhum comentário: