topfiep

segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

O carnaval do Pará se encontra na Bumbarqueira no centro de Belém.

Os blocos carnavalescos de Belém e de diversos municípios do Pará se encontraram neste sábado (2), nas ruas do Jurunas, para celebrar a diversidade cultural da região na Bumbarqueira, evento do Governo do Estado, organizado pela Fundação Cultural do Pará Tancredo Neves, Secretaria de Cultura do Estado, Instituto de Artes do Pará e outros órgãos da área de cultura.
O evento reuniu milhares de brincantes, que acompanharam a festa desde a concentração, na Praça Amazonas, com shows do carimbó Tio Milico, de Arthur Espíndola e banda e Cantídio Gouveia “A furiosa”, diretamente de Bragança. Depois, o cortejo da Bumbarqueira se dividiu em quatro alas que cantaram, dançaram e tocaram pelas ruas Cesário Alvim, Arsenal e Bernardo Sayão. O grande desfecho do evento aconteceu no Portal da Amazônia, onde ocorreram shows de carimbó, samba, o banguê elétrico de Kim Marques e Nelsino Rodrigues, finalizando com a banda Arte Show, do município de Vigia.
Um dos blocos do interior que participou do cortejo, o “Laurso – carnaval dos animais”, tinha mais que motivos para comemorar no evento. Esta foi a primeira vez que a agremiação participou da Bumbarqueira, justamente no dia em que o Laurso completa 100 anos de existência. “Quando nossos avós morreram, nós ficamos fazendo isso aqui”, conta Civico Monteiro, folião de 63 anos e um dos organizadores do bloco há mais de 40 anos.
Originário do município de Viseu, o grupo anima as ruas da cidade, com cerca de 30 a 40 brincantes fantasiados de bichos, como cachorros e lobos. Outro participante do bloco, Carlos Fernando, garante que o Laurso leva até 10 mil pessoas às ruas de Viseu durante as festas de carnaval, transmitindo ainda uma mensagem de preservação para o público. “Fazemos essa brincadeira pela preservação dos animais. Essa é uma mensagem de que eles devem viver soltos e não sofrer violência”, afirmou Carlos Fernando.
O folião também mostrou satisfação pelo convite do Governo e, principalmente, pela possibilidade de encontro com outras agremiações. “A emoção de estar aqui é imensa. Esperamos que ocorram outros convites pra voltarmos. É uma satisfação muito grande, porque tanto eles [blocos da capital] veem um pouco da nossa cultura, quanto nós vemos a deles e aprendemos também. Não queremos exatamente modificar a nossa tradição, mas sim ampliar a nossa cultura”, ponderou Carlos.
Opinião parecida é compartilhada pelo presidente da Fundação Tancredo Neves, Nilson Chaves. “A Bumbarqueira foi uma festa muito linda. Foi um encontro de diversas cidades representadas pelos blocos de carnaval. Esperamos que o evento possa contribuir para que o nosso Estado se sinta mais inteiro e mais unido pela alegria da cultura”, afirmou Nilson.
Segurança
Outro ponto positivo do evento foi a segurança dos blocos e dos foliões, garantida pela atuação da Guarda Municipal, Polícia Civil e Polícia Militar. Apesar do grande número de brincantes, a festa não teve nenhum registro de violência. “Nós atuamos com 40 homens e três viaturas, distribuídas no que nós chamamos de policiamento ostensivo”, comentou o capitão Chaves, da Polícia Militar. “O evento foi muito tranquilo. O público realmente veio para brincar, se divertir. Devemos elogiar os brincantes de hoje, porque eles mostraram que são um público bastante educado”, concluiu o capitão.

Texto:
Hélio Granado - FCPTN
Fone: (91) 3202 - 4391  / (91) 8241-9421
Email:  heliogranado08@gmail.com 

Fundação Cultural do Pará Tancredo Neves
Avenida Gentil Bittencourt, 650. Belém-PA. CEP: 66035-340
Fone: (91) 3202-4350/4349
Site: www.fcptn.pa.gov.br Email: presidencia@fcptn.pa.gov.br

Nenhum comentário: