topfiep

quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

Pacto Nacional pela Alfabetização em Belém começa com a formação de professores‏.

Grupos de Diretores Municipais.
Lorena Trescastro-coordenadora do PNAIC
Diretoras das ECOESCOLAS.

Professora Therezinha Gueiros e Cilene Valente

Alfabetizar 100 % dos alunos do Ciclo 1 (antiga primeira série) até 2014 é a meta da prefeitura de Belém no Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC), o compromisso formal assumido pelos governos federal, do Distrito Federal, dos estados e municípios  para assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do ensino fundamental. Para alcançar  a sua meta no Pacto, a Prefeitura, por meio do Centro de Formação da Secretaria Municipal de Educação, estará promovendo dois encontros mensais, com duração de 4 horas cada.

Em Belém o lançamento do PNAIC  aconteceu nesta quarta-feira, 20, no auditório do Centro Integrado de Inclusâo e Cidadania (CIIC),  e reuniu 400 educadores da rede municipal de ensino de Belém . O objetivo imediato do PNAIC é alfabetizar em Língua Portuguesa e  Matemática todas  as  crianças  das  escolas  municipais  e estaduais urbanas brasileiras. O Pacto envolve as três esferas de governo
(federal, estadual e municipal) e a Prefeitura Belém sai na frente com a formação continuada de 800 educadores da rede municipal de ensino. 

O programa de formação da Semec  teve início hoje, logo após o lançamento do Pacto, num encontro com 400 diretores e professores das escolas municipais. O curso continua amanhã (21) com mais 400 coordenadores e professores das unidades pedagógicas e da educação infantil. “A Semec já vem desenvolvendo projetos de alfabetização como o Alfamat e o Expertise, o lançamento do Pacto pela Alfabetização vem somar  ainda mais na formação de nossos professores, para alfabetizar melhor os 20 mil alunos na idade de 6 anos matriculados na rede municipal de ensino’’, disse a diretora de Educação da Secretaria, Lorena Trescastro, que representou a secretária Nelly Cecília Rocha no evento.

Para Lídia Sarmento, educadora da Escola Muncipal Ernestina Rodrigues, a Semec está no caminho certo com o lançamento do Pacto pela Alfabetização."Uma boa educação tem que ser feita com a união de todos, os trabalhadores de educação, a família e o poder público com formação e projetos que ajudem os professores na sala de aula", comentou.  

Os educadores presentes ao lançamento do PNAIC em Belém fizeram um minuto de silêncio em respeito ao falecimento do ex-governador do Estado Almir Gabriel. Logo em seguida houve a entrega de certificados para escolas e unidades pedagógicas que em 2012 conseguiram alfabetizar todos os alunos de 100 turmas do 1ºano.

Texto: Luiz Miranda-Ascom Semec
Edição: Lene Tavares-NID Comus
Fotos: Rosinha Costa-ACOM
--
Secretaria Municipal de Educação
Assessoria de Comunicação
ACOM/SEMEC - 32195441

Nenhum comentário: