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quarta-feira, 20 de novembro de 2013

Brincadeira de amarelinha.

Como funciona 
Tem como base um caminho dividido em casas numeradas e riscado no chão com giz. Após jogar uma pedrinha em uma casa - em que não poderá pisar -, a criança vai pulando com um pé só até o fim do trajeto. Ao chegar, deve retornar, apanhar a pedrinha e recomeçar, dessa vez, atirando a pedra na segunda casa e depois nas seguintes até passar por todas. O participante que errar o alvo ou perder o equilíbrio passa a vez para outro. Existem inúmeras variações de denominações e formas de brincar pelo mundo. Macaca, avião, sapata, tô-tá, xadrez, boneca, casco e queimei são alguns dos nomes que a brincadeira recebe no Brasil. 
Origem 
Gravuras mostram crianças brincando de amarelinha nos pavilhões de mármore nas vias da Roma antiga. Na época, o percurso carregava o simbolismo da passagem do homem pela vida. Por isso, em uma das pontas se escrevia céu e, na outra, inferno. 

Por que propor 
Para o grupo vivenciar diferentes formas de equilíbrio. 
O trajeto pode ter formas diversas.
Como enriquecer o brincar 
■ Ajude os menores a desenhar a amarelinha. 
■ Planeje e apresente diferentes trajetos e jeitos de percorrê-los. 
■ Peça que os pais ensinem os tipos de amarelinha comuns de sua infância. 
■ Adapte as regras para os menores pularem com os dois pés para facilitar. 
Os erros mais comuns 
■ Ter um traçado fixo no chão do pátio. Desenhar os variados percursos faz parte da brincadeira. 
■ Exigir que a turma siga as regras à risca e pule sem tocar as linhas do trajeto. Para os menores, já é um grande desafio coordenar os movimentos para saltar.

Fonte: http://revistaescola.abril.com.br
Fotos: Rosinha Costa.

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