topfiep

sexta-feira, 16 de março de 2012

Ana Marcela ganhou ouro na maratona aquática

Sexta-Feira, 16/03/2012, 12:34:53 - Atualizado em 16/03/2012, 13:05:02
Tamanho da fonte: A- A+

A atual campeã mundial de maratona aquática, Ana Marcela Cunha, conquistou nova medalha de ouro na manhã desta sexta-feira, 16, na Baía do Guajará, em Belém, durante a maratona aquática do Campeonato Sul-Americano de Desportos Aquáticos. A brasileira, que liderou a competição, concluiu a prova com quase 40 minutos, e vai nadar no domingo (18) a prova de 10 quilômetros. O Brasil também levou a medalha de prata na prova masculina, com o nadador Samuel de Bona, que concluiu a prova com 40’18”00.

Para a campeã mundial de maratona aquática, a prova não teve complicações. “A gente já conhecia o rio. Treinamos um dia inteiro aqui, o que nos proporcionou planejar a melhor estratégia. O objetivo agora é fazer o melhor na prova de 10 km e conseguir alcançar o índice olímpico para Londres”, afirmou Ana Marcela, campeã mundial dos 25km, no Mundial de Xangai/2011. A baiana também faturou o circuito internacional da FINA, conhecido como Copa do Mundo, com várias provas ao redor do mundo somente no percurso de 10km, distância escolhida para a prova única da modalidade em Jogos Pan-Americanos e Olimpíadas. Ela dividiu o pódio desta sexta com a argentina Florencia Mazzeni e, em terceiro lugar, a equatoriana Nataly Caldas.

O pódio masculino foi liderado pelo equatoriano Ivan Enderico Ochoa, de 20 anos, que é o melhor no mundo neste tipo de competição, nas modalidades de 5 e 10 quilômetros. Para ele, a prova foi “difícil, rápida e quente”. “Eu não conhecia o rio. A água estava muito quente e a correnteza forte. Isso deixou a prova difícil, rápida e muito quente. Mas consegui fazer o meu melhor”, disse o medalhista de ouro masculino, que tentará em Portugal, em julho, o índice olímpico para Londres.

O brasileiro Samuel de Bona, medalah de prata na competição desta sexta, disse que a prova é de estratégia e que ficou satisfeito com o seu desempenho. “Ano passado eu não tinha nadado muito bem no Panamericano. Mas aqui eu sabia que nadaria com todos os atletas que estavam ano passado na competição, e consegui fazer o meu melhor, alcançando a prata”, comemorou Samuel. O terceiro lugar, na prova masculina, foi do venezuelano Erwin Maldonado.

Esta foi a primeira prova de maratonas aquáticas do Sul-Americano Absoluto de Belém/PA, com percurso de cinco quilômetros. A prova teve participação dos brasileiros Ana Marcela Cunha, Betina Lorscheitter, Samuel de Bona e Victor Colonese. A largada da prova aconteceu num flutuante, no posto São Jorge de abastecimento de barcos, na altura da rua da Conceição, com chegada na Estação das Docas, completando o percurso de 5 km.

No domingo haverá a disputa da prova de 10km, com praticamente o mesmo time brasileiro, apenas com a substituição de Samuel por Allan do Carmo. O Campeonato Sul-Americano de Desportos Aquáticos acontece até o dia 25 de março, em Belém. Além da natação, que já conquistou medalhas de ouro para o Brasil, dos saltos ornamentais e da maratona aquática, o campeonato ainda terá provas de polo aquático e de nado sincronizado. (Agência Pará)

Nenhum comentário: