topfiep

terça-feira, 19 de junho de 2012

Com um gol de Rooney, Inglaterra derrota Ucrânia e avança às quartas

Após ficar fora dos primeiros jogos, atacante deixa a sua marca e garante equipe em primeiro no Grupo D. Donos da casa ficam fora do torneio

Por GLOBOESPORTE.COM
Donetsk, Ucrânia

Comente agora

A Inglaterra não contou com Wayne Rooney nos dois primeiros compromissos na Eurocopa 2012. Mas nesta terça-feira, na Donbass Arena, em Donetsk, com o "Shrek" de volta à equipe, o English Team venceu a Ucrânia por 1 a 0, justamente com um gol do atacante do Manchester United. O resultado do jogo, que ainda teve um lance polêmico na etapa final, classificou os ingleses na prímeira colocação do Grupo D do torneio, com sete pontos. Já os donos da casa acabaram eliminados, assim como a outra anfitriã Polônia.

Nas quartas de final, a Inglaterra vai encarar a Itália, no próximo domingo, em Kiev. Já a França, que mesmo derrotada por 2 a 0 para a Suécia ficou na segunda colocação, terá a Espanha pela frente, no sábado, na Donbass Arena, em Donetsk. A equipe de Ibrahimovic somou três, um a menos dos que os "Bleus".

O lance polêmico em questão aconteceu aos 15 minutos do segundo tempo. O árbitro errou para os dois lados. No primeiro, não assinalou impedimento de Milevskiy, da Ucrânia. Na sequência, não validou o gol marcado pelos donos da casa.

Ronney -  inglaterra X Ucrânia (Foto: Agência Reuters)Rooney marca o gol da vitória da Inglaterra sobre a Ucrânia (Foto: Agência Reuters)

Ucrânia domina o primeiro tempo; Inglaterra se defende com competência

Ronney -  inglaterra X Ucrânia (Foto: Getty Images)
Ronney perdeu um gol incrível no primeiro tempo
da partida diante da Ucrânia (Foto: Getty Images)

Os donos da casa fizeram jus ao apoio do torcedor na Donbass Arena. Dispostos a derrubar os ingleses para ficar com a vaga na próxima fase do torneio, os ucranianos partiram para cima e mantiveram uma média de 60% de posse de bola durante toda a etapa inicial. E não foram poucas as chances de gols desperdiçadas pela equipe de Oleh Blokhin.

Mesmo com Rooney em campo pela primeira vez nesta edição da Euro, a Inglaterra tinha muitas dificuldades para superar a forte marcação da Ucrânia. O meia Konoplyanka era o responsável por articular as jogadas de meio de campo. Ora ele aparecia pela esquerda, ora pela direita. Sempre rodando a bola e tentando encontrar o companheiro mais bem colocado dentro da área inglesa.

De positivo na Inglaterra, o bom posicionamento do setor defensivo, que continha, na maioria das vezes, com sucesso as investidas da Ucrânia. A primeira chance dos donos da casa aconteceu aos seis. Garmash arriscou de fora da área e a bola passou rente ao travessão de Hart. O English Team só foi assustar os rivais aos 28 minutos de jogo.

Ashley Young cruzou da esquerda na cabeça de Rooney. Completamente livre, o atacante do Manchester United errou feio a cabeçada e perdeu a oportunidade de colocar os ingleses em vantagem. No lance seguinte, a Ucrânia também desperdiçou uma chance. Yarmolenko recebeu pelo lado direito, deu um corte em Lescott e bateu colocado para defesa de Hart.

Gol de Rooney e lance polêmico marcam a etapa final

A Inglaterra voltou com uma postura diferente para o segundo tempo. E logo aos dois minutos, o time comandado por Roy Hodgson abriu o marcador. Gerrard recebeu pela direita, deu um lindo corte em Yarmolenko e cruzou para a área. A zaga e o goleiro Pyatov, que deixou a bola passar, vacilaram e Rooney, completamente livre, só teve o trabalho de tocar para a rede.

O gol deixou os ucranianos ansiosos na busca pela virada. Só um triunfo colocaria os donos da casa na próxima fase da Euro. Aos 15, quase a igualdade. Yarmolenko cruzou da esquerda e Milevskiy, em posição irregular, cabeceou para fora dentro da pequena área. O erro fez o torcedor chiar e pedir a entrada de Shevchenko.

No lance seguinte, dois erros da arbitragem. Aos 15, Milevskiy recebeu em posição irregular e deu um ótimo passe para Devic. O atacante invadiu a área e chutou na saída de Hart. A bola tocou no arqueiro e pouco antes de entrar foi afastada por John Terry. Apesar de a pelota ter ultrapassado a linha, a arbitragem não validou o gol (veja no vídeo acima).

O lance gerou várias reclamações do banco de reservas da Ucrânia, principalmente do técnico Oleh Blokhin. A todo instante, o treinador gesticulava com o árbitro reserva. Aos 24, Shevchenko finalmente entrou em campo, mas não mudou o panorama do jogo.

Aos 28, a Ucrânia ainda teve mais uma oportunidade. Konoplyanka arriscou de fora da área e Hart espalmou para a marca do pênalti. Lescott afastou o perigo. Rooney quase fez o segundo após cobrança de escanteio aos 29, mas Pyatov defendeu com segurança. No fim, reclamações dos ucranianos e festa dos ingleses.

INGLATERRA 1 X 0 UCRÂNIA
Hart, Johnson, Terry, Lescott e Cole; Gerrard, Young, Milner (Walcott), Parker, Rooney (Chamberlain); Welbeck (Carroll)Pyatov, Selin, Rakitskiy, Tymoshchuk e Khacheridi; Garmash (Nazarenko), Gusev, Yarmolenko, Konoplyanka; Milevskiy (Butko), Devic (Shevchenko)
Técnico: Roy HodgsonTécnico:Oleh Blokhin (UKR)
Gols: Rooney, aos 2 minutos do segundo tempo.
Cartões amarelos:Gerrard e Cole (Inglaterra); Tymoshchuk e Shevchenko (Ucrânia)
Árbitro:Viktor Kassai (HUN)
Auxiliares:Gabor Erös (HUN) e György Ring (HUN
Local: Donbass Arena, em Donetsk (Ucrânia)

Nenhum comentário: