topfiep

segunda-feira, 4 de junho de 2012

Palestra em Fortaleza: "O Esporte na Minha Vida"

A minha intenção com este post poderia ser meramente informativa e repassar os fatos friamente, mas é impossível não se comover, não se emocionar e não querer cada vez mais torcer por Larissa e Juliana! Hoje as duas proferiram uma palestra intitulada “O Esporte na Minha Vida”, no Auditório da FATECI (Faculdade de Tecnologia Intensiva), em Fortaleza.
Em um auditório pequeno e aconchegante, Larissa e Juliana cativaram o público com uma presença de palco impressionante, assim como uma bela desenvoltura com as palavras, mesmo fora da sua “praia”, falando para um público de alunos e professores universitários, além de algumas penetras, como eu e minha mãe (sempre companheira de aventuras)! (rs) Conseguiram criar um clima leve e descontraído, mas de profundo respeito e admiração. O tempo passou voando!

Auxiliadas por uma apresentação bem elaborada em Power Point, Juliana começou destacando que ela e Larissa são parte de uma equipe bem maior, formada por 8 pessoas diretamente e 11 indiretamente, entre técnico, preparador físico, nutricionista, psicólogo, boleiros, etc. Salientou que treinam entre 6 e 7 horas diárias, de manhã e a tarde.

Depois disso, começaram a contar um pouco da sua história de superação. A 3 Vezes Melhor do Mundo frisou a importância da raça no que quer que você faça na vida, asseverando que ela é a raça, enquanto a Larissa é mais talento, dom, e que, felizmente, Deus as juntou em algum ponto nas suas caminhadas.

Comentou do início da carreira das duas, que ambas eram boas em vários esportes, mas que tiveram que escolher e optaram pelo vôlei (para nossa alegria!). Contou que via as Olimpíadas como uma mera telespectadora e que hoje representa uma Nação!

Larissa pontuou que oportunidades todos têm, que a diferença está no que se faz com elas, relembrando a vinda das duas para cá e que, do grupo de 11 meninas do Projeto de Novos Talentos, elas acabaram sendo as escolhidas. Tratou da importância da competência individual, no sentido de dar o melhor não só para si mesma, mas para o time.

Revelou que não apenas as conquistas, os títulos a realizam, mas que fica extremamente feliz quando alguém agradece a ela por um jogo, quando alguém diz que vê nelas exemplo, fala que são guerreiras, representam superação ou diz que quase morreu do coração (disse que comenta com a Juliana que devem estar devendo muitos cardiologistas por aí - rs). Disse que também se alegra com a realização da Equipe. E comentou do exercício de superação que tinha tido, de ser a aluna tímida no fundo da sala para hoje proferir até uma palestra e aparecer na TV, o que, por vezes, parecia bem distante para ela quando criança, morando no interior do Pará, em Paragominas. Concluiu dizendo: TODO MUNDO PODE!


Depois, elas apresentaram alguns pontos, pilares éticos e morais do sucesso delas em equipe e válidos para todos nós, qualquer que seja nossa área de atuação. Resumidamente seriam:

Compreender e superar as deficiências dos meus e daqueles que trabalham comigo;
Ser um agente potencial das qualidades dos meus colegas;
Respeitar opiniões e personalidades diferentes;
Trabalhar sempre com a verdade;
Buscar soluções em lugar de perder tempo com ataques pessoais e discussões desnecessárias;
Cultivar um ambiente respeitoso, valorizando a energia positiva;
Tratar a pessoa que trabalha com você como você trataria o seu cliente mais importante;
Fazer o melhor em todas as suas ações. É a energia aplicada que faz a diferença;
Derrotas são passageiras. Vitórias são pra sempre. Seja rápido ao se levantar.
A competitividade fica para os adversários, entre elas é cooperação.

Um dos momentos mais emocionantes foi quando as duas trataram do drama vivido pela dupla em Pequim 2008. Juliana repetiu toda a sua luta, relembrou seu sofrimento de dormir cerca de 3 horas por dia, em tratamento intensivo e da emoção ao retornar para o Brasil e encontrar pessoas que agradeciam a ela por ter lutado, o que, na época, talvez ela não compreendesse bem. Contou do Prêmio de Melhor do Mundo em 2009, na volta da lesão, aduzindo que não se acha a melhor, mas que se acha merecedora.


Larissa também compartilhou o relato, afirmando que se machucara junto com Juliana naquela oportunidade, e não relutou em apontar como o pior momento da sua carreira. Respondendo a um dos questionamentos da plateia, lembrou da sua hérnia, de ter sido desenganada por quatro médicos, de ter ficado sem andar, impossibilitada de jogar o Mundial Sub-21, e que só não fizera cirurgia por insistência do seu pai, e que venceu tudo isso e hoje é o que é.

As duas esbanjaram simpatia, foram muito aplaudidas durante sua fala. Juliana brincou com um dos espectadores, dizendo que ele dormira a palestra toda e depois o senhor ainda ganhou uma foto com a dupla! (rs) Fotos, aliás, foram várias! E as duas atenderam pacientemente todos os que as procuraram ao final do evento. Larissa também teve uma tirada bem divertida, fazendo um trocadilho com o nome de um dos presentes e Juliana, o que levou o público às gargalhadas e a um caloroso aplauso puxado pela sua dupla!


Sem dúvida, ver toda a humildade e carinho com que tanto Larissa quanto Juliana tratam a todos que dela se aproximam, ouvir suas histórias de superação que tantas vezes já falamos aqui que nos servem de exemplo, de motivação, é uma injeção de auto-estima! É cada vez mais concordar com a Larissa quando diz: “todo mundo pode”, que devemos pensar positivo para atrair o que é positivo e que Juliana está certa, mesmo que não tenhamos tanto talento quanto elas, podemos vencer pelo treino, pelo esforço, pela superação nas nossas áreas de atuação!

Saio de lá revigorada e com a impressão de que as meninas acabaram de conquistar mais uma porção de torcedores/admiradores/fãs! Enfim, uma palestra pra elevar a auto-estima e pra admirar ainda mais Larissa e Juliana!
Fonte:http://www.larissaejuliana.blogspot.com.br/

Nenhum comentário: