topfiep

domingo, 17 de junho de 2012

Brasil salva match point, vence Itália no tie break e mantém invencibilidade.

Seleção sofre, não consegue mater jogo no quarto set e fica a um ponto da derrota na parcial decisiva, mas consegue bater italianas em São Bernardo

Por João Gabriel Rodrigues
São Bernardo do Campo, SP

18 comentários

Em quadra, uma seleção instável, marcada por altos e baixos. Um primeiro set de erros, mas com uma virada incrível no fim. Uma pancada na segunda parcial, e o troco logo em seguida. Um match point desperdiçado, e o sofrimento do tie break. Ainda sem o padrão esperado por José Roberto Guimarães, o Brasil sofreu. Diante de uma esforçada seleção italiana, as brasileiras tiveram de superar uma série de falhas para manter a invencibilidade no Grand Prix. À base da garra e da vibração da torcida, venceu por 3 sets a 2, parciais 26/24, 14/25, 25/15, 24/26 e 16/14, no ginásio Adib Moyses Dib, em São Bernardo do Campo.

Neste domingo, às 13h15m, a seleção terá seu maior teste até aqui. Na última partida em casa, vai encarar a equipe dos Estados Unidos, líder do ranking da Federação Internacional de Vôlei (FIVB) e algoz das brasileiras nos últimos dois Grand Prixs e na Copa do Mundo de 2011. Será a reedição da final olímpica de Pequim, vencida pelo Brasil, em 2008. O SporTV transmite a partida, e o GLOBOESPORTE.COM acompanha tudo em Tempo Real.

Brasil x Itália, Vôlei, comemoração (Foto: Wander Roberto / Vipcomm)Na base da garra, Brasil venceu a Itália no Grand Prix (Foto: Wander Roberto / Vipcomm)

Assim como na partida contra a Alemanha, Sheilla foi a principal pontuadora do Brasil, com 19 pontos. Do outro lado, Piccinini foi a grande jogadora da Itália, com 25 pontos.

- O time teve muitos altos e baixos, mas acho que hoje já fomos um pouco melhores que ontem. A tendência é ir para cima. Estávamos muito inconstantes, a defesa falhou um pocuo também. Mas o espírito foi importante - disse Sheilla.

O jogo

Apesar da vibração e da vontade, o ritmo ainda estava longe do ideal. E a Itália, então, se aproveitou. Enquanto o Brasil mantinha os mesmos erros de recepção do dia anterior, contra a Alemanha, a Itália era mais eficiente no ataque. As donas da casa chegaram a empatar o jogo no início, com um bloqueio de Fabiana. Mas as visitantes voltaram a abrir vantagem antes do primeiro tempo técnico. Na pancada de Piccinini, fez 8/5 e levou José Roberto Guimarães ao desespero.

Depois de um erro de saque italiano, Sheilla foi para o serviço, e o Brasil encostou. A diferença chegou a ser de apenas um ponto (13/12). As visitantes voltaram a abrir vantagem de quatro pontos depois de uma invasão do bloqueio brasileiro. As donas da casa tentaram tirar a diferença mais uma vez e chegaram a ficar perto do empate duas vezes, depois de um bloqueio e um ataque de Thaisa. A Itália voltou a abrir e chegou ao set point no erro de passe de Jaqueline (24/20).

Mari, Vôlei, Brasil x Itália (Foto: Wander Roberto / Vipcomm)
Mari foi decisiva no fim do primeiro set
(Foto: Wander Roberto / Vipcomm)

Foi quando Mari entrou em ação. Primeiro, em belo ataque na diagonal. Depois, como uma perfeita oposto, na saída de rede. Priscila Daroit, que entrou no lugar da Paula Pequeno, contou com a sorte para marcar um ace. Mari bloqueou o ataque italiano e, na sequência, soltou a mão para levar o Brasil à frente no placar. Depois de uma recepção errada das rivais, Jaqueline só precisou mandar para o fechar a parcial: 26/24.

O segundo set começou marcado pelo equilíbrio. As duas seleções passaram a trocar bolas, mas o Brasil conseguiu ir em vantagem para o primeiro tempo técnico, com um bloqueio de Rondon sobre Mari. Na volta à quadra, as italianas reagiram e passaram à frente no placar. Quando Ortolani explorou o bloqueio brasileiro, as visitantes já tinham 13/10.

Atrás no placar, o Brasil se perdeu. Passou a errar mais no ataque e, principalmente, na recepção. A Itália, então, abriu seis pontos de vantagem com um ataque de Piccinini: 17/11. Ao contrário do primeiro set, não houve tempo nem chance de reação. Soberanas em quadra, as italianas só fizeram crescer a diferença, principalmente com Bosetti e Piccinini. Rondon, em ataque pelo meio, fechou: 25/14.

A postura, no entanto, mudou completamente no terceiro set. Com facilidade, o Brasil abriu 4/0 e animou a torcida em São Bernardo. A defesa passou a encaixar, e logo a diferença já era de sete pontos: 13/6, depois de um ataque de Sheilla na diagonal. E foi a vez de o Brasil atropelar. No saque de Thaisa, com uma recepção ruim do outro lado, a seleção fechou: 25/15.

Priscila, Brasil x Itália, Vôlei (Foto: Alexandre Arruda / CBV)Priscila comemora: ponteira entrou bem no jogo, principalmente no saque (Foto: Alexandre Arruda / CBV)

No quarto set, o Brasil foi se soltando aos poucos. No ace de Paula Pequeno, abriu 5/3 e animou a torcida. A Itália, no entanto, não desistia. Chegou à virada depois de um erro de recepção das brasileiras (9/8). As falhas continuaram, e as visitantes logo abriram 12/9, no ataque para fora de Paula Pequeno.

Só que o Brasil foi buscar. Sheilla, em belo ataque pela diagonal, deixou tudo igual (15/15). Thaisa, ao bloquear o ataque de Piccinini, fez a seleção voltar à liderança. Mas as italianas não quiseram entregar a derrota tão facilmente. As brasileiras ainda tiveram um match point, mas não aproveitaram. Sheilla foi bloqueada, e a Itália fechou: 26/24.

O tie break começou nervoso, mas com o Brasil mais atento em quadra. Aos poucos, foi construindo a vantagem necessária para chegar à vitória. As italianas, no entanto, chegaram ao empate depois de um bloqueio em cima de Mari. Viraram na sequência, depois de um ataque errado de Sheilla (14/13). Mas o Brasil teve calma e se superou mais uma vez. O sofrido ponto final veio das mãos de Paula Pequeno, sem recepção do outro lado, para explosão geral do ginásio em São Bernardo: 16/14.

Nenhum comentário: