topfiep

segunda-feira, 26 de março de 2012

Jardim Botânico vai a Unidade Pedagógica do Combú.

UP São Benedito
UP Nazaré
Nesta Terça-feira (20) a Secretaria Municipal de Educação junto com o Núcleo de Visitas Orientadas ao Parque Zoobotânico – NUVOP, estiveram presentes na Unidade Pedagógica da Ilha do Cumbú para realização do Projeto Jardim Botânico na Escola. Este projeto foi idealizado por um grupo de educadores da rede brasileira de jardins botânicos e sem fins lucrativos. Objetiva, primordialmente, a educação ambiental infanto-juvenil, com foco em escolas de ensino fundamental, envolvendo alunos, professores, comunidade e demais funcionários da escola.

Segundo a Coordenadora do NUVOP do Museu Emílio Goeldi, Helena Quadros, "o projeto tem como missão levar os alunos a entender que o Museu está além de um lugar de descontração e passeio com a família aos domingos, mas também campo de pesquisa, pois abriga em sua estrutura o Parque Zoobotânico, Campus de Pesquisa e Estação Científica Ferreira Penna. Além de estabelecer um processo educativo com a comunidade escolar por meio de ações de educação ambiental, a divulgação do papel dos Jardins Botânicos na conservação da biodiversidade e na promoção da sustentabilidade socioambiental, envolvendo assim a comunidade do entorno na discussão da conservação da biodiversidade regional. Suscitando a sensibilidade ecológica e a percepção abrangente quanto aos problemas ambientais urbanos e rurais da região."

As crianças puderam contar com apresentação de fantoches, jogos educativos, apresentações socio-educativas. Segundo a Dona Rose, mãe da aluna Taísa do CII, " quando a escola realiza essas atividades a minha filha chega em casa muito empolgada e me explica tudo o que aprendeu direitinho. As vezes eu até aprendo com ela e fico surpresa porque ela só tem 8 anos."

Para Fátima Dias, Professora do CI e CII da Unidade Pedagógica do Combú, "esse tipo de atividade nos ajuda no projeto pedagógico da escola que é justamente consciliar a teoria a prática através da leitura e escrita com enfase para a tecnologia e a cultura ribeirinha."

O Projeto foi de grande repercussão na Unidade Pedagógica, decorrente do envolvimento da direção que se mostrou receptiva as idéias de inovações,do engajamento e sensibilização dos professores, alunos e seus responsáveis para essa mudança da paisagem escolar em um ambiente mais apropriado
Fotos:Rosa Costa.

Nenhum comentário: