topfiep

quinta-feira, 7 de novembro de 2013

Jogos Escolares da Juventude Belém 2013 começam hoje.

 
Pela primeira vez os Jogos Escolares da Juventude acontecem na região Norte do país e o município de Belém é a anfitriã da competição neste ano. A abertura oficial do evento será esta noite, 7, às 18h, no Ginásio de Esportes da Universidade do Estado do Pará (Campus III / Uepa) e as competições seguem até o próximo dia 16.
Durante a coletiva de imprensa que reuniu nesta quinta-feira,7, no Hangar Centro de Convenções, o Governador do Estado, Simão Jatene, o Secretário de Estado de Educação, Claudio Ribeiro, o Secretário Especial de Estado de Promoção Social, Alex Fiuza, além do diretor geral dos Jogos, Edgar Hubner, e atletas olímpicos, o prefeito Zenaldo Coutinho não escondeu a satisfação em apoiar e poder receber um dos mais importantes eventos esportivos na capital.
“Eventos como esse que Belém está recebendo têm uma importância fantástica para a descoberta de novos talentos, que vão partir do esporte amador para o esporte de resultados. Nesses dias de competição, o Brasil vai ver reforçada a paixão que o paraense tem pelo esporte. Belém já sediou outros grandes eventos que a nível internacional não consegue grandes plateias e em Belém lota. Portanto, meu sentimento é de muita alegria em poder receber este evento na nossa cidade”, declarou Zenaldo Coutinho.
Edgar Hubner avaliou os espaços esportivos que Belém tem para receber grandes eventos como este. “Belém tem diferenciais que muitos outros lugares não têm. Por exemplo, enquanto há cidades que não têm pista de atletismo, Belém tem duas pistas. Em se falando de piscina olímpica, aqui tem um parque olímpico na Uepa, incrível. Então o povo do Pará e de Belém têm que ter orgulho das instalações que a cidade tem”, avaliou o diretor geral dos Jogos Escolares da Juventude Belém 2013.
A competição conta com atletas olímpicos como embaixadores dos Jogos. Vanderlei Cordeiro (atletismo), Sarah Menezes (judô), Ligia Silva (tênis de mesa), Antoine Jaoude (lutas associadas), Daiane dos Santos (ginástica artística), Luciano Pagliarini (ciclismo) e Pedro Cunha (vôlei de praia) estão na cidade para prestigiar e incentivar a prática esportiva entre os jovens e também participaram da coletiva de imprensa.
A atleta campeã olímpica Daiane dos Santos falou sobre a importância de eventos como esse. “A maioria de nós já competiu em jogos escolares e acho que e sempre bom estar sempre perto da juventude e quem sabe vamos conhecer futuros atletas que vão nos representar no futuro também”. Ela também elogiou a infraestrutura que Belém está oferecendo para a competição. “O centro de convivência dos atletas aqui no Hangar é sensacional. Já viajamos o Brasil inteiro e são poucos os lugares que têm centros como esse”, elogiou a atleta.
O centro de convivência a que Daiane se refere é o espaço montado no Hangar onde todos os participantes poderão fazer suas refeições e ainda contam com espaços temáticos como biblioteca, lan house, jogos e espaços para ações de sustentabilidade.
Recorde
Esta edição dos Jogos é o que registrou maior número de participantes. Dos cerca de 4 mil atletas entre 15 e 17 anos que competirão, dois alunos da rede municipal de ensino representarão a cidade sede do evento. Estudante da 8ª série na Escola Manuela de Freitas, Samara Regina Oliveira Borges, competirá nas provas de natação. Já pela Escola Padre Leandro, Anderson Amaral vai competir no ciclismo.
Os jovens também vão disputar outras 11 modalidades. São elas: atletismo, basquete, futsal, ginástica rítmica, handebol, judô, luta olímpica, tênis de mesa, vôlei, vôlei de praia e xadrez. O evento reúne ainda representantes de 26 estados do Brasil, mais o Distrito Federal.
Texto: Dandara de Almeida - NID Comus
Fotos: Comus PMB
Edição: Lene Tavares - NID Comus

Nenhum comentário: