topfiep

segunda-feira, 26 de março de 2012

Centro de Atendimento Educacional Especializado Gabriel Lima Mendes.



A Secretaria Municipal de Educação de Belém inaugurou, em 25 de janeiro de 2007, o Centro de Atendimento Educacional Especializado Gabriel Lima Mendes (CAEE) com o objetivo de fazer a inclusão do aluno com deficiência na rede regular de ensino.

O CAEE realiza o Atendimento Educacional Especializado (AEE), por meio das 18 Salas de Recursos Multifuncionais localizadas em escolas pólos do município, beneficiando mais de 400 alunos matriculados com deficiência, transtorno global do desenvolvimento ou com altas habilidades/superdotação.

Nas salas multifuncionais o aluno tem acesso aos serviços de recursos pedagógicos e de acessibilidade conforme a necessidade especifica da criança, sempre na presença de professores especializados em atendimento aos alunos com deficiência.

O pedagogo Luiz Peixoto, que trabalha na sala de recursos da escola ErnestinaRodrigues, atende 25 crianças. Para ele as ações feitas nas salas de recursos são paradesenvolver as habilidades dos alunos deficientes e ajudar a família a creditar no potencial da criança. “é como um tripé, família, escola e sala de recurso precisam está em harmonia para que a criança tenha sucesso no aprendizado, disse Peixoto.

“Ele melhorou muito com atendimento do CAEE, até eu mesmo melhorei porque hojeconsigo interagir com meu filho que antes eu não fazia” falou a dona de casa, Magnólia Gomes, mãe do aluno Luiz Otávio, 8 anos, que tem deficiência auditiva e ganhou, esse ano, uma bolsa para estudar música no Conservatório Carlos Gomes, resultado de 2 anos que ele vem sendo atendido pelos profissionais da sala de recurso da escola Ernestina Rodrigues.

Para melhorar ainda mais o atendimentos aos alunos com deficiência da RME, o Centro vai implantar esse ano mais 24 Salas de Recursos Multifuncionais, reforma e adaptação da sede do CAEE Gabriel Lima Mendes, ampliação do número de profissionais para oAtendimento Educacional Especializado, formação continuada para os professores da RME, formação continuada para os professores do AEE, realização do 4º Encontro de Gestores e Educadores do Programa de Educação Inclusiva.

Além das salas multifuncionais o CAEE também desenvolve outras atividades como:Programa Bilíngue (uma proposta de intervenção pedagógica por meio da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) e da Língua Portuguesa para surdos), Tecendo o Ser(objetiva o atendimento as famílias dos alunos das Salas de Recursos Multifuncionais, promovendo encontros que compartilham as trocas de experiências e de saberes),Projeto de Linguagem (tendo como objetivo à intervenção como forma preventiva. A confirmação da necessidade do atendimento se faz por meio de avaliação fonoaudiológica),Sentir para Aprender (o projeto visa a qualidade no trabalho com o aluno cego e com baixa visão), Grupo de Formação (planejamento e execução de formações para os professores da sala de ensino regular das escolas com Sala de Recursos Multifuncionais), Crescendo na Inclusão (caracteriza-se pelo acompanhamento de 86 crianças, público alvo da Educação Especial, matriculadas nas Unidades de Educação Infantil orientando às famílias e aos professores, visando intervir, precocemente, no processo de desenvolvimento e de aprendizagem da criança) eEscolas sem Barreiras (visa oportunizar acessibilidade arquitetônica, comunicacional (visual, sonora e tátil), adequação e reforma das escolas contempladas pelo Programa, promovendo acessibilidade física em espaços da escola, como sala de aula, sala de leitura, adaptação de banheiros, rampas, barras de apoio, sinalização, piso tátil, para, assim, garantir o livre acesso dos alunos com dificuldade de mobilidade/mobilidade reduzida, alunos em cadeiras de rodas e demais situações que envolvam esta demanda de alunos)

Fonte:http://www.acomsemec1.blogspot.com.br/

Nenhum comentário: