topfiep

sexta-feira, 22 de novembro de 2013

II Semana do Bebê encerra com elogios da população.

O último dia de programação da II Semana do Bebê em Belém realizado na Praça Dom Mário, em Val-de-Cans, foi um verdadeiro sucesso. A programação começou por volta das 8h desta sexta-feira, 22, e envolveu vários órgãos do município e do Estado, além do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), idealizador do projeto.

“O evento está muito bonito e eu estou adorando as apresentações no palco e nos estandes”, comentou a diarista Rose Nascimento, 23, que estava acompanhada da filha de três anos nos braços. “Não participei desde o primeiro dia, mas acho importante a Prefeitura trazer campanhas como essa para o povo, pois nem sempre conseguimos tempo para nos informar e ainda podemos levar nossas crianças para brincar. Espero que continue nos próximos anos”, comentou.

Segundo a diretora geral da Fundação Papa João XXIII (Funpapa), Suely Bandeira, o saldo do evento superou a expectativa. “Foram três meses de preparação para esses cinco dias de evento e a mensagem foi dada. A população marcou presença e compreendeu a importância da Semana do Bebê”, disse Suely.

O encerramento do evento contou com apresentações culturais, os projetos Brinca Belém e Ginga Belém, distribuição de mudas, exposição de artigos e brinquedos produzidos com materiais recicláveis, panfletagem sobre aleitamento materno, pintura, leitura, entre outros.

Além da Praça Dom Mário, também foi realizado a oficina de Estratégia do Aleitamento Materno e Alimentação Complementar, na Escola de Governo; palestras educativas sobre violência sexual e gravidez na adolescência, na Escola Ruy Paranatinga; imunização e educação em saúde, na Santa Casa de Misericórdia; e orientação em saúde e distribuição de folders, no Ver-o-Rio.

Benefícios - O oficial especialista em Programas de Saúde do Unicef, Antônio Carlos Cabral, pontuou os benefícios que os municípios conquistam quando abraçam a campanha: “Redução da mortalidade infantil, aumento na busca do pré-natal, ações em Saúde da Família, registro de nascimento, e diminuição dos casos da violência e abuso contra as crianças”, e ainda comentou que “nos últimos dez anos, todos os municípios que adotaram a Semana do Bebê no seu calendário alcançaram esses e vários outros índices.”

O motorista Ivan Alves, 27, acompanhou e aprovou a programação. “Eu acho muito importante os pais participarem desses eventos, pois, além do cuidado que precisamos ter com os nossos filhos, também precisamos de informação para conhecer os seus direitos e oferecer uma educação melhor”, afirmou Ivan.

A coordenadora de Educação Infantil, Célia Pena, anunciou que no próximo ano, a III Semana do Bebê será realizada juntamente com a Semana do Bebê na Secretaria Municipal de Educação (Semec). “Este evento foi a oportunidade para a Semec apresentar algumas ações e projetos que realiza como o “Direito de Ser Criança”, com ações pensadas e voltadas para a garotada, seus responsáveis e para os professores”, exemplificou a coordenadora.
 Jogo de encaixe.
 Amarelinha com arcos.
 Brincadeira com Bambolê.
 Brincadeira com Bambolê.
 Brincadeira do dentro e fora.
 Pinturas.
  Pinturas.
  Pinturas.
 Brincadeira da boca loca.
 Brincadeira da boca loca.
Coordenadores da E.T.E.I
 Rosinha Costa.
Texto: César Modesto
Fotos: Rosinha Costa
Edição: Vanda Duarte

Nenhum comentário: