topfiep

sábado, 31 de março de 2012

CONGRESO INTERNACIONAL FIEP -2012
16º Jornadas de Educación Física del Mercosur
14 al 16 de Septiembre 2012

quinta-feira, 29 de março de 2012

7º INTERCÂMBIO DOS PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA SEM FRONTEIRAS - FIEP BRASIL.


Região Sudeste: Minas Gerais, Espírito Santo, Rio de Janeiro e São Paulo

Data: 2 a 15 de abril de 2012

ROTEIRO:

Em Belo Horizonte/MG - Período: Chegada dia: 2/abril até 4 de Abril

- Participação no Congresso Países de Língua Portuguesa

- Reunião com os Países de Língua Português; Reunião da FIEP e Comitê Brasileiro

Em Ouro Preto/MG - Período dias: 4 a 6 de Abril

Em Vitória / ES - Período dias: 7 a 9 de Abril

Em Rio de Janeiro / RJ - Período dias: 9 a 12 de Abril

Em São Paulo / SP - Período dias: 12 a 15 /Abril – retorno tarde/noite

DELEGAÇÃO CONFIRMADA no período de 2 a 15 de abril de 2012

1) ALMIR Adolfo Gruhn - Foz do Iguaçu/ PR - Palestra: Tema: O que é a FIEP e suas ações

2) VILSON Bagatini - Porto Alegre/RS - Tema: Psicomotricidade

3) ROSA Maria Alves da Costa - Belém/ PA - Tema: Atividades Recreativas e Danças Folclóricas

4) SÔNIA Maria Bordin - Foz do Iguaçu/PR - Tema: Nutrição Desportiva

5) CLERY Quinhones de Lima -Santa Maria/RS - Tema: A Relação da Atividade Física/Esporte com a Comunicação.

6) LEONOR Maria e Silva Palha de Araújo- Teresina/PI - Tema: Educação Física Escolar

7) ALMIR Diogenes Facchinatto - São Paulo/SP - Tema: Gestão e Manutenção de equipamentos de

Musculação, Fitness e em meios estruturais em Academias

8) NELSON Schavalla - Pato Branco/PR - Tema: Tchouk Ball – O Jogo da Paz

9) GILDÁSIO José dos Santos - Curitiba/PR - Tema: Saúde Publica através da Ed. Física – NASF

10) SÉRGIO Kudsi Sartori – Rio de Janeiro / RJ - Tema: Lutas Educativas

11) JULIMAR Luiz Pereira - Curitiba/PR- Tema: Avaliações Fisiológicas na Academia, Escola e Alto Rendimento

Prof. ALMIR ADOLFO GRUHN e VILSON BAGATINI

COORDENADORES


Acesse: http://www.fiepbrasil.org

Curso: Renovação Celular através de Ácidos Químicos/Profa. Ivone Moser‏.


Dr.Tadeu Nicoletti
TANBRAZYL
Educação Continuada e Consultoria
www.tanbrazyl.com.br
tadeu@tanbrazyl.com.br
41 – 3078 – 8815
41 – 3078 – 8856
41 – 9647 – 4739

Curso e Congresso de Stress da ISMA-BR 2012‏.

segunda-feira, 26 de março de 2012

Aula de meio ambiente desperta atenção de crianças em Outeiro.


O projeto Agentes e monitores Ambientais (AMA), mantido pela Fundação Escola Bosque as turmas do Ciclo 1- educação infantil na instituição, tiveram uma aula inaugural no sábado dia 17, onde fizeram o plantio de sementes de andiroba e recreações direcionadas para a preservação da natureza. O professor Elias Gomes, coordenador do AMA, explicou que o trabalho prossegue agora com o acompanhamento do crescimento das mudas e com as discussões sobre o tema que serão conduzidas pelas professoras em sala de aula. “As crianças se mostraram muito interessadas. Elas gostam de participar deste tipo de atividade”, observou Elias. O trabalho promovido pelo AMA - palestras, aulas práticas de reflorestamento, repicagem, construção e manutenção de viveiros de mudas, entre outras atividades relacionadas à educação ambiental - é solicitado por escolas e por instituições diversas durante todo o ano.Entre os procedimentos agendados pelo AMA para este ano estão a continuidade da proposta de conscientização ambiental na praias de Outeiro, o reflorestamento do bosquinho e conclusão da trilha interpretativa da Funbosque.
*Fonte: Comus.

Povos Indígenas e Afro-Brasileiros: Um Estudo da Diversidade no Brasil.

A Escola de Gestão Publica/SEMAD irá lançar no dia 19 de Abril de 2012, ás 15h a segunda-feira , a segunda edição do livro "Povos Indígenas e Afro-Brasileiros: Um Estudo da Diversidade no Brasil". Além do lançamento do livro o evento será precedido de uma palestra sobre o Dia do índio ministrada pelo Professor Paulo Sérgio Braga, um dos autores do livro. O evento é voltado para o corpo técnico da Secretaria Municipal de Educação (SEMEC), os professores da Escola Bosque e toda Rede Pública Municipal a se fazerem presente. Haverá sorteios de alguns exemplares do livro, e as inscrições para a palestra deve ser efetuada até o dia 13 de Abril pelos telefones 3283-4874/3283-4872 com a responsáveis Selma Pereira ou Ivanilde Gomes
Fonte:http://www.acomsemec1.blogspot.com.br/

13ª edição do Prêmio Gestão Escolar.

O Conselho Nacional de Secretários de Educação – CONSED realizará a 13ª edição do Prêmio Gestão Escolar, com a missão de identificar iniciativas de forma a estimular as escolas a melhorar o seu desempenho e a aprendizagem dos estudantes.As inscrições podem ser feitas até o dia 1º de Junho, através do site do CONSED WWW.consed.org.br/pge, onde é possível obter mais informações sobre o Prêmio, podem concorrer as premiações todas as escolas públicas do país, que serão avaliadas em cinco dimensões da gestão, conforme determina o regulamento.

Jardim Botânico vai a Unidade Pedagógica do Combú.

UP São Benedito
UP Nazaré
Nesta Terça-feira (20) a Secretaria Municipal de Educação junto com o Núcleo de Visitas Orientadas ao Parque Zoobotânico – NUVOP, estiveram presentes na Unidade Pedagógica da Ilha do Cumbú para realização do Projeto Jardim Botânico na Escola. Este projeto foi idealizado por um grupo de educadores da rede brasileira de jardins botânicos e sem fins lucrativos. Objetiva, primordialmente, a educação ambiental infanto-juvenil, com foco em escolas de ensino fundamental, envolvendo alunos, professores, comunidade e demais funcionários da escola.

Segundo a Coordenadora do NUVOP do Museu Emílio Goeldi, Helena Quadros, "o projeto tem como missão levar os alunos a entender que o Museu está além de um lugar de descontração e passeio com a família aos domingos, mas também campo de pesquisa, pois abriga em sua estrutura o Parque Zoobotânico, Campus de Pesquisa e Estação Científica Ferreira Penna. Além de estabelecer um processo educativo com a comunidade escolar por meio de ações de educação ambiental, a divulgação do papel dos Jardins Botânicos na conservação da biodiversidade e na promoção da sustentabilidade socioambiental, envolvendo assim a comunidade do entorno na discussão da conservação da biodiversidade regional. Suscitando a sensibilidade ecológica e a percepção abrangente quanto aos problemas ambientais urbanos e rurais da região."

As crianças puderam contar com apresentação de fantoches, jogos educativos, apresentações socio-educativas. Segundo a Dona Rose, mãe da aluna Taísa do CII, " quando a escola realiza essas atividades a minha filha chega em casa muito empolgada e me explica tudo o que aprendeu direitinho. As vezes eu até aprendo com ela e fico surpresa porque ela só tem 8 anos."

Para Fátima Dias, Professora do CI e CII da Unidade Pedagógica do Combú, "esse tipo de atividade nos ajuda no projeto pedagógico da escola que é justamente consciliar a teoria a prática através da leitura e escrita com enfase para a tecnologia e a cultura ribeirinha."

O Projeto foi de grande repercussão na Unidade Pedagógica, decorrente do envolvimento da direção que se mostrou receptiva as idéias de inovações,do engajamento e sensibilização dos professores, alunos e seus responsáveis para essa mudança da paisagem escolar em um ambiente mais apropriado
Fotos:Rosa Costa.

Centro de Atendimento Educacional Especializado Gabriel Lima Mendes.



A Secretaria Municipal de Educação de Belém inaugurou, em 25 de janeiro de 2007, o Centro de Atendimento Educacional Especializado Gabriel Lima Mendes (CAEE) com o objetivo de fazer a inclusão do aluno com deficiência na rede regular de ensino.

O CAEE realiza o Atendimento Educacional Especializado (AEE), por meio das 18 Salas de Recursos Multifuncionais localizadas em escolas pólos do município, beneficiando mais de 400 alunos matriculados com deficiência, transtorno global do desenvolvimento ou com altas habilidades/superdotação.

Nas salas multifuncionais o aluno tem acesso aos serviços de recursos pedagógicos e de acessibilidade conforme a necessidade especifica da criança, sempre na presença de professores especializados em atendimento aos alunos com deficiência.

O pedagogo Luiz Peixoto, que trabalha na sala de recursos da escola ErnestinaRodrigues, atende 25 crianças. Para ele as ações feitas nas salas de recursos são paradesenvolver as habilidades dos alunos deficientes e ajudar a família a creditar no potencial da criança. “é como um tripé, família, escola e sala de recurso precisam está em harmonia para que a criança tenha sucesso no aprendizado, disse Peixoto.

“Ele melhorou muito com atendimento do CAEE, até eu mesmo melhorei porque hojeconsigo interagir com meu filho que antes eu não fazia” falou a dona de casa, Magnólia Gomes, mãe do aluno Luiz Otávio, 8 anos, que tem deficiência auditiva e ganhou, esse ano, uma bolsa para estudar música no Conservatório Carlos Gomes, resultado de 2 anos que ele vem sendo atendido pelos profissionais da sala de recurso da escola Ernestina Rodrigues.

Para melhorar ainda mais o atendimentos aos alunos com deficiência da RME, o Centro vai implantar esse ano mais 24 Salas de Recursos Multifuncionais, reforma e adaptação da sede do CAEE Gabriel Lima Mendes, ampliação do número de profissionais para oAtendimento Educacional Especializado, formação continuada para os professores da RME, formação continuada para os professores do AEE, realização do 4º Encontro de Gestores e Educadores do Programa de Educação Inclusiva.

Além das salas multifuncionais o CAEE também desenvolve outras atividades como:Programa Bilíngue (uma proposta de intervenção pedagógica por meio da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) e da Língua Portuguesa para surdos), Tecendo o Ser(objetiva o atendimento as famílias dos alunos das Salas de Recursos Multifuncionais, promovendo encontros que compartilham as trocas de experiências e de saberes),Projeto de Linguagem (tendo como objetivo à intervenção como forma preventiva. A confirmação da necessidade do atendimento se faz por meio de avaliação fonoaudiológica),Sentir para Aprender (o projeto visa a qualidade no trabalho com o aluno cego e com baixa visão), Grupo de Formação (planejamento e execução de formações para os professores da sala de ensino regular das escolas com Sala de Recursos Multifuncionais), Crescendo na Inclusão (caracteriza-se pelo acompanhamento de 86 crianças, público alvo da Educação Especial, matriculadas nas Unidades de Educação Infantil orientando às famílias e aos professores, visando intervir, precocemente, no processo de desenvolvimento e de aprendizagem da criança) eEscolas sem Barreiras (visa oportunizar acessibilidade arquitetônica, comunicacional (visual, sonora e tátil), adequação e reforma das escolas contempladas pelo Programa, promovendo acessibilidade física em espaços da escola, como sala de aula, sala de leitura, adaptação de banheiros, rampas, barras de apoio, sinalização, piso tátil, para, assim, garantir o livre acesso dos alunos com dificuldade de mobilidade/mobilidade reduzida, alunos em cadeiras de rodas e demais situações que envolvam esta demanda de alunos)

Fonte:http://www.acomsemec1.blogspot.com.br/

domingo, 25 de março de 2012

Brasileiras vencem e conquistam o ouro no Polo

Sábado, 24/03/2012, 13:09:32 - Atualizado em 24/03/2012, 13:09:32
Tamanho da fonte: A- A+
Brasileiras vencem e conquistam o ouro no Polo (Foto: Satiro Sodré/CBDA)

(Foto: Satiro Sodré/CBDA)

O Brasil conquistou mais um título sul-americano no polo aquático feminino, neste sábado (24), ao vencer a Argentina por 17 a 8, em Belém.

A Seleção Brasileira começou o jogo de forma alucinante e marcou já aos 7 minutos com a capitã Marina Canetti. Antes da metade do quarto inicial, já ganhava por três gols. No segundo quarto, as argentinas reagiram já no início com dois gols da experiente Cora Masip. Mas a amazonense Lucianne Maia esfriou a reação adversária com mais um gol7 a 2.

As brasileiras ampliaram com um gol de pênalti cobrado por Mirella Coutinho, logo depois A Argentina voltou marcar.

No terceiro tempo, aos 5’13, Gabi Mantellato marcou de pênalti, sofrido por Marina Canetti após lutar contra duas adversárias. Ciça fez o 10º gol brasileiro e Cora marcou novamente para a Argentina. Logo a seguir, a Argentina marcou de novo. Marina Zablith colocou o Brasil novamente em vantagem no período com dois gols em sequencia e Ciça fez mais um da linha dos 5 metros: Brasil 13 a 5.

No quarto final, Marina Zablith fez o primeiro aos 5’16. Sua “xará, a capitã brasileira Marina Canetti marcou aos 4’45, 2’03 e aos 12” e ainda chutou na trave aos 2’30. Marina foi a artilheira do jogo com cinco gols. A Argentina marcou aos 4’52, 3’35 e aos 23”.

"Deu o esperado. Nosso time é mais experiente e investe mais. O grupo foi renovado, saindo Fernanda, as gêmeas Tess e Amanda, e a capitã nos Jogos Pan-Americanos Cristina Beer. Entraram algumas novatas, entre elas, uma boa surpresa, a atacante amazonense Lucianne Barroncas Maia, que tem pouco tempo de polo, ainda tem que evoluir, mas foi bem na competição. Aliás, esta turma que vem da natação sempre é bem-vinda pois traz velocidade e resistência à velocidade. Não vejo nenhum destaque no time e sim uma equipe coesa, bem uniforme, com todas se ajudando", definiu Paulo Rogério Rocha, coordenador de seleções de polo da CBDA. (DOL, com informações da CBDA)

Oito exercícios para ter pernas torneadas.

Quatro apoios e agachamento são os mais recomendados pelos especialistas

Se a sua meta é ter pernas fortes, firmes e definidas, aposte nos exercícios que mais trabalham os músculos inferiores. Existem diversos aparelhos na academia que podem ajudar a alcançar esse objetivo, mas mesmo para quem prefere treinar em casa, não há desculpas - é possível improvisar e conquistar pernas torneadas sem a ajuda de equipamentos.

O professor de musculação Bruno Rocha, coordenador da academia Rio Sport, no Rio de Janeiro, recomenda aos iniciantes de duas a três séries com 10 a 15 repetições para todos os exercícios listados nessa matéria. "Entretanto, é importante visitar uma academia e consultar um profissional, que irá identificar a necessidade de mais ou menos séries, conforme o condicionamento físico de cada um", diz. Confira os melhores exercícios para os músculos das pernas:

  • mulher fazendo agachamento com barra - Foto Getty Images
  • homem usando o leg press - Foto Getty Images
  • homem usando a cadeira extensora e flexora - Foto Getty Images
  • mulher usando a cadeira adutora e abdutora - Foto Getty Images
  • mulher fazendo exercício com caneleira - Foto por Carolina Nogueira
  • mulher usando faixa elástica para simular o leg press - Foto Getty Images
  • mulher e homem fazendo exercício quatro apoios - Foto Getty Images
  • mulher na ponta dos pés - Foto Getty Images

1 DE 8

mulher fazendo agachamento com barra - Foto Getty Images

Agachamento
Os exercícios de agachamento são os mais completos quando o assunto é fortalecer os músculos desta região. Isso por que eles trabalham a parte anterior e posterior da coxa, além dos glúteos.

O professor de musculação Bruno Rocha explica que o agachamento pode ser feito com as duas pernas paralelas - imitando o movimento de sentar-se em uma cadeira - ou bilateral, colocando uma das pernas um pouco para frente. A personal trainer Fernanda Andrade, da Escola Paulista de Medicina, alerta que em ambas as formas é importante deixar a coluna ereta e observar os joelhos, que não podem passar da linha dos pés. Para pessoas em nível avançado, é possível fazer o exercício segurando halteres ou apoiando uma barra nos ombros.

Seminário Sexo, Amor e Paixão - Alberto Almeida - 29/03‏.

A Associação Médico-Espírita do Pará realizará no primeiro semestre de 2012, os seguintes seminários:

29/03 – Sexo, Amor e Paixão – Alberto Almeida

12/04 – Ética, Corrupção e Espiritualidade – Marilda Cruz

19/04 – Violência Social e a Cultura do Medo – Andréa Pontes

26/04 – Terra: um Planeta em Transição

03/05 – Liberdade: qual o limite? Aluísio Almeida

10/05 – Drogas: o que está por trás? Denise Eiró

17/05 – Família Homoafetiva – Alberto Almeida

24/05 – Ecologia: o que me cabe? Célia Regina Medeiros

31/05 – O Cristo e a Mudança Planetária – Alberto Almeida

Local: União Espírita Paraense

Endereço: Trav. Castelo Branco, 1272 (entre Magalhães Barata e Gentil Bittencourt)

Horário: 19h30.

Ana Cláudia Costa

Mov.Rede Dança Pará / Colegiado Setorial de Dança
(91) 88473264