topfiep

sábado, 16 de junho de 2012

Brasil passa sufoco, mas supera erros e vence a Alemanha no Grand Prix.

Seleção de Zé Roberto perde primeiro set e quase entrega o quarto, mas vence europeias em partida equilibrada em São Bernardo do Campo

Por João Gabriel Rodrigues
São Bernardo do Campo, SP


27 comentários

Não foi a exibição dos sonhos do técnico José Roberto Guimarães. Longe disso. Com muitos erros de recepção e ataque, o Brasil entrou em quadra desligado. Sem muita resistência, permitiu que a jovem equipe de Alemanha vencesse o primeiro set com facilidade. Aos poucos, porém, as brasileiras diminuíram as falhas, controlaram os nervos e venceram por 3 sets a 1, parciais 18/25, 25/14, 25/18 e 26/24, na abertura da etapa de São Bernardo do Campo do Grand Prix.

- Não foi um jogo bom para o Brasil. No primeiro set, jogamos muito mal em todos os fundamentos, e a Alemanha jogou com folga. Eu sempre disse que a Alemanha é um dos times com um dos melhores saques do circuito. E, em termos de volume, principalmente na defesa, sabíamos que teríamos trabalho - disse Zé Roberto.

Na primeira partida do dia, os Estados Unidos venceram a Itália por 3 sets a 0, parciais 27/25, 25/20 e 25/17. Neste sábado, o Brasil encara as italianas, às 20h30m, no ginásio Adib Moyses Dib. O SporTV transmite, e o GLOBOESPORTE.COM acompanha tudo em Tempo Real.

Sheilla, com 20 pontos, foi a principal pontuadora da partida e melhor jogadora do Brasil nesta sexta. Thaísa, com 15 pontos, também se destacou. Do outro lado, sem a capitã Margareta Kozuch, que passou mal durante o dia, coube a Maren Brinker dar trabalho às brasileiras, com 13 pontos.

Jaqueline celebra ponto do Brasil contra a Alemanha no Grand Prix de vôlei (Foto: William Lucas / VIPCOMM)Jaqueline celebra ponto do Brasil contra a Alemanha no Grand Prix (Foto: William Lucas / VIPCOMM)

O jogo

O começo não foi dos melhores. Os muitos erros de recepção e ataque fizeram o Brasil ficar, logo de cara, quatro pontos atrás no placar (4/0). A seleção da casa conseguiu encostar quando Sheilla atacou pelo meio e diminuiu a diferença para dois pontos: 7/5. Mas o time brasileiro parecia desligado em quadra. No primeiro tempo técnico, as alemãs venciam por 8/5.

Na base da garra, o Brasil chegou ao empate. Primeiro, Paula Pequeno consertou um levantamento ruim com um uma largadinha e diminuiu. Na sequência, Sheilla venceu o bloqueio alemão com uma pancada para empatar: 13/13. No erro de ataque de Brinker, a seleção chegou pela primeira vez à frente no placar. As visitantes, porém, não se assustaram. Melhores em quadra, assumiram mais uma vez a ponta. O Brasil ainda melhorou com a entrada de Fernandinha, na inversão 5 por 1. Mas, depois de dois erros de recepção de Paula Pequeno, que sofria com um problema no cotovelo, a Alemanha fechou: 25/18.

Thaisa, Brasil x Alemanha (Foto: Alexandre Arruda / CBV)
Thaisa foi um dos destaques da vitória do Brasil
nesta sexta (Foto: Alexandre Arruda / CBV)

O início do segundo set repetiu o roteiro do anterior. Enquanto o Brasil sofria para parar Furst e Brinker, a Alemanha abriu 4/0 com facilidade. Jaqueline, em ataque pela diagonal, marcou o primeiro ponto das donas da casa. A seleção de Zé Roberto, então, reagiu. Chegou ao empate em ataque de Jaqueline pelo meio. A virada veio em um erro de recepção das alemãs: 8/7.

O jogo brasileiro, enfim, encaixou. Após dois bloqueios seguidos, abriu quatro pontos de vantagem, a maior até então. Em ataque em diagonal de Sheilla, o Brasil já vencia por 14/9. A partir daí, a seleção deslanchou. Depois de uma largadinha para fora de Furst, o Brasil empatou o jogo: 25/14.

Thaisa abriu a contagem do terceiro set em ataque pelo meio. O Brasil abriu vantagem, mas as falhas na recepção continuaram. Jaqueline pegou mal na bola, e a Alemanha empatou 7/7. As alemãs assumiram a ponta depois de um ataque de Furst pelo meio, sem defesa para Fabi. Aos poucos, porém, a seleção conseguiu se recuperar e abriu quatro pontos em ataque de Fabiana.

Zé Roberto, então, mandou Mari para quadra, no lugar de Paula Pequeno. Testada como oposto pelo técnico na etapa da Polônia, a jogadora foi para o jogo como ponteira. E entrou bem. A seleção manteve o ritmo até o fim da parcial e fechou em 25/18, com um ataque de Thaisa pelo meio.

Jaqueline abriu o quarto set com uma pancada. Assim como na parcial anterior, o Brasil começou melhor e não demorou a abrir uma vantagem de quatro pontos. A Alemanha, no entanto, conseguiu voltar à partida e chegou a pressionar as brasileiras, empatando o jogo em um bloqueio de Anne Mathes sobre Mari (13/13). Zé Roberto, então, pediu tempo técnico.

Os erros, no entanto, continuaram. A Alemanha conseguiu abrir dois pontos de vantagem, mas o Brasil buscou mais uma vez, com uma deixadinha de Adenízia. As donas da casa chegaram a perder a paciência com a arbitragem, que marcou invasão em novo ataque de Adenízia. O jogo seguiu equilibrado. As alemãs abriram 22/20, mas a seleção conseguiu o empate novamente, com Sheilla.

Com Thaísa no saque, o Brasil teve dois match points em mãos, mas as alemãs foram buscar. A seleção teve mais uma chance e aproveitou. Sheilla sacou, sem defesa do outro lado. Sob aplausos da torcida, vitória brasileira por 26/24.

Nenhum comentário: