topfiep

segunda-feira, 25 de junho de 2012

Brasil derruba as donas da casa na China e vai à fase final do Grand Prix.


Equipe de José Roberto Guimarães ignora a torcida contrária no ginásio e se classifica para disputar o título com outros seis países a partir de quarta-feira

Por GLOBOESPORTE.COM
Luohe, China

39 comentários

Quando a seleção feminina de vôlei entrou em quadra neste domingo na cidade chinesa de Luohe, os resultados das outras chaves já denunciavam: para avançar à fase final do Grand Prix, era preciso derrubar as invictas donas da casa. No encerramento do grupo K, com a corda no pescoço, as meninas comandadas por José Roberto Guimarães não decepcionaram. Diante de uma torcida barulhenta que empurrava a equipe vice-líder da classificação geral, o Brasil não se intimidou, venceu a China com autoridade por 3 a 0 (25/20, 25/22 e 25/19) e carimbou a passagem para Ningbo, onde seis países vão disputar o título.

Vice-líder na classificação geral, a China foi para a quadra mais tranquila. O Brasil ainda brigava por uma das últimas vagas com Cuba e Alemanha. As concorrentes venceram seus jogos na rodada final e passaram a pressão para as brasileiras. A vitória deixou a equipe verde-amarela empatada com as cubanas em quinto lugar e tirou as alemãs da zona da classificação. Ao fim da fase de grupos, seis países avançaram para a fase decisiva: Estados Unidos, China (que entraria de qualquer forma por ser a anfitriã), Turquia, Tailândia, Brasil e Cuba. A disputa da etapa final começa na madrugada de terça para quarta-feira e vai até o dia 1º de julho.

Vôlei Grand Prix Brasil x China (Foto: Divulgação FIVB)Paula Pequeno sobe para o ataque: vitória tranquila do Brasil neste domingo (Foto: Divulgação FIVB)

Consciente de que só a vitória interessava, o Brasil entrou concentrado para encarar as donas da casa. No set inicial, as campeãs olímpicas se mantiveram à frente o tempo todo. A vantagem, que era de 8/6 na primeira parada técnica, pulou para 11/6 e garantiu um conforto para o restante da parcial. Bastou cozinhar as rivais para fechar o set em 25/20, com um contra-ataque certeiro pelas mãos de Jaqueline após um breve rali.

No segundo set, a China tentou reagir e manteve o controle no placar. O Brasil reagiu e conseguiu tomar a frente na metade da parcial, mas a torcida empurrava as anfitriãs, dando um tom de equilíbrio à partida. Com um ataque certeiro e um bloqueio, Fernanda Garay fez a equipe verde-amarela abrir dois pontos na reta final: 20/18. A vantagem se manteve e, com uma largadinha de Jaque, fim de papo no segundo set: 25/22.

Vôlei Grand Prix Brasil x China (Foto: Divulgação FIVB)
O bloqueio brasileiro tenta parar mais um ataque
das chinesas (Foto: Divulgação FIVB)

Faltava um passo para garantir a vaga, mas as chinesas não estavam dispostas a entregar. Com um ace de Zeng, as donas da casa abriram 6/4 e, na parada técnica, venciam por 8/6. Garay, que só tinha entrado na segunda parcial, passou a ser a principal pontuadora do Brasil e recolocou o país no jogo. Sheilla acertou dois ataques seguidos, e o técnico chinês pediu tempo quando perdia por 11/10. Na segunda parada técnica, a vantagem brasileira ainda era de um ponto, 16/15, e ainda subiu para 18.

Com um ponto completo de Jaqueline – sacando, defendendo e atacando pelo meio – a diferença chegou a quatro pontos, com 21/17. A partir dali, as chinesas se entregaram. Bastou controlar o ritmo e respirar com alívio. Com o set fechado em 25/19, a vitória com autoridade sobre a equipe local garante a passagem para a disputa do título em Ningbo.

Nenhum comentário: