topfiep

terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

Reitor do CESUPA recebe título de professor emérito da UFPA.

No final da tarde de ontem, 21, aconteceu no Centro de Eventos Benedito Nunes da Universidade Federal do Pará (UFPA), a outorga do título de Professor Emérito ao reitor do Centro Universitário do Estado do Pará (CESUPA), Dr. João Paulo do Valle Mendes. Estiveram prestigiando a homenagem professores, amigos, familiares e alunos do Cesupa que chegavam a toda hora em ônibus cedidos pela instituição. O título é a maior comenda universitária conferida pela UFPA, em reconhecimento ao alto grau de projeção das atividades acadêmicas dos professores aposentados.
Compuseram a mesa da cerimônia o ex – reitor da UFPA e atual secretário de Ciência e Tecnologia do Pará, Alex Fiúza de Melo, representando o governador do Estado, Simão Jatene; a secretária municipal de educação, Nelly Cecília Rocha, na oportunidade representando o prefeito de Belém, Zenaldo Coutinho; e o reitor da UFPA, Carlos Edilson Maneschy.
A pesquisadora Terezinha Vallin, do Instituto de Educação Matemática e Científica da UFPA, o qual foi criado em 1996 com o apoio de João Paulo do Valle mendes, deu início a solenidade, sendo porta voz de familiares e amigos de longa data do homenageado. Ressaltou o extenso currículo do professor João Paulo, homenagens e prêmios recebidos durante sua vida acadêmica e fez um passeio desde a universidade, passando pela inauguração do Cesupa até os dias atuais. “Meu avô foi escolhido por unanimidade por seus colegas para ser orador de sua turma”, lembra seu neto, Lucca Mendes.
Em nome de seus amigos, a professora também citou frases dos acadêmicos da UFPA. “Conheci o professor João Paulo em 1960, quando fui seu aluno de medicina e ficou em minha memória a elegância que ele conduzia suas aulas”, ressaltou o médico Henrique Ribeiro. Já o professor Cristóvão Diniz lembrou sua visão abrangente. “O Dr. João Paulo era destemido e transmitia uma segurança enorme para seus alunos e amigos, pois desde cedo já tinha uma visão inovadora”, disse.
Homenagens - Em seguida, o título de professor emérito do Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe) da UFPA foi entregue a João Paulo do Valle Mendes, pelo reitor da UFPA, Carlos Maneschy. Outra homenagem ficou por conta da cantora lírica Dione Colares, acompanhada do pianista Leonardo Coelho, entoando as canções Tambatajá, do maestro Waldemar Henrique, e Toada da Canoa, de Altino Pimenta.
O professor João Paulo agradeceu pelo prêmio. “É grande o meu sentimento de emoção e honra pelo que fui agraciado. Sou reconhecido e mais que agradecido. A outorga recebida me coloca ao lado de nomes importantes do Estado do Pará”, ressaltou.
Encerrando a solenidade, o reitor da UFPA fez referência a pessoa ímpar que é o professor João Paulo e pontuou algumas certezas que tem. “Tenho certeza de que nunca antes na história da UFPA uma homenagem tenha chegado de forma tão atrasada, tenho certeza de que a UFPA continua tendo homens e mulheres extraordinários, tenho certeza de que tudo que o Dr. João Paulo construiu é divino e tudo que é divino não é comum, e isso é o que o diferencia dos demais”, concluiu. 
Fotos: Lais Teixeira - Ascom/ UFPA

Nenhum comentário: