topfiep

sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

Concerto homenageia Theatro e maestro

Quinta-Feira, 14/02/2013, 21:40:28 - Atualizado em 14/02/2013, 21:40:28
Tamanho da fonte: A- A+
Concerto homenageia Theatro e maestro (Foto: Antonio Silva/Ag. Pará)
(Foto: Antonio Silva/Ag. Pará)
Em homenagem aos 135 anos do Theatro da Paz – inaugurado em 15 de fevereiro de 1878 – e ao pianista, maestro e compositor paraense Waldemar Henrique, que se estivesse vivo completaria 108 anos, a Secretaria de Estado de Cultura (Secult) promove nesta sexta-feira (15), às 20h, um concerto da Amazônia Jazz Band, com a participação da cantora Juliana Sinimbu. Os ingressos para a apresentação, gratuita, serão distribuídos a partir das 09 horas. Cada pessoa poderá retirar dois ingressos na bilheteria do Theatro.

Considerado um dos principais teatros-monumentos do país, o Theatro da Paz foi a primeira casa de espetáculos construída na Amazônia. À época, a região vivia o período áureo da borracha, quando passou por um grande crescimento econômico. A obra, portanto, visava satisfazer o anseio da sociedade da época por um local capaz ded abrigar espetáculos líricos. Luxo não faltou. Entre outras características, o Theatro é conhecido por apresentar acústica perfeita, lustres de cristal, piso em mosaico de madeiras nobres, afrescos nas paredes e teto, dezenas de obras de arte, gradis e elementos decorativos revestidos com folhas de ouro.

Maestro – No dia 15 de fevereiro de 1905 nasceu em Belém o maestro Waldemar Henrique, que dá nome a outro importante teatro da capital paraense, recentemente reformado pelo governo do Estado.

Desde cedo, Waldemar Henrique dedicou-se à música, tornando-se um pianista e compositor reconhecido mundialmente pela grandiosidade de sua obra, cujo principal tema é o folclore amazônico, indígena, nordestino e afro-brasileiro. A primeira música de sucesso foi “Minha Terra”, composta em 1923. “Uirapuru” é uma das canções mais conhecidas do maestro, que, ao todo, deixou mais de 120 composições.

O pianista foi o autor da primeira versão musical (1958) de Morte e Vida Severina, de João Cabral de Melo Neto, poema dramático premiado pelo Jornal do Comércio. Em 1981, foi eleito para a Academia Brasileira de Música. Waldemar Henrique morreu em 28 de março de 1995.

(Agência Pará)

Nenhum comentário: