topfiep

terça-feira, 12 de junho de 2012

Abertura do IV Encontro Internacional de Ecomuseus e Museus Comunitários

Com um convite para discussão dos resultados de trabalhos feitos pela museologia social desde a criação do termo “ecomuseu”, no ano de 1972, quando foi promovida a primeira reunião para tratar do assunto, em Santiago (Chile), o consultor internacional Hugues de Varine, especialista em desenvolvimento comunitário, abriu os trabalhos do IV Encontro Internacional de Ecomuseus e Museus Comunitários.

A solenidade de abertura do IV EIEMC foi realizada no Centro de Convenções Benedito Nunes, da UFPA. A conferência inicial foi feita pelo teólogo, escritor e ecologista Leonardo Boff (http://www.leonardoboff.com/). Em sua palestra, ele destacou a “enorme importância civilizatória de um museu” para uma região. “Atrás de cada peça há uma história de trabalho. Tudo isso somos nós, são nossos antepassados”, enfatizou. Revelando sua preocupação com o meio ambiente, Leonardo observou que vivemos um momento crítico em nossa História. “A humanidade deve fazer uma escolha: ou forma uma unidade global para trabalhar e salvar esta civilização, ou segue para a destruição total. A nossa existência está em risco”, alertou.

Caravanas de vários Estados brasileiros e de países europeus e americanos se fizeram presentes na solenidade, que contou ainda com a comunidade da Fundação Escola Bosque, entre alunos, professores e técnicos; comunitários de área de atuação do Ecomuseu da Amazônia; universitários; e representantes de diversas instituições. As boas vindas e a abertura do evento foram feitas pelo presidente da Funbosque, Elton Braga. Na ocasião, a equipe do Ecomuseu da Amazônia, tendo à frente a professora Terezinha Resende, presentou a professora Therezinha Gueiros, secretária municipal de educação e presidente do Conselho Deliberativo da Funbosque, com uma peça trabalhada pelo artesão Josué Pereira.

O IV EIEMC prossegue até sábado. Nos dias 13 e 14 a programação se concentra na sede da Funbosque, em Outeiro. Na sexta vai para a orla de Icoaraci e no sábado as atividades serão concluídas em Mosqueiro.

O IV EIEMC é uma realização da Prefeitura Municipal de Belém, Secretaria Municipal de Educação, Funbosque/ Ecomuseu da Amazônia, Associação Brasileira de Ecomuseus e Museus Comunitários (Abremc) e Núcleo de Orientação e Pesquisa Histórica de Santa Cruz (RJ). Conta com o apoio da Embrapa, Universidade Federal do Pará e Instituto Brasileiro de Museus.

Therezinha Gueiros - Secretária Municipal de Educação e representantes de Museus.

Representantes da museologia social do Brasil e do exterior .

Professor e ecologista Leonardo Boff. - conferencista.
Terezinha Resende - Coordenadora do Ecomuseu da Amazônia.
Apresentação Cultural
Apresentação Cultural
Coordenação e Professores das Ilhas de Belém.
Representantes da museologia social do Brasil e do exterior .
Direção,Coordenação e professores da Casa Escola da Pesca.
Hugues de Varine e Rosinha.
Stella Pessoa e Ligia.
Therezinha Gueiros e Stella Pessoa.
Consultor francês Hugues de Varine e Terezinha Resende.
Hugues de Varine e Lucirene Monteiro-Assessora de comunicação da Escola Bosque.
Texto: Lucirene Monteiro(Funbosque)
Fotos: Rosinha Costa(Semec)

Nenhum comentário: